quarta-feira, 23 de maio de 2018

Comunicadores da periferia ocupam 6BlogProg

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Com larga tradição em reunir referências do movimento de blogueiros e das mídias alternativas no Brasil, o Encontro Nacional de Blogueir@s e Ativistas Digitais terá novidades em sua 6ª edição, marcada para os dias 25 e 26 de maio, em São Paulo. Além dos nomes consagrados e imprescindíveis que ajudam a construir o Encontro desde a sua primeira edição, em 2010, o #6BlogProg apostará na juventude, nos coletivos e nos midiativistas da periferia.

Por que a gasolina é tão cara no Brasil?

Os desafios do VI Encontro de Blogueir@s

Macri e Temer: um prédio em chamas

Temer se aproxima do ocaso melancólico

Por Tereza Cruvinel, no Jornal do Brasil:

Salvo uma mudança noturna de planos, o presidente Michel Temer anunciará hoje que não será candidato à reeleição. Será no ato em que o MDB lançará sua plataforma “Encontro com Futuro”. E com isso, Temer sai de cena sem a aura de poder que desejava conservar até mais adiante, para evitar o café frio servidos a presidentes em final de mandato, metáfora já batida sobre o ostracismo no declínio. Para não prejudicar o MDB, ele ficará fora dos palanques. Henrique Meirelles será o candidato e fará a defesa do governo.

Lula e a estratégia do PT

Por Marcos Coimbra, na revista CartaCapital:

Seguindo a orientação do ex-presidente Lula, o PT adotou uma estratégia para a eleição presidencial que tudo indica ser correta. As reações nervosas da direita e daqueles que ainda sonham se construir como candidatos sugerem que foi uma boa decisão.

Manter a candidatura de Lula é duplamente acertado. De um lado, significa apostar na legalidade e ver aonde isso nos leva. De outro, demonstra o respeito que Lula e o PT têm por seu ativo fundamental, a vasta parcela da população que representam.

Alta do combustível e desmonte da Petrobras

Por Rafael Tatemoto, no jornal Brasil de Fato:

Protestos de caminhoneiros no país têm chamado a atenção para o custo dos combustíveis derivados de petróleo no Brasil, situação que o consumidor já vem sentindo cotidianamente. Nos últimos 12 meses, o preço médio da gasolina variou 18% para cima. Só em 2018, o crescimento foi de 3,37%.

Assim como no caso recente do gás de cozinha, para especialistas ouvidos pelo Brasil de Fato, a alta dos combustíveis está diretamente associada à política de preços instituída em 2016 pela nova gestão da Petrobras. Pela medida, a estatal abriu mão de controlar diretamente o preço, evitando variações inflacionárias, para determiná-lo de acordo com o preço do mercado internacional.

Oito problemas da Argentina de Macri

Por Martín Fernández Lorenzo, no blog Socialista Morena:

Esta é para quem vive repetindo, como papagaios da mídia comercial, acusações à Venezuela como se fosse o inferno na terra. Durante a campanha, o direitista Mauricio Macri repetiu diversas vezes em seus discursos, em referência ao governo de Cristina Kirchner, para amedrontar o povo: “estivemos muito próximos de nos tornar a Venezuela”. A ironia é que, apenas três anos depois de Macri chegar ao poder, os argentinos estão mais próximos de “ser a Venezuela” do que os brasileiros imaginam. Confira.


Meirelles é a "ponte para o abismo" do MDB

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Michel Temer, o homem que dizia que uniria o país, está produzindo um esfacelamento completo no (P)MDB, que nunca foi, aliás, mais que uma federação de grupos.

A candidatura de Henrique Meirelles, que não é levada a sério por nenhuma força política – e muito menos pelo eleitorado – empurra os candidatos do partido ao Legislativo para, praticamente, toda a fauna microbiana de candidatos e agrava o nó nordestino do partido, que ajudou a derrubar Dilma mas que, na eleição, sonha em apoiar Lula e tirar disso vantagens eleitorais.

Venezuela pode ser o novo Vietnã dos EUA

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Trump e seus lacaios na América Latina, dentre eles o governo golpista de Temer, que se preparem: se optarem mesmo por uma agressão armada contra a Venezuela, abrirão as portas do inferno para si mesmos, de onde só sairão derrotados e humilhados, a exemplo do que aconteceu no Vietnã (a imagem deste artigo mostra a fuga desesperada de norte-americanos da embaixada estadunidense, em Saigon).

Golpe causa evasão no ensino superior

Por Ronnie Aldrin Silva, no site da Fundação Perseu Abramo:

Nunca antes houve tamanha evasão no ensino superior do país. Somente em 2017, mais de 200 mil estudantes de 19 a 25 anos tiveram de abandonar o ensino universitário antes da conclusão. Os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do Instituto Nacional de geografia e Estatística (IBGE), para os anos de 2016 e 2017, mostram também que esta é a primeira vez, desde o início da série histórica em 2001, que o número de estudantes nas universidades e faculdades brasileiras reduziu, de 7,7 milhões de estudantes em 2016 para 7,65 milhões em 2017, cerca de 50 mil a menos.

Os novos desafios do chavismo na Venezuela

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Ainda que tenha obtido uma vitória respeitável, quando se considera o ambiente de guerra civil sem armas que define a situação política do país, a reeleição de Nicolás Maduro deve ser vista como uma oportunidade para o chavismo acumular forças e enfrentar adversários que planejam sua destruição por um golpe de Estado, num processo apocalíptico que já derrubou os governos de vários países vizinhos.

A ABJD e o Poder Judiciário

Por Cezar Britto, no site Congresso em Foco:

A política é a fórmula constitucional utilizada para verbalizar o poder político emanado do povo, direta ou através de seus representantes eleitos (parágrafo único do artigo inicial da Constituição). Não há vazio constitucional quanto à matéria de competência do Poder Executivo e do Poder Legislativo, tampouco quanto à afirmação de que a soberania é exercida diretamente pelo povo (plebiscito, referendo ou lei de iniciativa popular – art. 14, da CF) ou através do sufrágio universal (caput, do mesmo artigo).

Você sabe o que ocorre na Venezuela?

Lula e o juiz agressor de mulher

Por Jeferson Miola, em seu blog:

Seguindo a praxe do judiciário na ditadura judicial, o juiz do TSE, Admar Gonzaga, antecipou-se aos fatos e declarou-se contra o direito do Lula ser candidato na eleição de outubro. Ele foi peremptório:

“O TSE é a 1ª e única instância de registro das candidaturas presidenciais. Nem o STF está acima. E a resolução 23.458, da Lei da Ficha Limpa, é clara: ‘pedido de registro deve ser indeferido quando o candidato for inelegível ou não atender a qualquer das condições de elegibilidade’. Ou seja, caberá ao ministro do TSE não validar o registro assim que o receber” [jornal Valor de 22/5/2018].