sábado, 5 de maio de 2018

Argentina afunda. Cadê as antas da mídia?

Por Altamiro Borges

O jornal espanhol El País informa neste sábado (5) que a economia da Argentina está afundando. O temor da burguesia é com uma nova explosão de descontentamento popular no país vizinho. Já a mídia brasileira, que festejou a derrota do candidato de Cristina Kirchner nas eleições presidenciais de 2015 e sempre bajulou o ricaço Mauricio Macri, evita dar maior destaque para o assunto. Diante do fiasco, o site de ultradireita Antagonista, editado por algumas antas do jornalismo nativo, agora tenta se distanciar do desastre, apresentando o presidente neoliberal como “socialdemocrata”. Risível! Patético!

Marielle, Lula e a mídia manipulada

A falta de rigor jornalístico da 'Veja'

Por Camilo Vannuchi, no blog Diário do Centro do Mundo:

Tem uma publicação aí, que reivindica a alcunha de “revista semanal de informação”, que fez duas capas sobre fake news desde janeiro e, nesta semana, resolveu publicar mais uma reportagem repleta de inconsistências.

Entre elas, logo no comecinho, cravou que o ex-presidente Lula, em sua confortável rotina de presidiário VIP, numa sala de 15 metros quadrados sem cadeado e com televisão, recebe todas as manhãs uma dose de insulina.

Golpe de 2016 ameaça o meio ambiente

Por Paula Quental, no site Brasil Debate:

A agenda ambiental no Brasil contabiliza vitórias expressivas nos últimos 30 anos, entre elas a criação de importantes marcos legais, políticas e programas, o fortalecimento institucional do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o país ter sido sede de dois eventos internacionais do porte da Eco 92 e Rio+20 e a conquista de resultados efetivos, como a queda nas taxas de desmatamento na Amazônia legal. Os recursos públicos para a execução da política ambiental, ainda que muito mirrados em relação ao orçamento total da União, tiveram aumento entre 2003 a 2008 e um ápice em 2013 (0,34% do bolo orçamentário).

Chavismo continua movendo multidões

Por Fania Rodrigues, no jornal Brasil de Fato:

Depois de uma viagem de 2h30, saindo de Caracas, chegamos à cidade de Maracay, estado de Aragua, no interior da Venezuela. Um muro de três metros de altura separa os jornalistas do público. Dois portões de metais se abrem lentamente e deixam entrever um estádio lotado, em sua capacidade máxima. Parece uma final de campeonato, mas é a campanha eleitoral do presidente Nicolás Maduro, que tenta a reeleição no dia 20 de maio.

Os jornalistas ficam impactos com aquela cena. Nas arquibancadas, uma maré vermelha se posta em frente a um gramado tão verde que parecia ter sido recém plantado. No centro do estádio um palco baixo, muito próximo ao público de jovens estudantes e trabalhadores.

A liberdade de imprensa defendida por Temer

Por Eduardo Amorim, na revista Carta Capital:

Na sexta-feira, 20, o presidente Michel Temer utilizou de sua prerrogativa enquanto Presidente da República para realizar um pronunciamento em cadeia nacional e defender sua gestão. Sem nenhuma relação com os preceitos constitucionais previstos para a publicidade dos atos e programas dos órgãos públicos, Temer foi à televisão, utilizando-se das datas nacionais que celebram o Dia de Tiradentes e o Descobrimento do Brasil, para defender a sua gestão.

O fracasso econômico de Macri na Argentina

Por Martín Fernández Lorenzo, no blog Socialista Morena:

A revista norte-americana Forbes foi lapidar: “é a hora de cair fora da Argentina, de sair correndo”. Especialista nos países do BRICS, o colunista Kenneth Rapoza ouve especialistas do mercado financeiro sobre o país do direitista Mauricio Macri e as opiniões são devastadoras.

“Vi este jogo antes: o governo está usando as reservas do Banco Central para artificialmente inflar o peso e nós temos uma irritante inflação alta”, disse Fernando Pertini, que chefia a consultoria de finanças do Millenia Asset Management, da Costa Rica. “A equipe econômica argentina parece perdida.” “Podemos assistir uma repetição do que houve em 2001”, vaticina outro especialista, em referência ao desastroso governo de Fernando de la Rúa.

Taxa do sem-teto e auxílio-moradia de juízes

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Num país que não consegue convencer nossos 17.000 magistrados a abrir mão do auxílio-moradia, a decisão de investigar taxas pagas por moradores de edifícios ocupados de São Paulo ultrapassa todo limite da decência.

Sua finalidade pertence aquela família de ideias que transformam uma resposta política num simples exercício imoral. Já que é preciso apagar rapidamente os vestígio de um incêndio trágico no Largo Paissandú, revelador de tantas mazelas do país, nada mais fácil do que criminalizar as vítimas. É coerente com as falsificações mentais, a hipocrisia e o ódio que marcam o espírito do tempo.

Encontro de blogueiros terá presidenciáveis

Da Rede Brasil Atual:

Em defesa da democracia e contra os retrocessos promovidos pelo governo Temer, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé promove nos dias 25 e 26, em São Paulo, o 6º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais.

Na programação de abertura, às 18h da sexta (25), haverá uma análise da situação do país e os desafios de personalidades do cenário político de contribuir, ao lado de comunicadores e ativistas, com a batalha de ideias e de informação em contraponto à imprensa comercial. A mesa tem como convidados três pré-candidatos à Presidência da República – Manuela d´Ávila (PCdoB), Guilherme Boulos (Psol) e Ciro Gomes (PDT) – além da presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann, e do senador Roberto Requião (MDB-PR)

Se dependesse da 'Veja', Lula estaria morto

Por Dayane Santos, no site Vermelho:

A revista Veja desta semana traz uma matéria em que garante que na tarde do dia 27 de abril teve acesso com “exclusividade” ao local onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preso, e seguindo o seu roteiro de factoides, apresentou uma suposta rotina do primeiro mês na prisão, mas que na verdade é um panfleto que tenta desconstruir a imagem do ex-presidente.

“A Veja está descontente com o fato do Lula estar preso e mesmo assim ser notícia todos os dias”, avalia o jornalista e presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Altamiro Borges, se referindo às diversas manifestações de solidariedade e contra a arbitrária prisão de Lula, citando a vigília com acampamento, o ato de 1º de Maio – o maior já realizado em Curitiba – e os pronunciamentos de lideranças internacionais.

Seminário discute comunicação e fake news

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Os Programas de Pós-Graduação em Comunicação do Estado de São Paulo promovem o seminário: Comunicação, Democracia e Fake News, em 22 de Maio, 19h, no Teatro Cásper Líbero, Av. Paulista, 900, 1.andar. O objetivo do evento é destacar a importância da comunicação e do jornalismo para a democracia, neste momento em que as Fake News, informações falsas que viralizam pelas redes sociais, estão a serviço da instabilidade política e geram reações de censura e enfraquecem os laços sociais e o respeito à multiplicidade de vozes.