terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Musa da direita do SBT é “fantasma”?


Por Altamiro Borges

A direita nativa está meio órfã. A sua representação partidária está em crise. Os tucanos não têm propostas, não se bicam e não conseguem fazer decolar a candidatura do mineiro Aécio Neves, o cambaleante presidenciável do PSDB. Já o DEM tende a sumir do mapa eleitoral em outubro, com os demos rumando para o inferno – se o diabo deixar! Quanto ao PPS, do servil Roberto Freire, nem vale gastar saliva. Diante deste quadro dramático, a única salvação da direita na atualidade é a mídia, que hoje cumpre o verdadeiro papel do partido da reação. Neste campo, ela conta com antigos e novos heróis. Rachel Sheherazade, apresentadora do telejornal do SBT, é uma destas novas musas dos direitistas nativos.

A TV que exibiu estupro de criança

Por Bruno Marinoni, no Observatório do Direito à Comunicação:

Mais de 30 entidades defensoras de direitos humanos se reuniram nesta quinta-feira, 9 de janeiro, para discutir providências a serem tomadas em relação à veiculação por parte do programa televisivo “Cidade 190” de imagens do estupro de uma criança de nove anos. A matéria foi exibida pela TV Cidade, afiliada da Rede Record em Fortaleza (CE), na última terça-feira, e vem sendo criticada por expor a vítima, desrespeitando uma série de direitos. O caso já está sendo analisado pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC).

Ano novo no Maranhão, mais do mesmo

Por Flávio Dino, no sítio Vermelho:

A cada início de ano, todos nós voltamos nosso pensamento para refletir sobre o ano que passou e dar início a um novo ciclo. Infelizmente, contudo, os primeiros dias do ano no Maranhão foram muito parecidos com o "ano velho". Mais mortes nas ruas e nas penitenciarias, ataques a ônibus, pessoas com medo, violência.

Sarney é cria da Rede Globo

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Um leitor me envia um email engraçado, embora o assunto seja muito sério. Desde que Lula teve que se apoiar em Sarney, poderoso político nordestino, para construir a sua maioria no Senado, a Globo vem tentando detonar o velho cacique do Maranhão e sua família.

Dilma pode mudar um terço do ministério

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Pode chegar a 13 o número de ministérios do governo Dilma que terão novos titulares a partir do começo de fevereiro, o prazo que a própria presidente se deu para fazer a reforma anunciada desde o ano passado em função do ano eleitoral. Dilma viaja dia 22 para Davos, na Suíça, onde participa pela primeira vez do Fórum Econômico Mundial, depois vai a Cuba e, na volta, anuncia as mudanças que vão atingir um terço dos seus 39 ministérios.

Papel distributivo dos acordos coletivos

Por Vitor Nuzzi, na Revista do Brasil:

Janeiro não é mês agradável quando o assunto é orçamento doméstico. Ainda mais quando se vem de um ano difícil, com crescimento menor e inflação preocupante. Mas um fator tem ajudado a, pelo menos, manter o jogo equilibrado: mesmo que o salário do brasileiro esteja longe de ser exuberante, os reajustes obtidos nos últimos anos e o aumento da renda foram determinantes para sustentar a economia. Campanhas salariais com índices acima da inflação correspondem a bilhões a mais em circulação.

Cresce a solidariedade a Genoino

Por Altamiro Borges

Em apenas quatro dias, o site lançado por familiares e amigos de coleta de doações para pagar a multa imposta a José Genoino já arrecadou R$ 201 mil. Pela decisão da Justiça, com base no midiático julgamento do chamado mensalão, o ex-deputado tem até o próximo dia 20 para pagar R$ 667,5; caso contrário, a União poderá cobrar a dívida judicialmente, inclusive confiscando o modesto sobrado do petista na capital paulista. O sítio intitulado “Parceiros da família Genoino” informa que o doador pode contribuir com qualquer quantia e deve enviar e-mail com nome, RG, CPF e cópia do comprovante de depósito.

Os impasses entre Marina e Campos


pigimprensagolpista.blogspot.com.br
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Nos jornais de hoje, Eduardo Campo se esmera em negar que a convocação, para o final da semana, de uma reunião “exclusiva” do PSB para tratar de candidaturas estaduais – sem a presença de Marina Silva – signifique que há um impasse entre ele e os marinistas em torno do apoio à reeleição de Geraldo Alckmin.
Há.

"Rolezinhos" e a luta de classes

O padrão Globo de manipulação

Por Cadu Amaral, em seu blog:

Globo, maior grupo de mídia do país, vende a imagem da perfeição. Tenta fazer parecer que detém a excelência em entretenimento e informação. E sempre, segundo si mesmo, com imparcialidade (isso é um mito, jamais acredite nessa conversa fiada!). As Organizações Globo chegaram a criar um slogan sobre isso: padrão Globo de qualidade. Tudo para criar a sensação de que ela é um exemplo a ser seguido.

A Rosa Vermelha do socialismo

Por Augusto C. Buonicore, no sítio da Fundação Maurício Grabois:

Neste mês se completam 95 anos do brutal assassinato da comunista polonesa Rosa Luxemburgo. Ela foi uma combatente de primeira hora contra o revisionismo teórico que irrompeu no interior da social-democracia alemã. Condenou duramente o oportunismo de direita que ganhava corpo nas direções dos sindicatos alemães, e defendeu a experiência da revolução russa de 1905, especialmente o uso da greve geral como instrumento importante na luta revolucionária. Quando se iniciou a Primeira Grande Guerra Mundial e ocorreu a traição da maioria dos dirigentes da II Internacional, Rosa se colocou ao lado de Lênin contra a guerra imperialista e na defesa da revolução socialista. Foi fundadora do grupo spartakista que daria origem ao Partido Comunista da Alemanha. Após sua trágica morte, Lênin fez uma pungente homenagem à águia polonesa, heroína do proletariado mundial, no discurso de abertura do congresso de fundação da III Internacional.