domingo, 21 de julho de 2019

Gazeta agoniza; outras TVs também padecem

Por Altamiro Borges

Na semana passada, a TV Gazeta deu mais um sinal de que está agonizando. A crise do modelo de negócio da mídia tradicional – decorrente da explosão da internet, da prolongada crise econômica do país e da perda de credibilidade dos próprios veículos, entre outros fatores – pode produzir em breve a morte de mais uma rede de televisão. A notícia fúnebre sobre a emissora foi postada por Flávio Ricco, colunista do UOL. Vale conferir:

Abaixo-assinado #LulaLivre

Esse filho do homem não pode ser embaixador

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

Pense num absurdo. No Brasil, tem precedente.

De todas as barbaridades que Jair Bolsonaro já disse e cometeu na Presidência da República, esta certamente é a maior de todas, um verdadeiro acinte à nacionalidade.

O pior de tudo é que a indicação do filho Eduardo, um sujeito absolutamente desqualificado para a função, como embaixador do país nos Estados Unidos, vai sendo assimilado como algo normal.

Não se vê nenhuma reação da sociedade a esta esculhambação, que não era fake news, como a princípio parecia.

“Se você fosse presidente, não indicaria também um filho teu como embaixador”, perguntou-me ontem um motorista de táxi bolsonarista de raiz, e deu uma gargalhada.

Moro usa a Globo para calar a Veja

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Peça 1 – “denúncia” de Palocci contra cinco bancos



Saiu em O Globo de hoje, parte da delação de Antônio Palocci envolvendo cinco grandes bancos: Bradesco, Safra, BTG Pactual, Itaú Unibanco e Banco do Brasil. Teriam doado R$ 50 milhões ao PT em troca de favores. Com sua conhecida perspicácia, não apresentou nenhuma prova e incluiu até o Banco do Brasil na parada (aqui).

Como os pobres sustentam os ricos

Ilustração: Steve Bell
Por Frei Betto, no site Correio da Cidadania:

Em menos de 24 horas a França ar­re­cadou 2 bi­lhões de euros para re­cons­trução da Ca­te­dral de Notre Dame, na qual fiéis, sa­cer­dotes, bispos e car­deais ma­ni­festam a fé de que todos os seres hu­manos são fi­lhos de Deus e me­recem viver com dig­ni­dade. A mesma França que desde 1957, ou seja, após 62 anos de in­de­pen­dência de suas colô­nias na África, cobra delas 85% de suas re­servas na­ci­o­nais.

São 15 países que pagam um salvo-con­duto à França todo ano. Al­guns são mar­cados por des­truição, guerras e fome, como Benin, Bur­kina Faso, Costa do Marfim, Mali, Níger, Se­negal, Togo, Ca­ma­rões, Re­pú­blica Centro Afri­cana, Chade, Congo, Re­pú­blica da Guiné e Gabão. Destes, seis fi­guram entre os mais mi­se­rá­veis do mundo.

A intimidade do Barroso com Moro e Dallagnol

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Por Jeferson Miola, em seu blog:

Com a revelação do jantar oferecido por Luis Roberto Barroso ao então juiz Sérgio Moro e ao procurador Deltan Dallagnol [aqui], sobe para 3 – por enquanto – o número de ministros do STF que o Partido Lava Jato tratava como “seus”.

Na mensagem em que convidou Moro, Dallagnol e outras pessoas, Barroso diz que “Tereza e eu teremos o imenso prazer em recebê-los para um pequeno coquetel/jantar em nossa casa, no dia 9 de agosto [de 2016] próximo, 3ª feira, às 20:30, […]”.

Dentre os convivas, nenhum advogado de defesa de réus eventualmente atingidos pelas decisões dos julgadores e acusadores em íntima e reservada confraternização.

