terça-feira, 29 de outubro de 2019

Óleo, fogo, lama e veneno no Brasil

A era do capital improdutivo

Bolsonaro amplia a miséria e corta BPC

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Nossa dificuldade para separar o principal do secundário chegou a um ponto máximo por esses dias.

Enquanto colunistas e até o decano do STF se indignavam debatendo a semiótica de leões e hienas num vídeo publicado no site de Bolsonaro, a máquina federal ocupada em mastigar direitos dos mais pobres prossegue seu trabalho incansável, sem ser incomodada por ninguém.

Não fosse pelo trabalho do repórter Thiago Rezende, da Folha de S. Paulo, ninguém teria sido informado sobre um novo avanço no programa de exclusão social em curso no país.

Vitória na Argentina e o papel decisivo da TV

Por Antonio Lisboa, no site Jornalistas Livres:

No retorno da esquerda ao poder na Argentina há um personagem fundamental que não pode passar despercebido: a televisão. Não fossem alguns elementos televisivos, dificilmente a esquerda teria vencido ontem. E o que digo aqui não é movido a elucubrações, apego à ideias específicas e especulações teóricas, mas a certos fatos concretos:

1) A enorme ousadia dos empresários que insistiram em manter os riscos financeiros de se sustentar um canal privado de esquerda, o excelente C5N, em pleno governo Macri. No início, o canal sofreu perseguição jurídica e policial e chegou a ser vendido e mudar de linha editorial, inclusive demitindo alguns de seus maiores apresentadores, mais afinados à esquerda. Mas a experiência não deu certo, pois o público cativo do canal já era de esquerda e, meses depois, voltou ao comando original numa aposta corajosíssima de seus empreendedores (sim, neste caso, o termo é este, gostemos ou não). Com o ato ousado, seus principais apresentadores voltaram ao ar, entre eles, Victor Hugo Morales, Gustavo Sylvestre, Pedro Brieger, Ivan Schargrodsky, e outros.

Bolsonaro não está à altura do cargo

Por Umberto Martins

Pressionado pela forte reação negativa da sociedade e do STF, o presidente Jair Bolsonaro foi constrangido a retirar do ar o vídeo bizarro e fascistóide que postou ou mandou postar nas redes sociais. Nesta terça (29), ele confessou que errou, pediu desculpas pelo inacreditável conteúdo e prometeu retratação.

Na peça, temperada pelo amadorismo e a estupidez política, o “Mito” aparece como um leão acossado por hienas. Essas são identificadas como o STF, a CNBB, a ONU e o próprio partido pelo qual se elegeu (PSL), sem contar os inimigos de sempre como PT, PCdoB e MST. Ou seja, revela uma situação de isolamento político da qual se esquiva com a ajuda de outro leão, designado de “conservador patriota”.

Gilberto Carvalho e PT processam a 'Veja'

As caravanas do país na Vigília Lula-Livre

Imprensa e o ovo da serpente do bolsonarismo

O fracasso de Macri e o acerto de Cristina

Bolsonaro patina na economia

Sistema Bolsonarista de TV (SBT) demite!

Por Altamiro Borges

Enquanto o “topa tudo por dinheiro” do SBT bajula o fascistoide Jair Bolsonaro em busca por mais grana, os profissionais da sua corporação empresarial vivem momentos de angústia. Nos próximos dias, o Grupo Silvio Santos deve demitir cerca de 150 funcionários – incluindo jornalistas do Sistema Bolsonarista de Televisão (SBT). O motivo alegado para o facão é a piora da crise econômica, apesar do noticiário da emissora ludibriar seus telespectadores midiotas com a bravata de que o Brasil ruma celeremente para o paraíso.

Bolsonaro, as hienas e o leão acuado

Por Altamiro Borges

O “capetão” Jair Bolsonaro tem mania de perseguição. Ele até parece possuir um grave distúrbio psicológico. Recentemente, o esquizofrênico revelou que dorme com sua arma ao lado da cama para evitar “atentados”. Nesta segunda-feira (28), ele – ou seu filho 02, o Carluxo, que é mais doente ainda e manda na conta do pai no Twitter – postou um vídeo em que se compara a um leão acuado por hienas. A montagem é patética!