domingo, 9 de julho de 2023

Ratinho é denunciado por homofobia no SBT

Kenny Random/Arte de rua
Por Altamiro Borges


O apresentador Ratinho, uma das principais estrelas do SBT – já rebatizado de Sistema Bolsonarista de Televisão –, está metido em mais um rolo por suas posições preconceituosas e de estímulo ao ódio. O Ministério Público de São Paulo decidiu acioná-lo em função de suas declarações homofóbicas. O pedido partiu de Agripino Magalhães, que é suplente de deputado estadual pelo MDB de São Paulo e ativista dos direitos da população LGBTQIA+.

Reforma tributária e os brasileiros mais pobres

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Por Paulo Moreira Leite, no site Brasil-247:

A votação da Câmara de Deputados sobre a reforma tributária não foi numa decisão definitiva sobre o assunto - e este fato é muito oportuno.

O fato de o Senado ter o direito de refazer, em data a ser ainda definida, os debates sobre um tema com graves implicações sobre o futuro de brasileiros e brasileiras, em particular aquela camada nos degraus inferiores da pirâmide de renda, oferece uma nova oportunidade para uma discussão aprofundada, quando todas as cartas poderão ser colocadas à mesa.

Os sinais políticos na reforma tributária

Foto: Ricardo Stuckert
Por Glauco Faria, no site Outras Palavras:


A aprovação em dois turnos da proposta de reforma tributária na Câmara dos Deputados dá mostras de que o cenário das relações institucionais mudou muito em relação ao que era no passado recente. Fruto de intensa articulação política, o texto se constitui na primeira mudança substancial no sistema nacional desde a redemocratização.

O primeiro grande vencedor da contenda é, sem dúvida, o ministro da Fazenda Fernando Haddad. Se o governo já foi (e ainda é) criticado por conta da forma como se relaciona com o parlamento, o triunfo traz a marca do ministro, que assumiu a frente de negociações sempre complicadas no setor, por envolverem interesses não apenas de parlamentares, mas também de estados e municípios. Com as boas perspectivas da economia, inflação e baixa e desemprego idem, Haddad é, com folga, o principal destaque dos primeiros seis meses de gestão Lula.

Mídia alternativa entrevista Luiz Marinho


O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (PT), será entrevistado na quarta-feira, 12 de julho, por jornalistas de diversas mídias independentes. Promovida pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, a coletiva de imprensa será transmitida ao vivo pelo canal da entidade no Youtube, a partir das 19h.

Luiz Marinho, que assume a pasta pela segunda vez, terá a oportunidade de aprofundar temas de interesse da classe trabalhadora como a política de valorização do salário mínimo, a revisão de pontos da reforma trabalhista e a regulação do trabalho por aplicativos.

Juros altos na contramão do cenário positivo

Charge: Marcio Baraldi/Sindicato dos Bancários
Por Priscila Lobregatte, no site Vermelho:


A realidade concreta vai, dia após dia, mostrando que quem errou na mão na queda de braço sobre os juros altos não foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu governo, nem os mais diversos setores econômicos e sociais que também têm criticado o índice atual, mas o Banco Central e, em especial, seu presidente, Roberto Campos Neto.

Embora travestidos de técnicos, os argumentos usados até agora pelo Copom (Comitê de Política Monetária) parecem indicar mais uma opção ideológica do que uma necessidade real. E vão na contramão dos interesses nacionais e, também, do desempenho que a economia vem mostrando, com sucessivos dados positivos.