terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

HSBC, Beto Richa e a mídia seletiva

Por Altamiro Borges

A mídia nativa está cada vez mais descarada na sua seletividade e partidarismo. Isto tem gerado desconforto nas próprias redações dos jornais, revistas e emissoras de rádio e televisão. Muitos jornalistas mais íntegros – e eles existem aos montes e cumprem importante papel na trincheira inimiga – têm se rebelado. De forma corajosa, eles apontam as distorções e sacanagens dos seus próprios veículos – na maioria das vezes citando o crime, sem dar o nome dos criminosos. Nesta semana, dois fatos marcantes causaram repulsa nas redações da mídia tradicional: o escândalo da sonegação do banco HSBC e a radicalizada greve dos servidores do Paraná. Ambos foram retirados das capas dos veículos impressos e não mereceram os comentários ácidos dos “calunistas” das emissoras de rádio e televisão. O que há por trás desta visível manipulação?

TV suspende âncora mentiroso... nos EUA

Por Altamiro Borges

Brian Williams, âncora do telejornal mais popular da NBC dos EUA, ficará fora do ar por seis meses. Ele foi suspenso pela direção da emissora – sem direito a receber salário – após confessar que mentiu na cobertura da Guerra do Iraque (2003-2011). A notícia deve ter abalado alguns jornalistas da mídia nativa, que adoram bajular o império e até são convidados para “troca de informações” na embaixada dos EUA em Brasília. Se a moda ianque pega no Brasil, muitos deles correm o risco de suspensão e de perda do salário tamanha as manipulações que promovem em emissoras privadas que exploram concessões públicas. Não é para menos que a curiosa notícia nem apareceu nos telejornais brasileiros.

Globo e o ditador amigo da Beija Flor

Do blog Viomundo:

Não somos fãs da denúncia generalizada de “ditadores sanguinários da África”, como se eles só existissem lá. Em geral tais denúncias, a granel, escondem intenções racistas de brancos que ainda se acreditam encarregados de espalhar sua “missão civilizadora”, exatamente como no século 18.

Achamos irônico que se denuncie a doação de uma quantia incerta de dinheiro - R$ 10 milhões? - do ditador Teodoro Obiang, no poder há 35 anos na Guiné Equatorial, a uma escola de samba cuja origem é diretamente associada à contravenção.

Carnaval do Merval: uma peça em um ato

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Rio de Janeiro, Carnaval de 2030. Num apartamento na avenida Atlântica, Merval Pereira e seu neto de sete anos conversam. Destacam-se na parede duas fotos emolduradas finamente: uma é de Merval com seu fardão de imortal. A outra é de Roberto Marinho.

O neto: “O que é isso, vovô? Me deram na escola.” O garoto segura uma máscara de Carnaval com o rosto do avô.

Haddad enfrenta direitistas da Jovem Pan

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Em um momento em que governos petistas de todo o país, em todos os níveis (federal, estadual e municipal), mergulham na impopularidade por razões justificáveis (campanha de oposição da mídia e crise econômica) e injustificáveis (por inação e medo do enfrentamento político), o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, deu uma aula de comunicação eficiente.

Os foliões do RJ e o 'Chora, Merval'

Por Miguel do Rosário, no blog Tijolaço:

Todo ano é a mesma coisa. A mídia tenta impor um “tema” para máscaras de Carnaval.

Desta vez foi a máscara de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobrás acusado (mas ainda não condenado, portanto inocente até prova em contrário) de envolvimento com os esquemas de corrupção da Petrobrás.

A mídia, Globo à frente, claro, veio com a história de que a máscara seria um “sucesso”.

Globo ainda vai destruir o Carnaval

Por Antônio Mello, em seu blog:

Qualquer um que conheça o mínimo da história dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro sabe da importância de Fernando Pamplona.

Pois a São Clemente saiu com um enredo em homenagem a ele, sob a batuta de outra das grandes personagens dos desfiles, Rosa Magalhães.

E o que faz a Rede Globo, que detém a exclusividade da transmissão?

HSBC e o álibi de Fernando Rodrigues

Por Patrícia Faermann, no Jornal GGN:

Fernando Rodrigues respondeu em seu blog o motivo de não ter divulgado a lista de nomes envolvidos com as contas secretas do caso conhecido como Swiss Leaks. "Quais nomes e contas bancárias serão divulgados? Em primeiro lugar, os que tiverem interesse público, e, portanto, jornalístico. Em segundo lugar, todos sobre os quais se puder provar que existe uma infração relacionada ao dinheiro depositado no HSBC na Suíça", publicou, duas horas depois de o GGN questionar, em reportagem, o silêncio das informações em suas mãos.

Reforma política e a consciência

Editorial do site Vermelho:

Um consenso entre aqueles que preocupam-se, sinceramente e não só em palavras, com o aprofundamento da democracia e da justiça social no Brasil, é a necessidade de elevar o nível de consciência política das massas. Para favorecer este objetivo é fundamental uma reforma política de sentido progressista.

Unidos da Lona Preta completa 10 anos

Por Guilherme Zocchio, no site do MST:

É um, dois, três… e o batuque começa. O surdo dá o compasso do ritmo e, então, entram os tamborins. Com seu apito, o mestre da bateria orienta o grupo, que começa a cantar: “Nasci da poeira vermelha [...] Eu sou filho deste chão. Cresci debaixo da lona preta, na luta pela terra, fazendo ocupação”. É uma escola de samba. Mas, provavelmente, você não vai vê-la na tevê ou talvez vê-la desfilar pelo Anhembi.

Carnaval do Paraná detona Beto Richa

Por Esmael Morais, em seu blog:

Nunca antes na história do Paraná houve um Carnaval tão politizado como este de 2015.

O governador Beto Richa (PSDB) e os deputados que compõem a base de sustentação do tucano na Assembleia Legislativa, a “Bancada do Camburão”, são os alvos preferenciais de foliões em todo o estado.

Em Londrina, professores da UEL (Universidade Estadual de Londrina) vão colocar na rua hoje à tarde o bloco “Pacote do Calote”.