quarta-feira, 10 de agosto de 2022

TSE virou contraponto à onda fascista

Artistas leem a carta pró-democracia da USP

A cultura e o enfrentamento ao racismo

Militares golpistas sofrem pequeno revés

Haverá guerra em Taiwan?

Jornalistas e a luta pela democracia

Efeitos da visita de Nancy Pelosi à Taiwan

Dallagnol é condenado e está inelegível

A Igreja Universal e o projeto Bolsonaro

A queda de confiança nas Forças Armadas

Charge: Carol Cospe Fogo
Por Jeferson Miola, em seu blog:


A erosão da confiança dos brasileiros nas Forças Armadas tem sido uma constante desde 2019. Esta conclusão pode ser constatada na série de pesquisas anuais sobre Confiabilidade Global realizadas pelo Instituto Ipsos em 28 países.

No ano de 2019 [aqui], 39% dos brasileiros declaravam confiar nas Forças Armadas, segundo o Ipsos. No levantamento de 2021 [aqui], este índice caiu para 35%, e em 2022 [aqui] foi derrubado para 30% – mesmo percentual de intenção de votos do Bolsonaro.

Isso representa uma queda de 23% do número de brasileiros que em 2019 confiavam nos militares, mas hoje já não confiam mais. O descrédito das Forças Armadas brasileiras só não é pior que em outros três dos 28 países pesquisados.

A busca de popularidade das Forças Armadas foi uma obsessão perseguida pelas cúpulas militares para reocuparem espaços de poder. Os índices de aprovação anteriores à eleição do Bolsonaro derivaram de estratégias comunicacionais engendradas para melhorar e reconstruir uma imagem favorável das Forças Armadas no pós-ditadura.