quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Partidos condenam golpismo da oposição

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Altamiro Borges

Diante da ofensiva da direita contra o ex-presidente Lula, os partidos que compõem a base de apoio do governo Dilma divulgaram hoje nota de repúdio às ações golpistas. A partir da “reporcagem” da Veja do último final de semana, que acusou Lula de ser “o chefe do mensalão”, PSDB, DEM e PPS ficaram agitados e chegaram a cogitar a abertura de um processo contra o ex-presidente. Na sequência, eles até recuaram, mas apenas no aguardo do melhor momento para dar o bote.

Leia a íntegra da nota:

“Grampinho” ACM Neto pede desculpa

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Altamiro Borges

O agressivo ACM Neto agora tenta vender a imagem de pacifista. O demo virou um santo. Em campanha para a prefeitura de Salvador, ele disse nesta semana, em pleno horário eleitoral de rádio e tevê, que errou ao afirmar que daria “uma surra” no ex-presidente Lula. A ameaça foi feita em 2005, no plenário da Câmara dos Deputados, e o vídeo com a bravata do “grampinho” se espalhou pela internet – a mídia amiga, lógico, evita repetir a cena deprimente. Agora, porém, ele pede desculpas e afirma que reagiu “de forma indevida”.

Eleição em SP exige correção de rota

http://www.blogaodaeleicao.com
Por Altamiro Borges

A decisiva eleição para a prefeitura da capital paulista só tem duas certezas até o momento. A primeira é que haverá segundo turno – bem diferente do que alguns “calunistas” da mídia previam no início da campanha, garantindo que o tucano José Serra era “imbatível”. A segunda é que o “azarão” Celso Russomanno mantém-se na dianteira e já está garantido no segundo turno. Já no que se refere ao seu concorrente – Serra ou Haddad – não há nada definido. Há muitas pesquisas encomendadas e corrompidas e muita especulação!

Arthur Virgílio “não gosta de pobre”

Por Altamiro Borges

Sem citar o seu nome, o ex-presidente Lula fez ontem à noite (19) duras críticas ao tucano Arthur Virgílio num comício que reuniu milhares de pessoas na populosa e sofrida zona leste de Manaus. “O que me parece é que esse senhor não gosta de pobre e não suporta o cheiro de pobre”, afirmou, relembrando a famosa frase do general João Batista Figueiredo. Lula foi à capital amazonense para expressar apoio à candidata Vanessa Grazziotin (PCdoB), que já disputa a liderança nas pesquisas com o postulante do PSDB.

Globo censura queda de Serra

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Leandro Fortes

Ontem, postei aqui no Facebook uma nota do jornalista Felipe Patury, colunista da revista Época, dando conta que Fernando Haddad, do PT, havia ultrapassado José Serra, do PSDB, na disputa por votos em São Paulo. A aferição havia sido feita via consulta a eleitores por telefone, o chamado “tracking”.

Mídia quer acabar com o jornalismo

Por Dennis de Oliveira, na revista Fórum:

Desde que a presidente da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), Judith Brito, declarou que o papel da imprensa é agir como oposição ao governo (federal, bem entendido), a mídia hegemônica tem abandonado completamente os fundamentos básicos do jornalismo, subordinando-os quase que completamente a uma militância política. Rigor na apuração, critérios os mais objetivos possíveis de construção das pautas e das manchetes, isenção na cobertura de eventos políticos que envolvem, necessariamente, polêmicas partidárias e ideológicas – tudo isto foi abandonado pela auto-decretação de ser oposição ao governo federal.

Cresce a “terceira via” no Brasil

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

Analistas da velha mídia apressam-se em apontar uma derrota acachapante do PT nas eleições municipais. Claro, associam o “resultado” (por enquanto são apenas pesquisas; e o PT – mostra a história – tem candidatos bons de chegada) ao julgamento do chamado “mensalão”. Trata-se de torcida, mais do que qualquer coisa…

"Datafalha" e o golpe paraguaio

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

A Folha (*) expõe uma das etapas do Golpe Paraguaio do Brasil:

RUSSOMANNO SEGUE À FRENTE E SERRA SE DESCOLA DE HADDAD

Segundo o Datafalha, Cerra disparou: foi de 20% para 21%.

Haddad desabou: de 17% para 15%.

STF, mídia e a Constituição ignorada

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Dalmo de Abreu Dallari, no Observatório da Imprensa:

A cobertura do Poder Judiciário pela imprensa, com noticiário minucioso e comentários paralelos, é uma prática muito recente, que pode ter efeitos benéficos em termos de dar maior publicidade a um setor dos serviços públicos que também está obrigado, como todos os demais, a tornar públicos os seus atos, seu desempenho administrativo e a utilização de seus recursos orçamentários.

Governo banca jornalismo marrom

Por Maurício Caleiro, no blog Cinema & Outras Artes:

A muitos intriga a maneira tímida e pouco reativa com que os governos federais petistas têm tratado, desde que assomaram ao poder, órgãos de mídia que praticam um jornalismo de péssima categoria, relegado a quarto plano ante a necessidade de destilar venenos, instilar suspeitas e insuflar ódios contra Lula e o petismo.

Manipulações da Folha e do Datafolha

Por Conceição Lemes, no blog Viomundo:

Na segunda-feira 17, a jornalista Mônica Bergamo, em sua coluna na Folha de S. Paulo, manchetou: “Eu não vou fugir do Brasil”, diz Dirceu.

Ontem, 18, reportagem de Cátia Seabra, também na Folha, afirmou: Abatido, Genoino, se prepara para enfrentar prisão.

Nesta quarta 19, matéria de Daniela Lima, de novo na Folha, assegurou: Haddad diz que é degradante ser ligado a Dirceu, Delúbio e Maluf.

Marcos Valério e a crise do jornalismo

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Na condição de jornalista independente e apartidário, pronto a reconhecer méritos e defeitos de FHC ou de Lula ou de quem mais for, não posso deixar de comentar o episódio Marcos Valério e Lula. Minha experiência em redação pode eventualmente ajudar o leitor a entender melhor o que vê publicado.

Datafolha e Vox Populi: quem mente?

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

A diferença entre as pesquisas Datafolha e Vox Populi sobre a disputa eleitoral em São Paulo que passaram a ser divulgadas a partir da noite da última quarta-feira (19.9) constitui uma verdadeira afronta ao eleitorado paulistano e, portanto, tem que ser esclarecida.

Globo muda e fica igual

Por Marco Aurélio Mello, no blog DoLaDoDeLá:

A rainha da Inglaterra agora tem trono. O prêmio foi recebido hoje por Carlos Henrique Schroder, que assumirá a direção geral da TV Globo, a partir de 1º de janeiro de 2013. Ele substituirá Octávio Florisbal, que deixa o cargo para assumir uma vaga no reformulado Conselho de Administração das Organizações Globo.