quarta-feira, 1 de abril de 2020

Petardo: Trump chuta seu vira-lata sarnento

Por Altamiro Borges

Donald Trump prepara-se para chutar outra vez Bolsonaro, seu vira-lata sarnento. Ele já fala em suspender os voos do Brasil aos EUA para conter o coronavírus. "O Brasil não tinha problema até há pouco tempo. Agora os números estão subindo e, sim, estamos considerando um veto de viagens", afirmou o ídolo do “capetão”.

***

Se Ernesto Araújo, o "chanceler idiota" – segundo definição da Band –, não fosse tão servil ao império, o Brasil é que deveria vetar voos dos EUA. Afinal, a insanidade de Trump transformou o país no epicentro da propagação do coronavírus. Já se fala na hipótese de mais de 100 mil mortes nos EUA.

***

Até o diário inglês Financial Times, considerado uma bíblia da cloaca burguesa internacional, já prevê o fim próximo do insano presidente do Brasil. O veículo estampou no título: "As palhaçadas de Bolsonaro durante surto de vírus põem em risco seu futuro político".

Bolsonaro é um farsante!

O coronavírus e a política no mundo

Velazquez, 1650; Francis Bacon, 1953; e @luc_descheemaeker, 2020
Por Kjeld Jakobsen, no site da Fundação Perseu Abramo:

Quando da crise do subprime em 2008 assistimos o rápido desdobramento da crise econômica para uma grave crise social e em seguida uma crise política representada, principalmente, pela ascensão da extrema-direita em vários países desenvolvidos. Em alguns chegou a assumir a condução dos governos como foi o caso dos Estados Unidos com Donald Trump e Inglaterra com Boris Johnson e em outros como Áustria, Hungria e Polônia, menos desenvolvidos, embora também sejam membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Sem falar de Bolsonaro, Duque, Bukele e Piñera na América Latina.

Coronavírus coloca Bolsonaro na UTI

Por Jorge Gregory, no Blog do Renato:

Analistas, protagonistas políticos e cientistas sociais fazem as mais diversas análises do catastrófico pronunciamento de Bolsonaro na noite de 24 de março. A maioria procura desvendar qual o cálculo político estabelecido para tomar tal atitude. De uma forma geral, a tese mais admitida é de que, prevendo uma derrocada econômica, tinha por objetivo jogar no colo dos governadores o resultado do desastre econômico, pós–pandemia. Caso o pronunciamento fosse um fato isolado, tal tese seria admissível. Mas não é.

A dissimulação de Bolsonaro

Por Roberto Amaral e Manuel Domingos Neto

Ontem à noite, 31 de março, o presidente da República fingiu mudar de posição, passando a endossar as recomendações da Organização Mundial de Saúde para que as pessoas fiquem em casa. Simulou abandonar a insensatez e a vilania que rapidamente o projetaram como figura execrável na cena internacional. Simulou abraçar a ciência, abandonar o desvario terraplanista e demonstrar empatia. Admitiu um agrado ao general Pujol, comandante do Exército, repetindo frase de sua recente manifestação. Tentou também, com extrema dificuldade, simular que governa.

Rito breve do crime comum contra Bolsonaro

Por Tereza Cruvinel, no site Brasil-247:

Na medida em que todos passaram a dizer que um processo de impeachment contra Bolsonaro tornou-se inviável dentro da pandemia, ele ficou mais à vontade para desafiar a ciência e a orientação das autoridades de saúde, para desrespeitar a vida das pessoas, pregando a volta ao trabalho e a uma normalidade que não mais existe.

Eu vinha dizendo que, melhor que o impeachment, com seu longo rito, seria investir num processo por crime comum.

Com seu rito breve, ele poderia levar, no curto prazo, ao afastamento do presidente por 180 dias, até que se conclua o julgamento, desde que haja vontade política para isso.

A hipótese começou a ganhar probabilidade a partir da decisão do ministro do STF Marco Aurélio Mello, de enviar ao Procurador-Geral da República, Augusto Aras, a queixa crime do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) contra Bolsonaro.

Junta militar já governa o Brasil

Por Jeferson Miola, em seu blog:

[ou: Bolsonaro carrega muitos segredos para ser incinerado sem necrópsia]

Bolsonaro está isolado, desacreditado e catalogado perante a sociedade brasileira e perante o mundo inteiro como um genocida sociopata que, se não for contido a tempo, poderá causar uma catástrofe humanitária de dimensões imponderáveis no Brasil [aqui].

O establishment já descartou Bolsonaro, porque enxerga nele a causa do problema; não a solução para os desafios complexos de enfrentamento da pandemia do Covid-19 no país.

Bolsonaro já foi descartado pelo judiciário, pelo legislativo, pela imprensa, pelo poder econômico, pela classe média cretina, pelas finanças internacionais e, fato inusitado, inclusive por alguns ministros do seu governo, que se tornaram mais indemissíveis que ele mesmo.

O evangélico diante da crise do coronavírus

As mentiras de Bolsonaro na TV

O charlatanismo evangélico nos... EUA

O mundo depois da crise do coronavírus

Bolsonaro e a manada contra o mundo

Quais os cenários possíveis no Brasil?

A esquizofrenia da mídia em meio à pandemia

Bolsonaro é nossa maior ameaça!