quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Gringo machista é barrado no Brasil

Por Altamiro Borges

Depois de ser expulso da Austrália e barrado no Reino Unido e no Brasil, o machista Julien Blanc, que se apresenta como “professor de paquera”, resolveu pedir perdão. Em entrevista à CNN nesta segunda-feira (17), ele choramingou: “Eu me sinto horrível... Quero pedir desculpas às pessoas que ofendi. Pensei que seria engraçado, mas foi uma burrice”. A autocrítica, porém, não convence. O jovem residente nos EUA, que prega a agressão às mulheres, fez fortuna e ganhou os holofotes da mídia sensacionalista. Num dos seus vídeos, Blanc afirma: “Se você for um homem branco [no Japão], pode fazer o que quiser... Faça brincadeiras pelas ruas agarrando as garotas e colocando a cabeça delas no pênis”.

Reeleito, Beto Richa detonou o Paraná!

Por Altamiro Borges

Passadas as eleições, a mídia tucana começa a revelar os podres dos governos tucanos. Ela até poderia ser processada por estelionato eleitoral e manipulação da opinião pública. Na semana passada, a Folha fez um relato desesperador sobre o caos no Paraná. Segundo a reportagem, “um ano depois de passar por grave crise financeira, que resultou em atraso de pagamentos e paralisação de obras, o governador Beto Richa (PSDB) volta a enfrentar problemas de caixa. Reeleito no primeiro turno em outubro, o tucano tem dois desafios até dezembro: pagar o 13º salário do funcionalismo, de cerca de R$ 800 milhões, e a conta de fornecedores, com débitos que somam R$ 550 milhões”.

Regulação da mídia agita o Uruguai

Por Altamiro Borges

O segundo turno das eleições presidenciais no Uruguai, em 30 de novembro, agita a população do país vizinho. Todas as pesquisas apontam para a vitória de Tabaré Vázquez, candidato da aliança governista Frente Ampla, do atual presidente Pepe Mujica. Concorrendo pelas forças de direita, o jovem oligarca Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional. No embate programático entre os dois candidatos vários temas polêmicos, com destaque para a discussão sobre a regulação da mídia. Logo após a folgada vantagem no primeiro turno, Tabaré Vázquez prometeu acelerar a sanção do projeto de lei que tramita no parlamento sobre o tema. Já o direitista, apoiado pelos barões da mídia, garante que arquivará o projeto.

Venezuela investe na mídia alternativa


Por Altamiro Borges

O presidente Nicolás Maduro anunciou nesta semana que o governo venezuelano deverá investir 3,6 bilhões de bolívares (cerca de 1,32 bilhão de reais) no sistema público de comunicação com o intento de ampliar a liberdade de expressão e a pluralidade informativa. A verba prevista para o próximo ano contemplará 14 canais de tevê, uma rede global por satélite (a Telesur), quatro jornais diários e dezenas de rádios públicas. O projeto também prevê transferir parte dos recursos diretamente para mais de 500 emissoras comunitárias de rádio e televisão.

"Petrolão" do PSDB será investigado?

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Agora que fomos informados de que “o esquema criminoso atuava há pelo menos 15 anos na Petrobras,” conforme ensinam três procuradores do Ministério Público, convém fazer uma pergunta sempre necessária: onde foi parar o petrolão-PSDB?

Petrobras e o noticiário condicionado

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Os jornais de terça-feira (18/11) abrem uma perspectiva mais ampla para o caso de desvio de recursos da Petrobras, mas ainda se prendem aos fatos mais recentes. Alguns jornalistas começam timidamente a questionar as escolhas dos editores, fazendo chegar ao observador sinais de algum mal-estar nas redações por conta do direcionamento do noticiário, e percebe-se que o controle do viés informativo começa a ficar difícil.

Lula desafia os sindicalistas

Barão promove festa de fim de ano

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:




O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé promove, no dia 9 de dezembro, a sua tradicional festa para marcar o encerramento do calendário de atividades anuais. Todos estão convidados para a confraternização no Café dos Bancários (Rua São Bento, 413), no centro de São Paulo, a partir das 18 horas.

O negro e o racismo na mídia

Por Francisco Fernandes Ladeira, no site do FNDC:

Em 20 de novembro comemoramos o Dia da Consciência Negra. A escolha da data não foi por acaso. Remete à morte do líder negro Zumbi dos Palmares, ocorrida em 1695. Conforme é do conhecimento de todos, os negros foram arrancados de suas terras na África e escravizados durante mais de três séculos e meio no Brasil. Após a abolição da escravatura, os negros libertos não receberam qualquer tipo de assistência estatal, transformando-se em verdadeiros párias da sociedade brasileira. 

Dois passos à frente, um passo atrás

pigimprensagolpista.blogspot.com.br
Por Wladimir Pomar, no site Correio da Cidadania:

Não há dúvidas de que, tanto por erros do PT e do governo Dilma, quanto pela ação cotidiana e massiva da máquina de propaganda da grande burguesia, setores populares e médios da população foram arrastados ao antipetismo e à oposição a Dilma. Em termos políticos gerais, pode-se dizer que houve deslocamentos de parte considerável da centro-esquerda e do centro para a direita. E que a direita decidiu radicalizar sua oposição, apelando para o reacionarismo escrachado.

Quem são os bandidos do ato golpista

Por Laura Capriglione, em seu blog:

Acostumados a se esgueirar pela noite, sempre em bandos, em busca de homossexuais e negros andando desacompanhados (para cobrir de porradas, quem sabe matar), predadores neonazistas agora deram para exibir sua truculência à luz do dia.

Como participantes das manifestações que a direita paulistana vem promovendo para disseminar seus ideais golpistas, esses órfãos de Hitler parecem ter encontrado uma turma disposta a acolhê-los e legitimá-los, como se fossem apenas mais alguns entre os opositores do governo da presidente Dilma Rousseff, do PT, recém-eleita.

Eduardo Cunha vira heroi da mídia

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Eduardo Cunha, candidato à presidência da Câmara, descobriu uma coisa aos 56 anos: basta ser contra o governo para virar um herói da mídia.

Cunha concede entrevistas, nestes últimos tempos, como se fosse um supercraque da Champions League.

Ele é um personagem ubíquo em jornais, revistas e sites das grandes empresas jornalísticas.