sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

A mídia e a judicialização da política

Por Dayane Santos, no site Vermelho:

“A mídia e a judicialização da política” foi o tema de um debate promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, em São Paulo. O evento contou com a participação do deputado federal Wadih Damous (PT-RJ), do jurista Pedro Serrano e do jornalista Paulo Moreira Leite, que abordaram a atual conjuntura política, o papel da mídia da campanha pelo golpe e a atuação do sistema judiciário diante desse cenário de crise.

Para o professor da PUC, Pedro Serrano, a sociedade precisa entender que a jurisprudência não é ciência como afirmam alguns. “Jurisprudência é um campo de lula e disputa de poder. E hoje temos no campo da jurisprudência global não uma disputa de classe, mas uma disputa contra o fascismo”.

Por que Lula deve processar João Dória

Por Ivo Pugnaloni, no Blog dos Desenvolvimentistas:

Carta ao companheiro Lula sobre ofensas não respondidas judicialmente

Os marqueteiros do ex-presidente que me perdoem, mas se você, Lula não processar o candidato tucano à prefeitura, João Dória, mais esta vez, pelas ofensas pessoais que lhe fez ontem pelos jornais, estará prestando um enorme desserviço à democracia. E ainda, de quebra, submetendo a vexames, violência e intolerância a todos os brasileiros que não pensam de acordo com a “verdade oficial” e defendem publicamente sua trajetória.

Novas leis contra o "Estado autoritário"

Por Eduardo Maretti, na Rede Brasil Atual:

Em debate a partir do tema “A mídia e a judicialização da política”, realizado na noite de ontem (21) no Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, em São Paulo, o deputado Wadih Damous (PT-RJ), o jurista Pedro Serrano e o jornalista Paulo Moreira Leite criticaram diversos aspectos do atual sistema jurídico do país e apontaram a urgente necessidade de novas leis para a proteção de direitos hoje ameaçados, como à ampla defesa e à presunção de inocência.

O saco de dinheiro do Pê Esse Debê

Por Osvaldo Bertolino, em seu blog:

Era uma vez um homem chamado Paulino Silvério Doravante Blindado, mais conhecido na intimidade pelo apelido de Pê Esse Debê, que lhe haviam posto os íntimos, servindo-se sistematicamente das iniciais do seu nome. Achando-se na condição de chantagear uma distinta viúva, conseguiu ele a chave de um cofre onde encontrou o que parecia algo de imenso valor naqueles dias de crise. Era um saco enorme, de uns oitenta quilos. Apalpou, examinou…

Como FHC enganava os outros e a si próprio

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Há um mês estou debruçado, na reta final de uma biografia que estou escrevendo.

Olhando os guardados, encontrei uma entrevista preciosa com o ex-Ministro Antônio Dias Leite.

Primeiro, deu um longo depoimento para meu livro. Depois, permitiu-se discorrer sobre o quadro político e sobre a maneira do PSDB e do DEM criar uma oposição consistente ao PT.

O petróleo não vale mais nada! Será?

Por Cibele Vieira, no jornal Brasil de Fato:

A Petrobrás continua sendo o principal foco da mídia, que agora passou a noticiar a queda do preço do barril de petróleo como se tivesse começado em janeiro.

No ano passado, os petroleiros fizeram a maior greve desde 95, como parte de uma campanha que envolveu vários movimentos sociais: “Defender a Petrobrás é Defender o Brasil”! Campanha que se opõe aos projetos de entrega do pré-sal ou da quebra do regime de partilha e às vendas de ativo da Petrobrás.

A promiscuidade entre mídia e Judiciário

Por Felipe Bianchi, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

A promiscuidade entre mídia e poder Judiciário foi tema de debate na noite desta quinta-feira (21), no Barão de Itararé, em São Paulo. Segundo o jurista Pedro Estevam Serrano, os meios de comunicação tem transformado julgamentos em espetáculos que, corrompidos, ferem o Estado democrático de Direito e ameaçam a democracia. “A mídia atua como braço do acusador, a defesa vira pura maquiagem e o julgamento, uma novela”, diz, citando como exemplo mais concreto o andamento da Operação Lava-Jato.

