sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

A democracia respira por aparelhos

Por Celso Vicenzi, em seu blog:

A democracia está em crise em todo o planeta. O problema é mais grave e perceptível nos países em que há grande desigualdade social e enorme concentração dos meios de comunicação. O pior sistema político, com exceção dos demais, como definiu Churchill, não enfrenta, nos tempos atuais, apenas problemas localizados, à espera de correções. É a própria essência do sistema que está em xeque, com desdobramentos que apontam para o aumento de violências e guerras.

Por que Moro anulou as perguntas do Cunha?

Por Jeferson Miola

Num dos processos em que é réu na Lava Jato, Eduardo Cunha arrolou para testemunho de defesa, dentre outros, seu sócio golpista Michel Temer.

Em despacho de 28 de novembro de 2016, o juiz Sérgio Moro anulou 21 das 41 perguntas preparadas por Eduardo Cunha para a oitiva de Temer: considerou treze “inapropriadas” e oito sem “pertinência com objeto da ação penal”.

No grupo das “impertinentes”, estavam as perguntas 35, 36 e 37, que se referiam a José Yunes – histórico dirigente do PMDB, super amigo de mais de meio século de Temer e assessor especial da Presidência que se demitiu do cargo ocupado no Planalto depois da publicidade da delação do diretor da Odebrecht Cláudio Melo Filho:

O que o novo Ibope significa para Temer

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Sabe aquele lutador que está nas cordas, sob um bombardeio infernal de golpes do adversário?

Ele está à mercê no ringue, prestes a cair.

É quando soa o gongo. Intervalo. Ele foi salvo pelo gongo naquele assalto.

O drama é que logo vem o assalto seguinte, e então haverá fatalmente a queda definitiva.

Temer está na situação do pugilista em profunda encrenca.

Pacote de Temer reduz multa na demissão

Por Dayane Santos, no site Vermelho:

Afogado em citações de delatores na Operação Lava Jato, o governo de Michel Temer (PMDB) tenta desviar a atenção anunciando um “pacote de medidas”, nesta quinta-feira (15), com a promessa de aquecer a economia e gerar emprego. No entanto, a proposta chamada de “microeconômica” facilita a demissão de trabalhadores e busca garantir o pagamento dos bancos.

Entre as medidas anunciadas pelo ministro da Fazenda Henrique Meirelles está a redução de 10% da multa paga pela empresa na demissão sem justa causa, o que reduz um recurso importante para o trabalhador na hora em que ele mais precisa. A proposta é reduzir um ponto percentual ao ano até eliminar a multa em 10 anos.

Incoerência do Estadão bomba nas redes

Da revista Fórum:

Duas notas, sobre dois assuntos absolutamente iguais, ganharam visões antagônicas no Estadão e estão bombando nas redes. A primeira, de abril deste ano, faz crítica contundente à então presidente Dilma Rousseff, que teria reclamado do vazamento ilegal de conteúdo da delação de Danielle Fontele.



Brasil na contramão da Internet livre

Por Jonas Valente, na revista CartaCapital:

Mais de 40 entidades do mundo todo divulgaram, na última semana, um documento apontando grandes preocupações com retrocessos nas políticas de Internet no Brasil e declarando apoio ao enfrentamento que vem sendo feito pela sociedade civil brasileira, dentro de casa, contra tais medidas.

O “Manifesto de Guadalajara” foi lançado durante o Fórum de Governança da Internet (IGF), principal evento global sobre o tema, que ocorreu na cidade mexicana que dá nome ao texto, entre 5 e 9 de dezembro.

Malafaia e o castigo do fariseu moralista

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Silas Malafaia bateu palmas e soltou os seus “Oh, Glória!” enquanto os que eram vítimas do arrastão policial-judicial que, sob o nome de “condução coercitiva” levava as pessoas nos camburões da PF antes mesmo de terem sido chamadas a depor sobre aquilo de que estavam sendo acusadas.

Agora, o mesmo acontece com ele, acusado de ajudar a lavar o dinheiro que o atual diretor de Arrecadação do Departamento Nacional de Produção Mineral, Márcio Valadares Moreira, através da empresa LCM – Consultoria Financeira Especializada em Municípios Ltda, de propriedade de sua irmã, Lilian.

Ibope confirma desintegração de Temer

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

O insuspeito Ibope – também apelidado de "Globope" – divulgou nesta sexta-feira (16) nova pesquisa de avaliação do covil golpista. Ela mostra que a reprovação ao governo ilegítimo de Michel Temer subiu sete pontos percentuais desde setembro e saltou de 39% para 46%. Apenas 13% consideram a gestão do usurpador como ótima/boa. Outro dado aterrador: 72% dos entrevistados dizem não confiar no usurpador – em setembro eram 68%. Somente 23% ainda (ainda!) confiam no golpista – outros 5% não opinaram. Mais uma pesquisa – com o agravamento da crise econômica e as novas denúncias contra a quadrilha que assaltou o poder – e o Judas vai ficar devendo credibilidade!  

Temer pede socorro aos donos da Globo

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

O Judas Michel Temer está desesperado. A economia afunda em ritmo acelerado, o que gera fraturas no chamado "deus-mercado"; o seu "ministério de notáveis" é uma quadrilha, com seis ministros já defecados e outros na linha de tiro; a briga interna se acirra, com vários partidos da base aliada já ameaçando abandonar o covil à deriva; as pesquisas de opinião indicam sua queda de popularidade; e as delações da Odebrecht não param de mencionar seu nome. Até a mídia chapa-branca já insinua que pode trair o traíra. Diante destas péssimas notícias, que reforçam o slogan dos internautas – "Natal Sem Temer" –, o usurpador desesperado pede socorro... aos donos da Rede Globo.

Silas Malafaia vai para o inferno?

Por Altamiro Borges

O "pastor" Silas Malafaia, famoso por explorar a religiosidade popular e por suas pregações de ódio, pode estar a caminho do inferno - ou, ao menos, da cadeia! Segundo o site G1, da Globo, "o líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo foi alvo de condução coercitiva para prestar esclarecimentos sobre a suspeita de lavagem de dinheiro" na manhã desta sexta-feira (16). Ele é acusado de integrar um milionário esquema de corrupção na cobrança de royalties na mineração. 

A operação da Polícia Federal foi batizada com um nome bem sugestivo: Timóteo. É uma referência a uma passagem da Bíblia: "Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos".