domingo, 10 de fevereiro de 2019

Mídia respalda ‘licença para matar’ de Moro

Por Altamiro Borges

Por sua obsessão contra Lula e às forças de esquerda e sua adoração ao deus-mercado, a imprensa burguesa transformou o juiz Sergio Moro – chamado por muitos magistrados de juizeco inexpressivo do interior do Paraná – em herói nacional.

Na mídia falsamente moralista, ele virou capa das revistonas, manchete quase diária dos jornalões e destaque nos telejornais. Foi inclusive agraciado com vários prêmios pelos ‘éticos’ e bilionários herdeiros de Roberto Marinho, o imperador da Globo.

Governo Bolsonaro espiona igreja católica

Da revista Fórum:

O governo de Jair Bolsonaro tem um novo inimigo: a igreja católica. De acordo com reportagem do Estadão publicada neste domingo (10), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) tem espionado cardeais brasileiros pois eles estariam articulando junto ao Vaticano debates em torno de uma “agenda progressista” que podem fazem forte oposição ao governo.

“Estamos preocupados e queremos neutralizar isso aí”, disse o ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno.

França: Quando tudo sobe à superfície

Por Serge Halimi, no jornal Le Monde Diplomatique-Brasil:

Em Paris, em 15 de dezembro de 2018, três “coletes amarelos” se revezavam na Casa da Ópera para ler uma mensagem dirigida “ao povo francês e ao presidente da República, Emmanuel Macron”. Já de início, o texto anunciava: “Este movimento não pertence a ninguém nem a todos. Ele é a expressão de um povo que, há quarenta anos, se vê despojado de tudo que lhe permitia acreditar em seu futuro e em sua grandeza”.

As milícias virtuais usam "Vovô da Slime"

Vovô da Slime
Por João Filho, no site The Intercept-Brasil:

“Hoje é o dia mais feliz da minha vida”, contou Nilson Papinho, 72 anos, em um vídeo que viralizou e fez dele o grande youtuber do momento. Nilson finalmente havia conseguido fazer a sua slime — uma massa que estica e puxa adorada pela criançada. Papinho mora no interior de São Paulo com esposa e filho, leva uma vida simples. Há 11 meses, ele grava vídeos para o seu canal, onde costuma mostrar o seu café da manhã, as árvores do seu quintal, as plantas do seu jardim, os passarinhos que o visitam. São altas doses de fofura por vídeo. Não tinha como o vovô youtuber não cair nas graças do país.

Internautas criticam racismo no BBB da Globo

Da revista CartaCapital:

A hashtag #bastaderacismonoBBB está entre as mais comentadas no Brasil, com cerca de 22 mil tweets neste domingo, 10. A maioria das reações refere-se a uma atitude do participante Maycon, de 27 anos, barman na cidade de Piuhmi, Minas Gerais.

O brother disse que sentiu uma energia negativa após ver uma cena entre os participantes Rodrigo, 40 anos, cientista social especializado em direitos humanos, do Rio de Janeiro, e Gabriela, 32 anos, designer gráfica e percussionista de Ribeirão Preto, São Paulo.

Sabotagem ao Papa por bispos conservadores

Por J. Carlos de Assis, no Jornal GGN:

Nasci num ambiente católico mas não sou praticante. Entretanto, nos anos recentes, desenvolvi profunda simpatia em relação ao Papa Francisco pelo seu compromisso inarredável com os pobres e desassistidos. Todas as pessoas preocupadas com a justiça social, em todas as suas dimensões, e em especial na dimensão política, tem no Papa Francisco o líder mundial mais eminente da atualidade. Ele trouxe a Igreja Católica a uma posição moral que não se compara à posição de nenhum dos seus predecessores na era moderna.

O novo contrabando de Moro

Por João Telésforo, no site Outras Palavras:

Entre as propostas apresentadas pelo Ministro Sérgio Moro na segunda-feira, 4 de fevereiro, como parte de seu pacote de medidas “anticrime”, uma das mais graves e perigosas é a importação do “plea bargain” (ou “plea bargaining”), instituto fundamental do sistema de justiça criminal dos Estados Unidos – país com maior população carcerária do mundo. Nesse modelo, o Ministério Público e o investigado ou denunciado podem celebrar acordos de não persecução penal ou de redução de penas, mediante confissão de culpa.