quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Tucanos castram Legislativo de SP

Por Altamiro Borges

Em 15 de março haverá eleição para a direção da Assembleia Legislativa de São Paulo. Nada de novo é esperado, já que o parlamento paulista é uma terra arrasada pela longa hegemonia dos tucanos no estado. Nos últimos anos, a Alesp virou um apêndice do executivo estadual. Não fiscaliza o poder público, sabota qualquer comissão parlamentar de inquérito e abusa dos privilégios. A mídia tucana, que adora criticar as mazelas do Congresso Nacional, evita mostrar a inoperância do Legislativo castrado pelo PSDB.

Pedro Casaldáliga para papa!

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Vou resgatar um debate aqui, dada a importância da renúncia papal, nesta segunda (11). Num discurso a bispos brasileiros, durante as últimas eleições presidenciais, o hoje demissionário Joseph Ratzinger condenou o aborto e a eutanásia e, implicitamente, a pesquisa com embriões para obtenção de células-tronco. Ou seja, o que era esperado dele dado o posto que ocupa, sua trajetória e o contexto em que está inserido.

A comunicação popular na Venezuela

Por Tadeu Breda, na Rede Brasil Atual:

Uma "guerra comunicacional" está sendo travada na Venezuela desde a eleição de Hugo Chávez como presidente da república, em 1998. E não tem data pra acabar. Quem me dá esse diagnóstico político do país não é nenhum respeitado sociólogo ou analista venezuelano, mas um jovem de 23 anos chamado Robert Vinache. "Os canais de televisão estão atacando a revolução, e ter o poder de informar o povo sobre o que realmente está acontecendo é uma grande responsabilidade."

O que levou o papa a descer da cruz?

Editorial do sítio Vermelho:

Da cruz não se desce, disse o cardeal polonês Stanislaw Dzinisz, lembrando uma frase de seu conterrâneo Carol Wojtila, o papa João Paulo 2º. Mas o sucessor de Wojtila, Bento 16 (que, depois de 28 de fevereiro voltará ao nome “civil” de Joseph Ratzinger), desceu, e é difícil acreditar nas razões que alegou na carta que distribuiu nesta segunda feira (11) anunciando a decisão.

As crianças em conflitos armados

Por Rogéria Araújo, no jornal Brasil de Fato:

Mesmo com um protocolo internacional que impede que menores sejam alistados para fazer parte de grupos armados, em 35 países – entre eles a Colômbia, na América Latina – esta ainda é uma realidade. Segundo dados de Anistia Internacional, estima-se que em todo o mundo o número de crianças soldados esteja entre 300 e 500 mil – por falta de clareza nas informações sobre alguns conflitos, o número de países em que há crianças em luta armada pode ser maior.

Os papas também renunciam

Por Frei Betto, no sítio da Adital:

"O papa não adoece, até que morra”, diz um provérbio romano. João Paulo II, homem midiático, não temeu expor–se enfermo aos olhos do mundo. Agora, Bento XVI dá um testemunho de humildade e, admitindo as limitações de seu precário estado de saúde, anuncia que renunciará no último dia de fevereiro.

Yoani Sánchez já está se achando!

Por Altamiro Borges

A mídia colonizada já está fazendo um baita carnaval com a visita ao Brasil da blogueira cubana Yoani Sánchez. Em pleno feriadão, ela foi destaque em entrevistas na Folha e no Estadão. O Globo também já publicou várias matérias sobre “a principal dissidente do regime castrista”. Nos dias que antecedem a sua chegada, prevista para 18 de fevereiro, ela também deverá ganhar generosos espaços nas emissoras de tevê. Com tantos holofotes e bajulações, Yoani Sánchez já está se achando o máximo! E dá-lhe abobrinhas!