A astuta jogada de Cristina na Argentina

Por Martín Fernández Lorenzo, no blog Socialista Morena:

Quando faltavam 44 dias para o encerramento das listas de candidatos presidenciais, Cristina Fernández de Kirchner fez uma jogada memorável em 9 de maio, apresentando seu livro Sinceramente em Buenos Aires, na Feira do Livro. O evento contou com a participação das Mães e Avós da Praça de Maio, organizações de direitos humanos, líderes políticos do peronismo e de outros partidos, sindicalistas e empresários. Atores argentinos famosos, como Leo Sbaraglia e Cecilia Roth (ambos no último filme de Pedro Almodóvar, Dor e Glória), e o músico Leon Gieco também estiveram presentes.

O silêncio diante das revelações do Intercept

Por Eduardo Maretti, na Rede Brasil Atual:

As relações impróprias do então juiz Sergio Moro com o Ministério Público Federal e a atuação do magistrado da 13ª Federal de Curitiba como aliado da acusação contra os réus ou acusados, deturpando a condição de imparcialidade do juiz – inerente ao papel legal desse personagem no sistema de Justiça – são as mais graves constatações de tudo o que foi revelado até agora pelo site The Intercept Brasil. A parcialidade de Moro e o conluio entre Ministério Público Federal e o juízo estão no cerne de todo o debate e são a origem de todos os fatos decorrentes, na opinião dos advogados criminalistas Leonardo Yarochewsky e Luiz Fernando Pacheco, e do ex-deputado federal e ex-presidente da seção da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro Wadih Damous.

Dallagnol palestrou para federação dos bancos

Por André Barrocal, na revista CartaCapital:

Em 17 de outubro de 2018, Deltan Dallagnol deu uma palestra para a Federação Brasileira de Bancos, em São Paulo. O chefe da força-tarefa de procuradores da Operação Lava Jato em Curitiba foi a estrela no encerramento de um evento da Febraban sobre combate à lavagem de dinheiro. Dallagnol cobra por esse tipo de palestra. Havia motivo para o setor bancário patrociná-lo?

Bolsonaro contra o Nordeste e a Constituição

Editorial do site Vermelho:

Do festival de absurdos que o presidente Jair Bolsonaro tem protagonizado, o que talvez tenha causado mais indignação nacional é a sua fala preconceituosa e racista contra o Nordeste. Ela é a um só tempo discriminatória, uma afronta à Constituição que determina enfaticamente a integridade nacional e uma ofensa aos estudiosos que desenvolveram a compreensão de que aquela parte do Brasil tem sido historicamente injustiçada sobretudo por razões econômicas.

Governo Bolsonaro e o vira-lata burro

Por Marcelo Zero

Para o governo Bolsonaro, não basta ser o patético vira-lata que abana o rabo para Trump.

Tem de ser idiota, também.

É o que se deduz da atitude da Petrobras, que se recusa a abastecer dois navios iranianos que vieram comprar milho brasileiro no porto de Paranaguá.

De fato, os navios Bavand e Termeh chegaram ao porto no sul do país no início de junho trazendo ureia, que é usada para fazer fertilizantes.

Eles deveriam retornar ao Irã com milho brasileiro. Juntos, transportariam 116 mil toneladas do cereal.

Miriam Leitão, jiboias e outros monstros

Por Leandro Fortes

Uma das coisas mais deprimentes que eu já vi Jair Bolsonaro fazer – e, olha, não é fácil fazer essa seleção – foi uma humilhação cruel e covarde contra o jornalista Matheus Leitão. Em um vídeo que circula, até hoje, pelo YouTube, Bolsonaro se regozija de ter usado uma entrevista solicitada por Matheus, filho da jornalista Miriam Leitão, para montar uma arapuca típica de milicianos.

Matheus, repórter de qualidade reconhecida e com passagem por diversos veículos de comunicação do País, estava em plena apuração do livro “Em nome dos pais”, onde conta a trajetória de Miriam e do pai, o também jornalista Marcelo Netto, quando ambos eram militantes do PCdoB, durante a ditadura militar. O casal foi preso e torturado, em 1972, no Espírito Santo. À época, Míriam estava grávida de Vladimir, o primeiro filho do casal.