terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Mídia agora posa de vítima

Por Altamiro Borges

Os barões da mídia têm muita flexibilidade tática. Eles são hábeis e rápidos. No início da “jornada de junho”, no ano passado, a mídia exigiu dura repressão contra os “vândalos” em luta pela redução da tarifa do transporte – no que foi prontamente atendida pelo tucano Geraldo Alckmin. Na sequência, diante da ampliação do movimento e da ausência de pautas bem definidas, ela tentou pegar carona nos protestos, impondo a sua agenda oposicionista. A expressão mais grotesca desta manobra se deu com Arnaldo Jabor. À noite, na TV Globo, ele disse que os jovens “não valem nem 20 centavos” e merecem porrada! Depois, na rádio CBN, do mesmo grupo, afirmou que os protestos eram “lindos”, mas orientou que eles deveriam ter eixo – contra o governo Dilma! Agora, diante da trágica morte do cinegrafista Santiago Andrade, da Band, a velha mídia usa a mesma tática marota!

Sheherazade provoca Silvio Santos

Por Altamiro Borges

Rachel Sheherazade, a nova musa da direita nativa, não está disposta a recuar diante das críticas e garante que seguirá utilizando uma concessão pública de televisão para incitar diariamente o ódio na bancada do SBT. Em entrevista ao portal Imprensa, ela foi taxativa: “Não me arrependo de nenhum comentário que fiz”. Já no artigo publicado nesta terça-feira (11) na Folha, ela reafirmou as suas posições preconceituosas. Nesta queda-de-braço, porém, a agressiva apresentadora pode dançar. Ela virou alvo de entidades de jornalistas, não agrada seus “colegas” de trabalho e foi criticada até no Congresso Nacional. O pior: o dono do SBT, Silvio Santos, parece preocupado com o desgaste causado por sua fanática direitista.

Abril está à venda. Veja sobreviverá?

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

O amigo Cido Araújo, dirigente sindical demitido arbitrariamente pelo Grupo Abril e um dos líderes do movimento dos blogueiros progressistas, acaba de me enviar uma bombástica notícia. Ela foi publicada no sítio de negócios “Info Money” e reforça os boatos de que o império midiático da famiglia Civita, que edita a revista Veja, está em crise. Segundo a matéria, assinada por Leonardo Silva, “a Abril Educação deu uma sinalização clara nesta terça-feira (11) de que poderá ter novo controlador... A Abrilpar confirmou a contratação do Itaú BBA e do BTG Pactual para analisar ‘oportunidades estratégicas relacionadas ao investimento na Abril Educação’, podendo inclusive envolver a alteração no controle da empresa”.

Os processos de Kamel contra blogueiros

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:
 

A Justiça brasileira lida de duas formas com processos de imprensa.

Quando o processo é contra blogueiros indefesos, ela é rigorosa.

Quando o processo é contra jornalistas de grandes companhias, ela é o oposto.

Cuidado com a tese do terrorismo

Por Cadu Amaral, em seu blog:


Após a morte do cinegrafista da TV Bandeirantes por ter sido atingido por um rojão enquanto cobria uma manifestação no Rio de Janeiro, voltou com mais força o debate da criminalização de atos de rua, principalmente se o uso de máscaras estiver em voga. Para o caso de “atos de violência”, a princípio depredação de propriedades privas e públicas. Também se discute a tipificação de ato de terrorismo.

Por mais sensatez nos protestos

Por Yuri Soares, no sítio Página-13:

Após a morte de um cinegrafista atingido por um rojão é imperativo abrirmos um debate sério e profundo sobre os rumos que os atos tem tomado.

Primeiramente defendo que os culpados pela morte do trabalhador sejam devidamente punidos após julgamento dentro dos trâmites legais. Não se pode contemporizar e transigir quanto a isso. Argumentar que a polícia mata muito mais (o que é verdade) não justifica, pois se começarmos a fazer contas assim sairemos todos perdendo.

"Mais repressão" não serve à democracia

Por Breno Altman

A comoção provocada pela morte do cinegrafista Santiago Andrade tem produzido importantes debates sobre violência política. Um dos focos dessa discussão é desmascarar a prática black bloc como veneno no interior de alguns movimentos sociais, ao sabor dos que desejam criminalizar a mobilização popular e tonificar o aparato repressivo do Estado.

O Brasil na encruzilhada


Editorial do sítio Vermelho:

O fenômeno é cíclico e aparece, obviamente com peculiaridades de tempo e lugar, com maior intensidade, nos momentos em que o vértice do poder político é alvo de disputa aberta, com a aproximação das eleições presidenciais. O país encontra-se diante de uma encruzilhada.

Argentina sob ataque especulativo

Por Emir Sader, no sítio Carta Maior:

O capital especulativo se volta concentradamente sobre as economias do Sul do mundo, como resultado das politicas norte-americanas de manobra protecionista a favor da sua moeda. A América Latina é um alvo prioritário dessas operações e a Venezuela e a Argentina, em particular.