segunda-feira, 8 de abril de 2019

Mais obscurantismo no Ministério da Educação

Editorial do site Vermelho:

A troca de ministros da Educação pelo presidente Jair Bolsonaro, substituindo Ricardo Vélez Rodríguez por Abraham Weintraub, é mais de forma do que de conteúdo. Na essência, prevalece o discurso do bolsonarismo, a pregação falaciosa de que o “comunismo” e o “marxismo cultural” se apossaram das universidades e das escolas em geral. São dois estilos: sai o obtuso Rodríguez, que com suas diatribes e atitudes tresloucadas paralisou a educação, e entra o trêfego Weintraub.

Bolsonaro balança mas não vai cair

"Cidadão de bem" ameaça repórter da Globo

Por Rafael Duarte, no site Saiba Mais:

Formado em Direito e Jornalismo, Erik Procópio é um autêntico “cidadão de bem”. Eleitor de Jair Bolsonaro e fã do ex-juiz e atual ministro da Justiça Sérgio Moro, usa as redes sociais para disseminar ódio e ofender políticos adversários, especialmente filiados ao Partido dos Trabalhadores.

No domingo (7), Procópio usou o twitter para ameaçar de morte o repórter da Rede Globo Carlos Delannoy, autor de uma reportagem no programa Fantástico sobre o fuzilamento de um músico no Rio de Janeiro por soldados do Exército. O veículo em que Evaldo dos Santos Rosa estava com a família foi alvejado por cerca de 80 tiros, no bairro de Guadalupe, zona Oeste do Rio.

Golpe da Previdência prejudica municípios

Por Ary Vanazzi

A Associação Brasileira de Municípios (ABM) está preocupada com os impactos negativos da Reforma da Previdência, nos termos que está sendo colocada pelo presidente Jair Bolsonaro. A proposta está tramitando no Congresso Nacional e os gestores municipais precisam estar cientes dos problemas que advirão com esta reforma. A nossa entidade está atenta e já posicionou-se contra. Aliás, a única entidade nacional municipalista que está lutando contra o projeto.

Lula Livre sintetiza a luta pela democracia

Por José Reinaldo Carvalho, no blog Resistência:

Qualquer abordagem sobre o quadro político nacional hoje estará fora de foco, será incompleta e unilateral se não considerar o significado essencial da luta pela libertação do presidente Lula do encarceramento a que está injustamente condenado.

A bandeira Lula Livre expressa com toda a clareza e contundência o contraste com o regime de extrema-direita, diretamente comandado pelas Forças Armadas, na linha direta de continuidade com o golpe parlamentar e judiciário de 2016.

A rigor, a bandeira de resistência democrática em torno da gigantesca figura de Lula já havia prevalecido no movimento democrático e popular mesmo antes de sua prisão, desde a pré-campanha das eleições presidenciais, em 2017 e 2018 e no período em que, já encarcerado, o ex-presidente foi oficialmente proclamado candidato.

Nazistas brasileiros veneram Bolsonaro

Por João Filho, no site The Intercept-Brasil:

Jair Bolsonaro mais uma vez virou chacota internacional. Após visitar o Memorial do Holocausto em Israel, escreveu no livro de visitas do museu: “aquele que esquece seu passado está condenado a não ter futuro”. Minutos depois, em entrevista aos jornalistas brasileiros, Bolsonaro desrespeitou a memória das vítimas do holocausto ao dizer que o nazismo foi um movimento de esquerda. É uma versão fabricada por doentes que não encontra respaldo de nenhum historiador vivo ou morto, de esquerda ou de direita, mas que virou um hit da internet na Nova Era. Nunca houve dúvidas de que o nazismo abominava os ideais de esquerda, tanto que judeus dividiam os campos de concentração e as câmaras de gás com esquerdistas.

Lula é a voz da resistência

Por Dilma Rousseff, em seu site:

Carta de Dilma Rousseff a Lula

Querido Lula,

Hoje faz um ano que você foi jogado numa cela e lhe impuseram o sofrimento e a solidão que as tiranias costumam infligir aos seus maiores adversários.

A cada dia que passa cresce o número de brasileiros e brasileiras, de cidadãos e cidadãs em todo o mundo que se revoltam com sua prisão sem crime, e por isso sem provas.

Não houve um único dia nesses 365 dias de isolamento em que não se ouvissem exclamações de indignação, gritos de denúncia e brados de repulsa contra a brutal injustiça da sua condenação apoiada unicamente em manipulações do processo legal e no interesse de lhe afastar povo e impedir sua volta à presidência da República.

Crise política e o fator Hamilton Mourão

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Peça 1 – a onda da pacificação

É curioso como ocorrem as grandes inflexões na opinião pública. Cria-se uma onda que engole o mundo político, midiático, libera a besta das ruas, promovendo os surfistas que conseguem cavalgá-la e afogando os que são apanhados no contrapé.

Há casos em que a onda é tão forte que se torna irreversível. Foi assim com o fascismo italiano e espanhol, com o nazismo, e com os golpes militares na América Latina. Mas, na maior parte das vezes, dependendo do maior ou menor avanço institucional do país, o clima permanente de ódio cansa e as ondas refluem. Se não tem forças para completar o ciclo, e instaurar uma ditadura fascista, esvazia-se com o tempo.

Os pés e a cabeça do sindicalismo

Por João Guilherme Vargas Netto

O modelo sindical adotado no Brasil desde a década dos anos 40 do século passado que se consolidou em duas constituições democráticas e atravessou a própria ditadura militar garantiu a existência de um dos mais fortes movimentos sindicais do mundo.

A ele se deve um rol de conquistas – redução da jornada, 13º salário, férias remuneradas, proteção à gestante, proibição de trabalho infantil, melhoras na situação sanitária dos locais de trabalho e muitos outros, até chegarmos à maior conquista sindical neste século XXI, a lei de valorização do salário mínimo.

Doria acelera o desmonte da cultura

Manifestação pela Cultura. Av. Paulista, 07/4/19
Por Altamiro Borges

Neste domingo (7), artistas e apoiadores de diversas áreas realizaram uma irreverente passeata na Avenida Paulista contra o corte de 23% no orçamento da Secretaria da Cultura de São Paulo. O tucaninho João Doria, alinhado com o truculento Jair Bolsonaro, parece decidido a promover a destruição das atividades artísticas. O cerco fascista à cultura está em plena marcha. Antes de completar 100 dias de gestão, o novo governador promove uma milionária reforma do Palácio dos Bandeirantes e, ao mesmo tempo, anuncia o desmonte de vários equipamentos culturais no Estado mais rico da federação.