domingo, 20 de outubro de 2019

Carta de São Luís por liberdade de expressão

Do site do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC):

O 4º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (4ENDC) terminou neste domingo (20) com a aprovação da Carta de São Luís. O documento reafirma de forma contundente a defesa da liberdade de expressão e da democracia, e denuncia os principais movimentos autoritários em curso no país, que tem sido capitaneados principalmente pelo governo Bolsonaro.

Óleo no Nordeste suja o bolsonarismo

Editorial do site Vermelho:

A indiferença do governo Bolsonaro diante da tragédia ecológica com o vazamento de óleo no Nordeste chega a ser impressionante. Dois meses depois da descoberta do caso, nenhuma palha foi movida para enfrentar o problema. De acordo com o presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, senador Fabiano Contarato (Rede-ES), "o presidente da República não tem noção da função dele". "É o capitão de um navio naufragando", afirmou em entrevista ao Portal UOL.

Vaza-Jato indica que mais pesado vem agora

Por Fernando Brito, em seu blog:

Glenn Greenwald voltou, depois de um longo tempo, a ocupar-se pessoalmente dos novos episódios da “Vaza Jato”, a longa e chocante série de revelações das mensagens trocadas entre os procuradores da Força Tarefa de Curitiba, a PGR e policiais federais. É um possível sinal de que estão se aproximando as mais fortes revelações sobre a conspiração da Lava Jato, das quais o jornalista tem toda a razão de querer participar diretamente.

O SUS caminha para seu fim

Por Aristóteles Cardona Júnior, no jornal Brasil de Fato:

De forma bem rápida, todos os nossos apontamentos sobre o buraco no qual o Brasil está sendo enfiado estão se confirmando. É triste constatar que desde a derrubada da presidenta Dilma, o país caminha de forma acelerada para uma crise sem fim, acabando com avanços de décadas da população brasileira. Creio que nem precisaríamos dos números para constatar esta realidade. Mas, eles são importantes para tornar mais evidente o que estamos falando.

Bolsonaro e a moral das classes médias

Por Vinícius Mendes, no jornal Le Monde Diplomatique-Brasil:

“Pretendo beneficiar um filho meu, sim”, respondeu o presidente Jair Bolsonaro sete dias depois de anunciar a indicação de filho mais novo (entre os três que são políticos), o deputado federal (PSC-SP) Eduardo Bolsonaro, para o cargo de embaixador brasileiro em Washington, nos Estados Unidos, no final de julho. “Se puder dar um filé mignon ao meu filho, eu dou”, continuou durante uma transmissão realizada em suas redes sociais.

Bolsonaro, Guedes e o desastre econômico

Por Guilherme Boulos, na revista CartaCapital:

A economia do Brasil continua patinando. O orçamento de 2019 previa um crescimento de 2,5% do PIB. Hoje, o próprio governo admite que o País crescerá no máximo 0,85% e consultorias avaliam um número ainda menor. Estamos na recuperação econômica mais lenta da história de nossas crises. Pior que a de 1929. Pior até mesmo que a dos anos 1980.

Celebrar a vida, a militância e a diferença

Por Tarso Genro, no site Sul-21:

O ex-ministro e hoje deputado Orlando Silva sofreu uma cruel campanha da mídia tradicional porque, num dado momento – como ministro dos Esportes que tinha a Copa do Mundo pela frente –, comprou uma tapioca com o seu cartão corporativo. Foi exposto aos seus amigos, a sua família, ao seu país, ao mundo - no bojo do moralismo bandido que se instalou no país - como uma pessoa que se utilizou das funções públicas em “próprio proveito”. A campanha foi sistemática, ofensiva, mentirosa e visava arrasar uma liderança comunista, que se comprometera com os métodos democráticos de luta, parlamentar e social, já no bojo da transição da ditadura militar-civil que obstruíra a democracia no país por mais de vinte anos.

Banco Mundial e as maldades de Bolsonaro

Por Paulo Kliass, no site Outras Palavras:

Vira e mexe o roteiro surrado e desgastado reaparece nas cenas da Esplanada brasiliense. Em geral, o movimento tem início quando algum governo impopular ou mal das pernas no quesito pesquisa de opinião pública precisa conquistar apoio para suas maldades. São medidas polêmicas e redutoras de direitos, que dificilmente contariam com a benevolência da maioria da população. Conhecemos bem esse enredo.

História mostra ação de Lula contra corrupção

Da Rede Brasil Atual:

Um dos principais personagens que atuou no primeiro mandato do governo Lula para criar instrumentos de combate à corrupção foi o ex-governador da Bahia e ex-ministro Waldir Pires. Como ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Waldir Pires criou o Portal da Transparência e o programa de fiscalização a partir de sorteios públicos, entre outras iniciativas, que deram ao poder público maior força institucional para atuar contra esses crimes.

Surgem as provas dos crimes de Moro

Por Jeferson Miola, em seu blog:               

As revelações do Intercept de 19/10 [aqui] trazem as provas do Moro agindo como chefe da Orcrim – organização criminosa, como o ministro Gilmar Mendes denomina a força-tarefa da Lava Jato.

Nunca houve dúvidas quanto à função do ex-juiz na hierarquia da Orcrim. O que se tem agora é a comprovação documental do papel exercido por ele em obediência às ordens emanadas desde o centro de inteligência estratégica da Operação, sediado nos EUA.

É assombroso o conluio entre o “Russo” [codinome com que Moro era chamado na Orcrim] com procuradores e policiais federais.

Privatizações e a sua privacidade

Bolsonaro e o óleo nas praias do Nordeste

Mutirão especial de aniversário do Lula