sexta-feira, 13 de abril de 2018

Defender a Síria é defender a humanidade!

Do blog Resistência:

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) repudia o criminoso ataque dos EUA, França e Reino Unido contra a República Árabe da Síria, perpetrado na noite (horário brasileiro) desta sexta-feira (13).

Tal agressão viola flagrantemente a legalidade internacional, pois três poderosas nações atacam um outro país soberano, sem declaração de guerra e autorização do Conselho de Segurança da ONU, sob o falso pretexto, já usado na agressão contra o Iraque, do uso de armas químicas.

Sindicato dos Jornalistas de SP sob ataque

Do site do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo:

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) vê-se sob intenso ataque público, desde a última segunda-feira (9/4), realizado por importantes empresas de comunicação – como o jornal O Estado de S. Paulo, a rádio Jovem Pan, a TV Bandeirantes e o site de Veja – e alguns de seus porta-vozes. Seu grande objetivo é afastar os jornalistas do Sindicato, para, dessa forma, enfraquecer a ação coletiva da categoria em defesa de seus salários e condições de trabalho, seriamente ameaçados pelas empresas, que se apoiam para isso na reforma trabalhista de Temer.

Por que Aécio Neves foi parar no hospital

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Aécio Neves sucumbiu à pressão e deu entrada no hospital Santa Lúcia, em Brasília, na manhã desta quinta, dia 12.

Em nota, o nosocômio (adoro esse termo) informou somente que o senador fez exames de rotina e foi para casa por volta das 15h. Não se tem ideia de que medicação tomou para se acalmar.

Aécio é um homem que sente a água batendo na bunda. A coragem nunca foi, como se sabe, uma marca do tucano.

O mundo à beira de um ataque de nervos

Por Flávio Aguiar, na Rede Brasil Atual:

Decididamente vivemos momentos agônicos e carregados de adrenalina.

Assistimos a um aperitivo verbal do que pode ser a promessa do Apocalipse.

Os Estados Unidos acusaram o regime de Bashar al Assad de atacar civis com armas químicas na região de Douma, aglomerado (não dá mais para dizer “cidade”, tamanha a destruição) perto de Goutha, outro aglomerado em disputa entre as forças de Damasco e os rebeldes apoiados pelo Ocidente.

Era Temer: mais 1,5 milhão de miseráveis

Do site Vermelho:

Em 12 meses, o Brasil ganhou 1,5 milhão de miseráveis. Sob o governo de Michel Temer - que alardeia ter encerrado a recessão e reduzido a inflação -, entre 2016 e 2017, a pobreza extrema aumentou 11,2%. Se antes eram 13,34 milhões de brasileiros que viviam nessa situação, no ano passado, esse número aumentou para 14,83 milhões, o que significa mais de duas vezes a população total da Bulgária.

Há um vazio de poder no Brasil

'Justiça' já tirou Alckmin da Lava-Jato

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

Título do post anterior publicado no Balaio na manhã desta quarta-feira:

“Alckmin, Aécio e Paulo Preto: Lava Jato agora tem pressa para pegar tucanos”.

Ainda bem que fiz uma ressalva logo no início do texto dizendo que não acreditava nisso.

Pois agora, no início da noite, apenas algumas horas depois de publicar minha coluna, leio a manchete do UOL:

“STJ tira Alckmin da rota da Lava Jato em São Paulo”.

Os comitês de luta pela democracia

Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

Os dados secos do tabuleiro político não desmentem quem enxergar no Brasil atual o ocaso de uma nação.

Assaltada por assustadora fragmentação de interesses, seu sistema democrático carece de instrumentos, lideranças, projeto e credibilidade para repactuar a sociedade e o desenvolvimento.

Pior que isso.

A peça mais representativa dos interesses populares, indispensável a um mutirão reordenador, foi tirada do jogo em mais um degrau do golpe parlamentar de 2016.

Xadrez do passaralho dos tucanos

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Peça 1 – a lógica do golpe

A lógica do golpe é simples e objetiva.

Há dois focos centrais.

O primeiro, o aprofundamento do desmonte do Estado brasileiro, com as reformas liberais, privatização, destruição do precário Estado de bem-estar construído na última década.

O segundo, a garantia de um presidente de direita nas próximas eleições - ou, na ausência de um candidato competitivo, até mesmo o adiamento das eleições.

Esses são os fios condutores para entender toda a lógica da turma do impeachment.

Por que tenta-se vender a Eletrobrás a galope

Por José Álvaro de Lima Cardoso, no site Outras Palavras:

“O Novo Grande Jogo do século XXI continua a ser, sempre e ainda, sobre energia”. (Pepe Escobar, em Império do Caos).

A privatização do setor elétrico no Brasil, encaminhada de forma apressada pelo governo golpista, será útil para ajudar a resolver os problemas das multinacionais do setor e dos grupos que vão ganhar dinheiro com a privataria, que caracteriza sempre os processos de privatização em todo o mundo. Pretendem privatizar o sistema elétrico brasileiro porque ele é filé mignon e proporcionará muitos lucros aos grupos econômicos que o arrematarem a preço de banana.

Geraldo Alckmin, "santo" para a Justiça?

Do blog: A justiceira de esquerda
Da revista CartaCapital:

Geraldo Alckmin deixou o cargo de governador em São Paulo para disputar as eleições presidenciais pelo PSDB. Ao abrir mão de seu mandato, ele tornou-se potencial alvo da Lava em São Paulo, pois perdeu o foro privilegiado. O Superior Tribunal de Justiça tirou, porém, o tucano do alvo dos investigadores da operação no estado.

A investigação contra Alckmin teve início em novembro de 2017. Ele foi apontado por delatores da Odebrecht como beneficiário de 10 milhões de reais em caixa dois nas campanhas ao governo paulista em 2010 e 2014. O nome do tucano chegou a ser associado ao apelido "santo" presente em uma planilha da empreiteira como destinatário de recursos ilegais.

E pra não dizer que não falei de Lula!

Por Cezar Britto, no site Congresso em Foco:

Cada dia na cadeia era mais um dia que eu queria lutar por meus direitos. Devo esclarecer, de logo, que esta frase não fora pronunciada por Frei Caneca, Gandhi, Graciliano, Gramsci, Malatesta, Mandela, Prestes, Tiradentes ou qualquer outro prisioneiro liberto das grades para correr livre no mundo da história. Mas, confesso, que ela ficou gravada e cravada em minha memória e a escuto como mantra reativo, constantemente, quando me deparo com argumentos punitivistas e moralistas que apontam a prisão como solução para todos os males do mundo. A prisão do outro, é claro!

Curuguaty e o papel da mídia paraguaia

Enviado por Leonardo Severo

Mais novo livro do jornalista Leonardo Wexell Severo, “Curuguaty, o combate paraguaio por Terra, Justiça e Liberdade” (Editora Papiro, 96 páginas, R$ 20) será lançado no próximo dia 27 de abril, sexta-feira, na livraria Martins Fontes da avenida Paulista, em parceria com o Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (CPC-UMES).