domingo, 1 de outubro de 2023

Desemprego cai e renda sobe. Lula é sortudo?

Foto da internet
Por Altamiro Borges

Nesta sexta-feira (29), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os novos dados sobre emprego e situação da renda no país. Os números são positivos e ajudam a explicar a melhora da popularidade do presidente Lula. Segundo o levantamento, a taxa de desemprego recuou para 7,8% no trimestre até agosto e a soma dos salários bateu recorde com mais brasileiros inseridos no mundo do trabalho formal e informal.

Bolsonaro é multado por fake news contra Lula

Montagem: Andressa Munhoz e Melissa Resch/VozColab
Por Altamiro Borges


Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, nesta quinta-feira (28), multar o fascista Jair Bolsonaro (PL) em R$ 10 mil pelo impulsionamento de propaganda mentirosa contra o então candidato Lula durante a batalha eleitoral do ano passado. A punição também atingiu a coligação bolsonarista “Pelo Bem do Brasil”, formada por PL, PP e Republicanos, que terá de pagar outros R$ 30 mil.

O TSE seguiu o parecer de Benedito Gonçalves, corregedor-geral da Justiça Eleitoral. Segundo o relator, a campanha da extrema-direita divulgou 10 anúncios em sites de busca que direcionavam o usuário a endereços com conteúdos falsos contra o líder das esquerdas. Os anúncios não continham informações sobre o CNPJ do responsável pelas postagens e nem menção à expressão “propaganda eleitoral”, conforme determina a legislação.

Mais 5 bagrinhos golpistas são condenados

Charge: Aroeira
Por Altamiro Borges


A CNN-Brasil confirmou neste domingo (1) que “o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar mais cinco réus acusados de participar dos atos criminosos de 8 de janeiro”. Os ministros Edson Fachin, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Rosa Weber e Cristiano Zanin – este último com ressalvas quanto ao tempo de pena – seguiram o voto do relator do processo, Alexandre de Moraes, proferido na terça-feira passada (26).

O que aconteceu no Canadá não foi exceção

Colaboracionismo ucraniano durante a Segunda Guerra Mundial
Por Marcelo Zero

O recente e constrangedor episódio ocorrido no Parlamento canadense, onde Zelensky e o primeiro-ministro Trudeau aplaudiram efusivamente um antigo membro da SS ucraniana, provocou grande comoção e a compreensível ira de grupos judaicos.

Observe-se que Zelensky, o qual não aplaudiu o discurso de Lula na ONU, fez questão de homenagear um ex-combatente nazista. Trudeau pode alegar que não sabia de nada. Zelensky, é claro, devia saber o que estava fazendo.

Muito embora Trudeau tenha se desculpado e o “speaker” do Parlamento tenha se demitido do cargo de liderança, o episódio revela os laços históricos da Ucrânia com o regime nazista e a recente relação dos governos ucranianos pós-2014 com grupos neonazistas.

A reforma necessária

Para adquirir o livro clique aqui
Por Roberto Amaral, em seu blog:


“O Brasil tem um arremedo de Defesa. Neste domínio, a República fracassou. Para a afirmação da soberania brasileira, precisamos de uma nova Defesa, que revise o papel, a organização e a cultura das Forças Armadas. Chamo essa revisão de reforma militar” - Manuel Domingos Neto - O que fazer com o militar (Editora Gabinete de Leitura)

Graças ao empenho e a coragem de alguns poucos cientistas sociais, e dentre eles destaco o prof. Manuel Domingos Neto, abre-se, ainda restrito, ainda tímido e cauteloso, o necessário debate sobre o papel das forças armadas do Estado brasileiro. Já não era sem tempo, passados quase 60 anos do golpe de 1964 e nada menos de 35 da Constituinte tutelada, restrita, despida de poder originário, costurada sob a vigilância dos generais (um só exemplo é o ameaçador art. 142). Esta nossa democracia limitada, tanto frágil quanto seguidamente ameaçada pela caserna, é o preço do acordo que a possibilitou. Não poderia ser diferente, quando o próprio fim da ditadura foi negociado, e, longe do despejo, os militares ditaram as condições do retorno à caserna. Um dos itens da conciliação foi a impunidade dos torturadores, quando a “correlação de forças”, conceito hoje tão em voga, sugeria o avanço das forças populares. Mas, como sempre, venceu a conciliação liberal, e o avanço foi substituído pelo recuo.

Lula está condenado a convocar o povo

Foto: Ricardo Stuckert
Por Paulo Moreira Leite, no site Brasil-247:


Não é preciso ter muita imaginação para compreender que a guerra fascista contra o STF não pode ser vista como um conflito banal ou passageiro. Trata-se da mais relevante questão política de nossa história desde o fim da ditadura militar.

Numa país onde vigora o regime de três poderes -- Executivo, Legislativo e Judiciário -- o Brasil encontra-se uma situação de crise permanente, formada pelo choque de três forças distintas -- um governo de esquerda, um parlamento alinhado pela extrema-direita e um Supremo que nem sempre tem se mostrado cioso de prerrogativas e responsabilidades.