segunda-feira, 5 de setembro de 2022

TSE autoriza chamar Bolsonaro de genocida

Charge: Latuff
Por Altamiro Borges


O genocida Jair Bolsonaro até tentou censurar a verdade, mas dançou. Neste domingo (4), a ministra Cármen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rejeitou mais uma ação em que o partido do fascista, o PL, pedia a remoção nas redes sociais de seis vídeos em que o ex-presidente Lula (PT) critica a condução criminosa do governo federal no enfrentamento da pandemia de Covid-19 e chama o presidente de genocida.

“Há de se registrar, na linha do que decidido pelo Supremo Tribunal Federal, que o direito fundamental à liberdade de expressão não se direciona somente a proteger as opiniões supostamente verdadeiras, admiráveis ou convencionais, mas também aquelas que são duvidosas, exageradas, condenáveis, satíricas, humorísticas, bem como as não compartilhadas pelas maiorias... Ressalte-se que, mesmo as declarações errôneas, estão sob a guarda dessa garantia constitucional”, afirmou a ministra em sua sentença.

Desemprego é o que mais aflige a população

Foto: Jeso Carneiro/Jornal da USP
Por Priscila Lobregatte, no site Vermelho:


O desemprego segue sendo uma das principais preocupações dos brasileiros sob o governo de Jair Bolsonaro (PL), levantando maior temor entre os mais pobres e as mulheres. Pesquisa Ipec mostra que este problema aflige com maior intensidade ao menos 43% da população - ou 73 milhões de pessoas em todo o país.

A pesquisa - que ouviu 2 mil pessoas acima de 16 anos - aponta ainda que a falta de emprego preocupa mais as mulheres, 45%, do que os homens, 40%, o que demonstra que é a fatia feminina da população a mais atingida pela crise socioeconômica dos últimos anos.

Além disso, o levantamento aponta que também figuram entre os que mais temem o desemprego as pessoas que pararam de estudar no ensino médio, (46%) e que sofrem com maior vulnerabilidade social - 53% dos que têm renda familiar mensal de até um salário mínimo.

A arapuca golpista do 7 de Setembro

Charge: Crisvector
Por Moisés Mendes, em seu blog:

É complicada a situação dos oito tios milionários do zap, diante do convite-convocação de Bolsonaro para que estejam ao seu lado no 7 de Setembro em Brasília.

Quantos dos oito empresários investigados por golpismo atenderão aos apelos do líder? Bolsonaro tem defendido o grupo com determinação.

Como contrapartida, faz intimação para que estejam em Brasília no ato pró-golpe que usa o festejo da independência de novo apenas como laranja.

Na quarta-feira saberemos quais empresários se dispõem a aparecer num ato de incentivo à esculhambação da eleição em que o afrontado será de novo Alexandre de Moraes, o ministro que os investiga.

Na semana passada, em campanha no Rio Grande do Sul, Bolsonaro voltou a ofender o presidente do STE por ter dado a “canetada” que autorizou a Polícia Federal a bater nas casas dos empresários.

A ordem de busca e apreensão na casa de Moro

A disputa eleitoral em Santa Catarina

7 de Setembro: última cartada de Bolsonaro?

Tebet e Ciro podem ser decisivos na eleição

Bolívia e Brasil: oportunidades de cooperação

Os agentes da mídia ligados à Rede Atlas

Igrejas evangélicas investem no 7 de Setembro

A democracia e a regulação da mídia