sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Um queridinho em Davos

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Acabo de ler que o presidente do México, Peña Nieto, foi uma das estrelas de Davos. Quem diz isso é o Financial Times, num texto onde lembra ainda que o governo de Dilma Rousseff foi criticado até pelo economista chefe do Itaú, Ilan Goldfarb.

É claro que esta visão, em breve, vai estar nas conversas de botequim e nos discursos da oposição. "O México foi o emergente que recebeu mais tapinhas nas costas - e o presidente Enrique Peña Nieto reagiu enchendo o peito”, escreveu o jornal.

O Brasil de Davos e de Mariel

Por Mauro Santayana, em seu blog:

A presidente Dilma foi a Davos, na Suíça, para reunir-se, entre outras personalidades, com o presidente do país, Didier Burkhalter, o do grupo Saab - sócio brasileiro no projeto dos caças Gripen NG - Hakan Buskhe, o da Fifa, Joseph Blatter, e CEOs de grandes multinacionais, como a Unilever e a Novartis.

Aero ameaça gigantes da TV aberta

Por Roberto Amado, no blog Diário do Centro do Mundo:
 

A internet ameaça cada vez mais as TVs abertas. O novo sinal disso é uma pequena empresa sediada em Nova York chamada Aero. O seu criador é o indiano Chet Kanojia, que desenvolveu um sistema capaz de captar os sinais das transmissões das TVs abertas e disponibilizar aos seus clientes. Por 8 dólares mensais, os usuários podem assistir e gravar qualquer programa em qualquer equipamento conectado, como smartphones, tablets e notebooks, de qualquer emissora aberta, grande ou pequena.

A Folha e o jornalismo Mainardi

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Da capa de economia do site da Folha, hoje:

Com inflação alta, rendimento real do trabalhador tem menor avanço desde 2005, onde se mostra que a renda real dos trabalhadores - já descontada a inflação - subiu 1,8%.

O ataque da Globo aos "blogs sujos"

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:


É o tipo de matéria para ler com um brilho malicioso nos olhos. Quer dizer que a toda poderosa Globo está mesmo preocupada com os “blogs sujos”? Aliás, que sintomático a Globo usar a mesma expressão usada por José Serra, em 2010, para se referir aos blogs políticos que lhe davam combate.

A pretexto de escrever sobre a demissão de Helena Chagas, atual chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e sobre uma possível mudança de rumo na política de comunicação da presidência da república, a Globo mostra todo seu pavor de perder a “boquinha” que, há décadas, mantém junto à Viúva.

Lula fala sobre o papel da internet

Os "rolezinhos" e o Brasil de Lula

Por Antônio David, na revista Teoria e Debate:

Neste artigo, não tratarei dos rolezinhos em si. Pretendo partir do fenômeno - que alguns sustentam ser novo, enquanto outros dizem ser antigo - para discutir questões de fundo ligadas aos processos de mudança e resistência à mudança em curso no Brasil.

Para efeito de clareza e didatismo, optei por expor as ideias em forma de tópicos, cada qual respeitando uma questão, com vistas à reflexão e ao debate.

Ruptura histórica na América Latina

Editorial do sítio Vermelho:

A 2ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), realizada em Cuba, terminou nesta quarta-feira (29) confirmando a existência de uma histórica ruptura institucional na região, antes avassalada pelo pan-americanismo inspirado na Doutrina Monroe e no famigerado Corolário Roosevelt.