sábado, 6 de abril de 2019

Até Olavo de Carvalho já descarta Vélez

Por Altamiro Borges

A situação de Ricardo Vélez Rodríguez, o colombiano adulterado que paralisou totalmente o Ministério da Educação com suas atitudes fascistas, complicou-se de vez. Até o seu mentor intelectual, Olavo de Carvalho, decidiu defecá-lo. Após a sinalização do “capetão” Jair Bolsonaro de que vai exonerar o “sinistro” incompetente na próxima segunda-feira (8), o astrólogo de Virgínia postou em seu perfil no Facebook que não irá lamentar o melancólico fim do seu pupilo:

"Conheci o Prof. Vélez por seus livros sobre a história do pensamento brasileiro, publicados mais de vinte anos atrás. Nunca tomei conhecimento das suas obscenas tucanadas e clintonadas, que teriam me prevenido contra seu comportamento traiçoeiro... Não vou fazer nada contra ele, mas garanto que não vou lamentar se o botarem para fora do ministério".

Quem paga os robôs do bolsonarismo?

Por Altamiro Borges

Na avalanche de fake news que estimulam o ódio nas redes sociais, o bolsonarismo não conta apenas com milicianos de carne e osso. Como já se suspeitava, boa parte das postagens criminosas é disparada por “robôs”. Isto acaba de ser comprovado por um estudo feito pela Universidade de Indiana (EUA). O que não se sabe ainda é quem banca esse lixo virtual. Uma averiguação mais rigorosa até poderia resultar em processos judiciais e na prisão dos financiadores desses crimes. Mas é bom não nutrir ilusões. Nas eleições do ano passado, empresários picaretas – como os donos da Riachuelo e da Havan – financiaram disparos milionários e ilegais no WhatsApp em favor do presidenciável fascista do PSL. Mas nada foi feito até hoje contra esses jagunços virtuais.

Boçalidade fez do Brasil uma republiqueta

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

“Acompanhar a política brasileira é tão legal quanto passear num lixão atômico (…) Além do empobrecimento material, a contaminação envenena a cultura. Cinema, música, literatura e artes plásticas andam entorpecidos. Silêncio e renúncia são subprodutos da ruína atômica que Brasília erige” (Mario Sergio Conti, na Folha).

Foi tudo muito rápido.

Num outro sábado, um ano atrás, Lula era carregado pela multidão em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde tudo começou.

No mesmo dia, foi levado pela Polícia Federal para a cadeia de Sergio Moro em Curitiba.

1964 foi golpe, 2016 também

Por Rodrigo Perez Oliveira, no site Jornalistas Livres:

Ninguém gosta de trazer a palavra “golpista” escrita na testa. É feio, não pega bem. Por isso, as experiências de ruptura políticas sempre têm sua memória disputada. Os que tomaram o poder se dizem “revolucionários”, ou “defensores da lei, da ordem e do interesse público”.

Ninguém aqui vai duvidar que “revolucionário” e “defensor da lei” soam aos ouvidos bem melhor que “golpista”. Já os que foram derrubados produzem outra memória e gritam “golpistas”, com o dedo em riste.

É necessário estabelecer um critério capaz de definir com mais rigor se uma determinada experiência de ruptura política pode mesmo ser definida como um golpe de Estado. É isso que tento fazer neste texto, em um exercício de síntese histórica.

Moro e Guedes, o sem lei e o sem planilhas

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

As discussões sobre tigres e tchutchucas serviram apenas para Paulo Guedes encontrar o álibi para se retirar da Comissão de Constituição e Justiça.

O ponto central da sabatina é óbvio: Guedes não apresentou em nenhum momento os microdados nos quais se baseou para sua proposta de reforma da Previdência. Em nenhum regime democrático e minimamente racional, toma-se decisão de tal natureza sem abrir os números. É o mínimo que se espera. Guedes continuou chutando estatísticas sem abrir os números.

Trump, Bolsonaro e os perigos da atualidade

Por Wladimir Pomar, no site Correio da Cidadania:

A vi­sita de Bol­so­naro a Trump ilu­minou com maior ni­tidez seu pro­jeto es­tra­té­gico de trans­formar o Brasil numa se­mi­colônia dos Es­tados Unidos. Não se trata apenas de su­bor­dinar as cor­rentes brasileiras de co­mércio aos in­te­resses norte-ame­ri­canos. Trata-se de abrir to­tal­mente as portas do Brasil à ação pre­da­tória das em­presas ca­pi­ta­listas norte-ame­ri­canas, in­cluindo a cessão de ter­ri­tó­rios e de áreas tec­no­ló­gicas es­tra­té­gicas, a exemplo da base de lan­ça­mento de fo­guetes de Al­cân­tara.

As políticas para gerar inclusão na cultura

Por Wagner de Alcântara Aragão, no site Brasil Debate:

Em cidades de grande e médio porte são consideráveis as atrações artísticas com entrada gratuita. Exposições em museus, rodas de conversa em bibliotecas, sessões de exibição de filme, feiras de artesanato, oficinas, shows musicais, entre outras atividades – promovidas pelo poder público ou por instituições do terceiro setor – representam possibilidade de acesso da população mais pobre a bens culturais.

Chilenos se revoltam contra capitalização

Por Marcelo Manzano, no site da Fundação Perseu Abramo:

Em dia 31 de março, os chilenos foram mais uma vez às ruas de diversas cidades protestar contra o sistema de aposentadorias implantado no país pelo ditador Augusto Pinochet e que vem deixando os idosos em situação de penúria.

Por conta do sistema de capitalização imposto a mão de ferro em 1981, cada trabalhador chileno é obrigado a depositar de 10% a 15% de seu salário em uma conta particular que fica sob gestão de um dos cinco fundos privados de previdência (chamados lá de Administradoras de Fondos de Pensiones - AFP).

O infame complexo de vira-lata

Por Paulo Nogueira Batista Jr., na revista CartaCapital:

Como você, leitor(a), acompanho horrorizado o que acontece no nosso país nos meses recentes. (Dou de barato que não há nenhum bolsominion extraviado nesta página.) Não se pode falar em surpresa, claro. O candidato vitorioso nas eleições não escondeu as suas inclinações. Aqui mesmo na CartaCapital, antes do primeiro turno, escrevi que o eleitor brasileiro se defrontaria no segundo turno com a escolha entre civilização e barbárie. Mas uma coisa é proclamar a disjuntiva (sem realmente acreditar que a barbárie venceria), outra completamente diferente é ver a barbárie em ação.