sexta-feira, 29 de setembro de 2023

General Girão vai depor na Polícia Federal

Marco temporal: bem mais feio do que parece

Ilustração: Jaguatirika/ Portal de Saberes
Por Bepe Damasco, em seu blog:


Pouca gente prestou atenção nos "contrabandos" legislativos do projeto aprovado pelo Senado que, afrontando decisão do STF, instituiu o marco temporal.

Entre outras barbaridades, os senadores, referendando, na íntegra, o texto vindo da Câmara dos Deputados, decidiram:

- Permitir o contato com os indígenas isolados, expondo-os a doenças.

- Retomar territórios demarcados, em casos de "aculturamento", ou seja, quando, na visão dos governantes, os indígenas deixarem de viver como indígenas.

- Dispensar consulta prévia aos indígenas para construir rodovias, ferrovias, hidrelétricas e instalações militares.

- Vedar a ampliação das reservas impedindo a correção de injustiças cometidas no passado.

Bolsonarismo à moda canadense

Assista e divulgue
Por Jair de Souza

Fiz questão de traduzir ao português e legendar o vídeo deste link (https://youtu.be/LOWoOVizmag) por ver nele a repetição no Canadá de algo que presenciamos há pouco em nosso próprio país.

No intuito de encurralar o novo governo que o tinha derrotado nas urnas, os bolsonaristas tomaram o rumo das atividades de sabotagem, de terrorismo e, para culminar o processo, de golpe de Estado. Infelizmente para eles, tudo deu errado e o bolsonarismo se viu derrotado em todas as instâncias.

Porém, os incansáveis defensores dessa ideologia de extremíssima direita em nosso parlamento não se deram por vencidos, e continuaram buscando maneiras de reverter o curso da história. Uma das possibilidades que lhes pareceu apropriada foi usar as comissões parlamentares de inquérito para, através da habilidade de seus defensores naqueles espaços, livrar a cara de seus dirigentes das acusações fundamentadas e evidenciadas de serem eles os grandes responsáveis por toda a mazela, destruição e afrontas à Constituição que estavam sendo cometidas.

A volta do Brasil ao mundo

General Girão vai depor na Polícia Federal

Charge: Miguel Paiva
Por Altamiro Borges


O deputado federal General Girão (PL-RN), famoso por suas bravatas fascistoides, ainda vai pagar pela língua destrambelhada. Nesta semana, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a Polícia Federal a ouvir o fascista no âmbito do inquérito que investiga as ações terroristas do 8 de janeiro em Brasília.

Segundo postagem do site Metrópoles, “Moraes abriu inquérito para apurar se o deputado incitou os atos golpistas depois de um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). O ministro também solicitou uma investigação para verificar se o político cometeu crime contra o Estado Democrático de Direito e praticou associação criminosa. O magistrado deu 10 dias para que o deputado preste o depoimento. O prazo começou a ser contado a partir de segunda-feira (25), data da publicação da autorização da oitiva”.