quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Abril demite 150. Veja treme!

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

O Portal Imprensa informou ontem que o Grupo Abril, que edita a asquerosa Veja, demitiu 150 funcionários no início desta semana. O drástico facão, que evidencia a crise da editora e do conjunto da mídia imprensa, não teve maior repercussão na imprensa patronal. Ele atingiu profissionais das revistas Alfa, Vip, Claudia e de outros veículos da famiglia Civita. Ainda segundo o Portal Imprensa, “outros cortes não estão descartados. De acordo com apuração da reportagem, ajustes no balanço da empresa motivaram os cortes”.

Tuitaço em apoio à Ley de Medios

Por Altamiro Borges

Por iniciativa de várias entidades latino-americanas, nesta sexta-feira ocorre um tuitaço em apoio à "Ley de Medios", que está prevista para entrar em vigor na Argentina em 7 de dezembro – o 7D da Democracia e Diversidade nos meios de comunicação. A ideia é usar as hashtags #7D, #NOmonopolios e #LeydeMedios para agitar as redes sociais em defesa da democratização dos meios de comunicação e contra os monopólios midiáticos no país vizinho e em todo o continente.  

CPI da Rosemary! E a da privataria?

Por Altamiro Borges

Teleguiada pela mídia udenista, a oposição demotucana começou ontem a colher assinaturas para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito no Senado visando investigar o esquema de venda de pareceres e tráfico de influência denunciado pela Operação Porto Seguro, da Polícia Federal. Ela já está sendo chamada de “CPI da Rosemary”, numa referência à ex-chefe do gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha. O seu intento explícito é o de atingir o ex-presidente Lula.

Lula e a "herança maldita" da Folha

Por Altamiro Borges

Em seu editorial de ontem (5), o jornal Folha de S.Paulo radicalizou ainda mais o discurso contra o ex-presidente Lula. Preocupada com a fragilidade dos demotucanos, a famiglia Frias substitui os partidos da direita e reafirma a sua “posição oposicionista”, como já pregou Judith Brito, executiva do Grupo Folha e ex-presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ). Na prática, a mídia "privada" antecipa a disputa sucessória de 2014. O alvo agora é a “herança maldita” de Lula; na sequência, Dilma será apedrejada!

O fim do monopólio na Argentina

Mídia e crise: o garrote da história

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

Até que ponto o monopólio midiático é responsável pelo 'consenso' que jogou o mundo na pior crise do capitalismo desde 1929? A pergunta não é retórica, tampouco a resposta é desprovida de consequências políticas práticas. Imediatas, urgentes, imperativas.

Quando o jornalismo é covarde

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

“Qualquer jornalista que não seja demasiado obtuso ou cheio de si para perceber o que está acontecendo sabe que o que ele faz é moralmente indefensável”. Janet Malcolm



Barão de Itararé inaugura núcleo no DF

Foto: Richard Silva
Do sítio do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Um bate-papo descontraído, acompanhado de um delicioso churrasco, ocorrido no sábado (1/12), na Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade), marcou o lançamento do núcleo do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé no Distrito Federal. Importantes e históricos militantes da luta pela democratização da comunicação estiveram presentes, numa comprovação da pluralidade e unidade que caracterizam a marca da entidade.

A ficha de 2009 e a foto de 2012

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

A campanha de 2014 começou. Dois anos antes. E a prova disso não é o lançamento prematuro de Aécio Neves à presidência pelo PSDB.

Toda uma rede de militantes – apócrifos, em geral - ocupou a internet nos últimos dias, para uma campanha de ataques múltiplos contra a honra de Lula. A campanha é parecida com aquela feita contra Dilma em 2009 e 2010 – apontando a então ministra como “terrorista” perigosa. Fotos, montagens, “denúncias” falsas alimentaram as redes sociais. Em 2009, Dilma chegou a aparecer ao lado de um fuzil. A “ficha” (falsa) da ministra no Dops (“capturada”) circulou em blogs de extrema-direita.

Niemeyer, um amigo do MST

Do sítio do MST:

Niemeyer foi um sábio, solidário e comunista!

O povo brasileiro e a humanidade perderam um de seus melhores amigos que viveu ao longo do seculo 20.

Niemeyer foi mais do que um arquiteto, foi um amante da vida e um incansável defensor da igualdade entre todos os seres humanos.

Niemeyer, transformador de horizonte

Do sítio da UNE:

A União Nacional dos Estudantes se despede de Oscar Niemeyer com a certeza de ter convivido, nas últimas décadas, com um dos brasileiros mais marcantes para a história da humanidade. Ao doar sua luta e seus traços para a UNE e para outras causas sociais às quais devotava-se, Oscar encontrou um equilíbrio entre arte e política, sonho e realidade, pensar e agir, talento e militância, sabendo exatamente a dimensão de seu legado para a transformação de todo um povo. Niemeyer foi mais que um arquiteto, Niemeyer foi, e continua sendo, um transformador de horizontes.

O jab da Dilma no queixo tucano

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

A presidente Dilma conseguiu aplicar poderoso jab no queixo do PSDB, nesta quarta-feira. Seu plano para reduzir o preço da energia foi aceito pela maioria das empresas do setor, com exceção das três controladas por governadores tucanos. Não vou entrar no mérito da MP, que alguns engenheiros acusam de ser nociva à saúde das estatais. Em termos de embate político, contudo, Dilma deu um drible nos adversários que devem tê-los deixado com a cara de quem passou algumas horas discutindo com Mike Tyson. A medida, que é populista na acepção positiva do termo, ganhou apoio, naturalmente, dos que mais vão lucrar com ela: os industriais.

Regulação da mídia na América Latina

Por Gilberto Maringoni e Verena Glass, na revista Desafios do Desenvolvimento (Ipea):

O debate sobre a regulação dos meios de comunicação gera controvérsias em todo o continente. De um lado, movimentos sociais desejam estabelecer novas regras de funcionamento a um setor que se modifica rapidamente. De outro, empresas acusam tais articulações de quererem uma volta da censura. O que há por trás de cada formulação?

A moral de velhas prostitutas

Por Leandro Fortes, na revista CartaCapital:

Aos poucos, sem nenhum respeito ou rigor jornalístico, boa parte da mídia passou a tratar Rosemary Noronha como amante do ex-presidente Lula. A “namorada” de Lula, a acompanhante de suas viagens internacionais, a versão tupiniquim de Ana Bolena, quiçá a reencarnação de Giselle, a espiã nua que abalou Paris.