sexta-feira, 18 de abril de 2014

Gabriel García Márquez e o jornalismo

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

A morte de Gabriel García Márquez surpreendeu a imprensa de todo o mundo na quinta-feira (17/4), embora boatos tenham anunciado que ele esperava junto de sua família o desfecho da doença que o acometia. Gabo já não tinha vigor para outro combate com o câncer, que em 1999 havia interrompido um de seus projetos mais instigantes.

A “roupagem nova” de Aécio Neves

Do blog de Zé Dirceu:

O candidato do PSDB a Presidência da República este ano, senador Aécio Neves (MG), não só trocou o marqueteiro-chefe de sua campanha recentemente, como troca, agora, todo o tom e roupagem de sua propaganda no rádio, TV, palanque e tudo o mais na disputa eleitoral de outubro. Partiu para tudo o que os tucanos mais querem: lutar para evitar comparações entre governos deles, estaduais e da era FHC no Planalto e os do PT, principalmente os 12 anos de gestão Lula (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2014).

Globo intimida anunciantes da Fórum

Por Renato Rovai, em seu blog:

Repórteres do jornal O Globo procuraram ontem quase todos os anunciantes da Fórum neste momento. Mas teve um que eles não procuraram, porque como são “repórteres” de O Globo não dava pra fazer o serviço completo e corretamente. E as perguntas eram em tom de interrogatório policial. Na linha do “por que vocês anunciam num veículo como este?” e o “o que vocês ganham anunciando num veículo como este?”

Açaí e tapioca: combinação conservadora

Por José Reinaldo Carvalho, no site Vermelho:

O jornal “Folha de S.Paulo” dedicou na última quarta-feira (16) um editorial ao lançamento da chapa Eduardo Campos-Marina Silva à Presidência da República. Supostamente, o artigo de fundo tece críticas e lança dúvidas sobre a consistência da aliança entre o ex-governador de Pernambuco e a ex-senadora do Acre.

A Globo e a entrevista dos camaradas

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Eis que os blogueiros ficaram famosos! Página inteira no jornal O Globo de hoje. Foi uma decisão editorial de última hora, porque até então pensávamos que a matéria seria relegada ao Caderno Mais, restrito ao site e a assinantes. Não, fomos para o centro do palco.

Lênin, Aécio e a coerência histórica

Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

A desabalada defesa da Petrobrás - motivada pelo prejuízo que a operação Pasadena trouxe à estatal - revelou um zelo pelo interesse nacional que o país desconhecia.

A síntese arrematada da novidade é o empenho do presidenciável Aécio Neves em encaixar uma CPI sobre o tema no calendário eleitoral de 2014.

Band é processada por incitar ódio

http://www.indiosonline.net/
Por Carolina Fasolo, no Observatório do Direito à Comunicação:

O Grupo Bandeirantes de Comunicação vai responder a uma ação judicial por ter veiculado, em rede nacional, duas reportagens com conteúdo discriminatório e informações distorcidas sobre os conflitos fundiários no sul da Bahia, responsabilizando caciques do povo Tupinambá de Olivença por toda a sorte de crimes, inclusive a morte de um agricultor, e acusando os indígenas de invadir fazendas, ameaçar e expulsar moradores.

Aneel rechaça mentira da Cemig-PSDB

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Ontem, a gente publicou aqui o vídeo mentiroso – vamos parar de ter medo da palavra, não é?- veiculado pela Cemig nas emissoras de TV de Minas Gerais, apontando a Aneel e o Governo Federal pelo reajuste que ela própria pediu nas tarifas de luz dos mineiros.

Cubanos falam sobre o "Mais Médicos"

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

O programa Mais Médicos convocou profissionais brasileiros e estrangeiros para trabalharem em locais carentes de atendimento. Se por um lado, isso gerou o descontentamento por parte dos médicos brasileiros (com argumentos que vão do fato de que o programa não resolve o déficit estrutural, material e de equipamentos até o puro corporativismo), por outro as manifestações de apoio mostram que ele foi bem recebido pela camada mais pobre da população.

CPI da Petrobras? Uuuuuuuhhh!

Por Osvaldo Bertolino, no site da Fundação Maurício Grabois:

A tentativa da direita de instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Petrobras é uma jogada que revela muito mais do que a politicagem que lhe é peculiar. Revela também os limites do nosso sistema eleitoral, que permite enviar para Brasília, por meio das urnas dominadas pelo poder econômico, traficantes de drogas, estelionatários, mandantes de assassinatos, lavadores de dinheiro e mais uma gama de contraventores e foras-da-lei.