Dilma e a vez da coragem

Por Mino Carta e Luiz Gonzaga Belluzzo, na revista CartaCapital:

Desde a vitória eleitoral de Dilma Rousseff em 2014, CartaCapital, nesta e em muitas outras das suas páginas, aponta a única saída possível para a crise econômica que humilha o Brasil: crescer e crescer. O grande exemplo é o New Deal rooseveltiano, inspirado por lord Keynes, mas vale reconhecer que o presidente dos EUA contava com instituições sólidas e com uma base popular politizada. Mais ou menos o contrário da situação atual no Brasil.

O papel da mídia na atual "crise"

Por Geniberto Paiva Campos, no site Carta Maior:

“Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma” - Joseph Pulitzer.

1. Parece haver um problema de matriz cultural interferindo no cotidiano da política brasileira.

Durante décadas fomos educados para respeitar o que se apresentava na forma impressa, assumindo como verdadeiras as suas notícias, informações e, eventualmente, suas (raras) opiniões. Jornais, revistas e outros tipos de publicação gozavam de um respeito reverencial, o qual era transferido aos jornalistas, editores, diagramadores e até linotipistas, todos profissionais envolvidos na nobre missão de (bem) informar.

Banco Central evitou decisão absurda

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

O esforço para demonizar a decisão do Banco Central, que manteve a taxa básica de juros em 14,25% ao ano, merece algumas observações. A primeira é de natureza econômica. O custo do dinheiro continua altíssimo, no Brasil, dificultando qualquer esforço consistente para uma retomada do crescimento. Mas, ao decidir, por seis votos a 2, que os juros não iriam subir meio ponto, como muitos analistas imaginavam, o Comitê de Política Monetária assumiu uma postura responsável, evitando uma degradação ainda maior da economia do país.

Samba desafia o Tio Sam e a Globo

Juros e a pressão total contra o Brasil

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:



O que explica a “revolta” do mercado à decisão do Banco Central de não elevar (mais) a taxa de juros?

Não é, sequer, a primeira vez que faz isso.

É o mesmo que faz desde que a Selic chegou aos mesmos 14,25% ao mês, o que quer dizer que não se trata de qualquer heterodoxia.

A mente de trolls como Wanderlei Silva

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Os recentes anúncios de medidas judiciais contra disseminadores de ódio na internet jogaram luzes sobre o perfil deles.

Dois casos destacam-se: o do jornalista João Pedrosa e o do ex-lutador Wanderlei Silva.

Eles destroem a tese, tão orgulhosamente defendida por FHC, de que o antipetismo reúne pessoas mais bem informadas e mais cultas que as demais.

Sobre velhos e velhacos na política

Por Guilherme Boulos, no site Outras Palavras:

Quando questionado por sustentar ideais de igualdade e justiça social aos 70 anos de idade, o saudoso Plínio de Arruda Sampaio (1930-2014) respondeu: “Ficar velho não é virar velhaco”. Há pessoas que, mesmo velhas, permanecem jovens de espírito. Abertas para o novo. E há outros que, mesmo jovens, carregam os medos e preconceitos das velhas gerações. Jovens, mas com o espírito de velhos rançosos. É o caso de Kim Kataguiri, que lidera o MBL (Movimento Brasil Livre) e tornou-se agora colunista da Folha.

O choque de ficções em Davos

Por Antonio José Alves Junior, no site Brasil Debate:

Nessa terceira semana de janeiro, reúnem-se, em Davos, representantes da elite política, empresarial e financeira de todo o mundo para avaliar os rumos da economia mundial. Duas mesas deverão polarizar o encontro e atrair as atenções.

Uma será, inevitavelmente, a da conjuntura, atenta à incapacidade de superação dos desafios para a recuperação da crise de 2008. Os contornos atuais do debate serão a desaceleração chinesa, o excesso de oferta do petróleo e as consequências do forte mergulho dos seus preços, e a desbalanceada e instável retomada da economia mundial.

Gilmar é inconcebível em qualquer Corte

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

No evento do Barão de Itararé, em que o Paulo Moreia Leite lançou seu livro sobre a Lava Jato, um dos debatedores foi Wadih Damous (PT-RJ), ex-presidente da OAB-Rio.

(Por falar nisso, por que a OAB não subscreveu a Carta Aberta dos Advogados? Ah, que saudades do Raymundo Faoro!)

Wadih Damous fez observações afiadas, aqui reproduzidas de forma não literal: