quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Congresso protege ricaços e ataca sindicatos

Charge: Zé Dassilva
Por Altamiro Borges


Apesar da vitória épica de Lula na sucessão presidencial, as eleições para senadores e deputados federais em outubro passado ainda refletiram a avalanche reacionária vivida pelo Brasil nos últimos anos. O Congresso Nacional é hoje um antro das forças conservadoras, com fortes bancadas que defendem os interesses da cloaca burguesa e fazem de tudo para prejudicar os trabalhadores e suas formas de luta e organização. Isso ficou mais uma vez evidente no início desta semana.

TSE conclui novas ações contra Bolsonaro

Charge: Claudio Duarte/Projeto Colabora
Por Altamiro Borges


Após cometer vários crimes nos seus quatro anos de trevas, Jair Bolsonaro já se prepara para enfrentar mais um julgamento. Nesta quarta-feira (4), o ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), encerrou a instrução de mais duas ações contra o ex-presidente. Nelas, o fascista é acusado de fazer campanha para a sua reeleição na comemoração do Bicentenário da Independência, no 7 de Setembro do ano passado.

Estadão mentiu sobre empréstimo à Argentina

Por Altamiro Borges


Nesta quarta-feira (4), em audiência na Comissão Mista de Orçamento da Câmara Federal, a ministra Simone Tebet, do Planejamento, enterrou de vez as mentiras publicadas pelo Estadão sobre um recente empréstimo ao governo da Argentina. Segundo o jornalão oligárquico e golpista, o presidente Lula teria atuado diretamente para emprestar US$ 1 bilhão ao país vizinho com o único objetivo de “barrar o avanço” da candidatura do ultradireitista Javier Milei e favorecer o peronista Sergio Massa nas eleições deste final de ano.

Médicos são executados em quiosque no RJ

Greves em SP e o leite derramado

Plebiscito contra as privatizações/site
Por João Guilherme Vargas Netto


As fogueiras grevistas acendidas em São Paulo na última terça-feira arriscam queimar nossa lenha nos meses vindouros.

Refiro-me às greves que atrapalharam a vida de milhões de paulistas nos metrôs, nos trens e no atendimento da Sabesp exigindo a convocação, pelo governo estadual, de um plebiscito sobre a privatização das empresas. Uma linha de trem privatizada, onde não houve greve, também parou por defeito no trem.

E à greve dos metalúrgicos da Embraer convocada pelo sindicato mais não efetivada integralmente por eles com a ajuda da empresa, dos seus chefes, supervisores e monitores e da polícia, até com prisões.