quarta-feira, 11 de outubro de 2023

A cobertura da imprensa da guerra em Gaza

O fascismo não passou e é preciso agir

Charge: Gilmar
Por Helena Chagas, no site Brasil-247:


A derrota do fascismo nas eleições do ano passado, muito provavelmente evitando que o país mergulhasse numa ditadura, deu a alguns esperanças de que as trevas fossem página virada.

Quase um ano após a vitória de Lula, porém, constatamos que não. Embora minoritárias, as forças da extrema direita - o fascismo - nos esperam em cada esquina, seja nas redes, nas ruas violentas das grandes cidades ou no debate ideológico-comportamental que alimenta a militância troglodita.

Como já dissemos, elas não representam a maioria do povo brasileiro, de índole pacífica, generosa e não preconceituosa, mas majoritariamente conservador na área dos costumes - e, por isso, presa fácil de um discurso eleitoral que pode, futuramente, reaglutinar o centro conservador e a direita.

Jesus e o genocídio do povo palestino

Arte de Vasco Gargalo para a Festa do Avante, Portugal
Por Jair de Souza


Por ter nascido em uma família de escassos recursos, me vi obrigado a começar a trabalhar com uma idade na qual se esperaria que uma criança estivesse brincando e frequentando a escola. Porém, tendo tão somente onze anos de idade, passei a fazer parte de nossa classe operária, trabalhando em uma fábrica de calçados no bairro do Tatuapé, em São Paulo.

Foi ali naquele ambiente fabril, numa fase de forte efervescência das lutas dos trabalhadores brasileiros, que eu aprendi com meus companheiros de jornadas a ver em Jesus uma luz para nos guiar na busca por um caminho que nos afastasse das condições de penúria em que nos encontrávamos. E eu não andava rodeado de pessoas que mantinham a cabeça no céu e longe da realidade. Aqueles que me falavam de Jesus não se atinham a questões espirituais, senão que apontavam para seu exemplo de vida como um modelo a seguir por quem aspirasse a reedificar um mundo em que prevalecessem a justiça, a solidariedade e a preocupação prioritária com os mais necessitados.

Líder indígena quer Equador unido e soberano

Ricardo Ulcuango Farinango
Por Caio Teixeira e Leonardo Wexell Severo - Direto de Quito-Equador

Em entrevista exclusiva, Ricardo Ulcuango Farinango, reeleito à Assembleia Nacional e ex-presidente da poderosa Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (Conaie), defendeu que o país vá às urnas no próximo domingo “na luta contra o império”, com a consciência de que “é necessário fortalecer a independência, avançando a industrialização para gerar novas fontes de emprego e com maior valor agregado”. Na tentativa de impedir a chegada ao poder de líderes nacionalistas, o parlamentar denuncia “que o império persegue política e judicialmente os líderes progressistas, mesmo sem nenhuma prova, como aconteceu com Lula e Rafael Correa”, alerta para as manipulações midiáticas, fala da derrota da oligarquia e conclama a todos a se manterem vigilantes para impedir uma fraude no próximo domingo (15).

Piso salarial e Previdência Social

Luiz Marinho. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Por João Guilherme Vargas Netto


Ao longo de quase três séculos, paulatinamente, o capitalismo vigente vem se globalizando, eliminando ou incorporando formas anteriores de exploração do trabalho humano, sofrendo crises sucessivas e reorganizando a cada nova etapa as relações de trabalho e as expressões coletivas dos trabalhadores.

A cada desorganização seguia-se uma reorganização, ritmo que foi perturbado na atualidade (desde o desmantelamento da União Soviética), quando à desorganização seguiu-se a continuidade da própria desorganização, tornada possível pelos modernos meios técnicos à disposição dos capitalistas.

Um exemplo dessa situação, aqui no Brasil e no resto do mundo, são os trabalhadores por aplicativo, uma forma descontrolada e abrangente de relações de trabalho precarizadas, ao lado da terceirização, da informalidade, do desemprego e das redes sociais de “empreendedores”.