sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Golpe 16 – O livro da blogosfera

Por Glauco Faria

Há uma nova modalidade de ataque à democracia. Ela é mais sutil. Sem canhões, sem prisões, sem fechamento de veículos de comunicação, sem cassações de deputados, sem tiros, sem violência explícita, sem juízes sendo afastados de suas funções.

É um novo tipo de ruptura democrática, mas é um golpe. Um golpe pós-moderno, que busca prioritariamente fazer o que todo golpe faz, defender interesses do capital. Trata-se de um processo que vem sendo denunciado ainda quando ele era apenas um embrião pelos blogueiros, jornalistas e ativistas que escrevem neste livro. Antes mesmo que os golpeados acreditassem que isso pudesse acontecer.

O SUS na mira do golpe

Por Jeferson Miola

O golpe é a arma da burguesia para alvejar também o capítulo dos direitos sociais da Constituição de 1988.

Um dos principais propósitos do golpe é reduzir e, inclusive, eliminar os investimentos sociais – ou seja, o povo – do orçamento público, para aumentar o superávit primário: aquela parcela formidável da renda pública nacional que deixa de ser aplicada no SUS, na educação, no Bolsa-Família, no Minha Casa Minha Vida e na dignidade do povo brasileiro, para ser canalizada para o sistema financeiro.

Mídia independente resiste ao censor Temer

Por Railídia Carvalho, no site Vermelho:

O governo interino de Michel Temer quebrou contratos de publicidade de 11,2 milhões de reais que a Secretaria Social de Comunicação (Secom) da Presidência da República mantinha com a imprensa alternativa. Carta Maior e Portal Ópera Mundi foram atingidos pelos cortes e realizam campanhas de assinaturas para manter as publicações eletrônicas. Para os veículos, Temer resolveu censurar os portais que denunciam o desmonte dos direitos sociais em vigor no país.

Globo e Moro vão indenizar Lula?

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Globo, Moro, Veja, Folha, Estadão.

Moro, Lava Jato.

Quem vai indenizar Lula pela tortura imposta a ele no caso do apartamento do Guarujá?

Quanto?

Tem preço?

Tanta difamação, tanta perseguição, tanta informação falsa - para afinal a PF concluir que o apartamento não é de Lula?

Triplex não é do Lula. Não vem ao caso...

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Ontem, os advogados de Lula pediram acesso ao processo “secreto” que apura como Lula é o dono do apartamento que não é dele num condomínio no Guarujá.

Ontem também Fernando Rodrigues revelou o relatório da Polícia Federal sobre a compra de apartamentos no mesmo condomínio através de offshores abertas pela picaretíssima Mossack Fonseca, que presta serviços de montagem de empresas em paraísos fiscais para muita gente “boa” no meio empresarial, inclusive para o grupo Globo.

Não há déficit na Previdência Social

Por Odilon Guedes, no site Sul-21:

Tema repetido dia e noite, o déficit na Previdência virou uma verdadeira ameaça contra os trabalhadores. Com essa alegação, Temer defende uma reforma que retira inúmeros direitos do trabalhador. Ao mesmo tempo, preserva os ganhos da elite financeira com o pagamento dos juros da dívida pública – 500 bilhões

Contrariamente ao que se informa, há dados que comprovam superávit no Sistema de Seguridade Social e da Previdência Urbana, que poderia ser ainda maior não fossem os inúmeros artifícios usados para mostrar que há déficit.

Por que destruir o símbolo Lula?

Por Roberto Amaral, na revista CartaCapital:

Apesar de seu significado, de suas consequências e de sua brutalidade política, a tentativa de destruição eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva, em curso, não é a ameaça mais grave que paira sobre o futuro imediato das forças populares, mesmo porque a vida política não se reduz ao processo eleitoral e porque não existem, nesse âmbito, derrotas definitivas, nem absolutas. Basta ouvir a história.

O movimento reacionário que nos governa hoje pensando em um projeto de poder de muitos anos –à margem dos mecanismos da democracia representativa e da soberania popular – volta suas poderosas baterias (políticas, midiáticas, policiais, judiciais) apenas incidentalmente, ou taticamente, para a figura do ex-presidente e eventual candidato à Presidência, pois seu alvo verdadeiro, de vida e morte, é o símbolo Lula, com toda a sua profunda carga emocional.

O golpe patriarcal no Brasil

Por Renata Corrêa, na revista Caros Amigos:

Entre dicas de amamentação e indicações de parteiras e obstetras para um parto humanizado, um grupo de mães no Facebook começou a questionar o sistema patriarcal, e o conservadorismo existente quando o assunto é criação de filhos e o exercício da maternidade. O momento político no Brasil fervia, Eduardo Cunha manobrava o Congresso e o processo de votação do impeachment de Dilma Roussef parecia inevitável. Logo, os debates específicos sobre maternidade não conseguiam mais dar conta de tudo o que aquelas mulheres pensavam e sentiam, e essa inquietação se transformou em atuação política e militância organizada.

Contra a sonegação e os paraísos fiscais

Por Rodrigo Gomes, na Rede Brasil Atual:

A Oxfam, confederação de 20 organizações que atuam em 94 países pelo fim da pobreza e da desigualdade, está em campanha pelo fim dos paraísos fiscais. Uma petição a ser entregue a líderes mundiais do G20, durante reunião de Hangzhou, na China, nos dias 4 e 5 de setembro, coleta assinaturas pelo site da entidade. Para a organização, esse sistema beneficia uma ínfima minoria de pessoas muito ricas e prejudica milhões de pessoas, ao possibilitar que recursos que poderiam ser aplicados no desenvolvimento dos países sejam enviados ao exterior e omitidos.

Reinaldo Azevedo: o rottweiler virou poodle

http://pataxocartoons.blogspot.com.br/
Por Guilherme Boulos, no site Outras Palavras:

Nem sequer Michel Temer foi efetivado como presidente da República, mas sua interinidade já foi o suficiente para ocasionar curiosas metamorfoses no comportamento de muita gente, até mesmo no reino animal. Reinaldo Azevedo, guru da direita delirante, tornou-se conhecido por ataques raivosos, cheios de ranço e impropérios, contra o governo petista. Isso lhe rendeu o apelido de “rottweiler”. Pouco rigoroso, é verdade, já que dos rottweilers Reinaldo possui apenas a raiva, deixando de lado a força e coragem.

Agora, três meses passados do afastamento de Dilma Rousseff, nem a raiva ficou. É difícil encontrar em seus textos uma só crítica ao governo do interino. A agressividade de outrora deu lugar à bajulação. Temer domesticou o “rottweiller”.

OEA já notificou Temer sobre impeachment

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos enviou na data de ontem notificação ao Estado brasileiro, através da Presidência da República, sobre a denúncia feita pelos deputados do PT contra a natureza golpista do impeachment, que violaria os direitos políticos da presidente afastada Dilma Rousseff e dos eleitores brasileiros que lhe conferiram o mandato.

A agenda de luta dos movimentos sociais

Do site da CTB:

Ainda em agosto o Brasil vai assistir ao fim do processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff e conhecer o desfecho desta que é uma das maiores fraudes jurídico-parlamentares que a história política brasileira já testemunhou.

Empenhadas em resistir ao golpe, a Frente Brasil Popular (FBP) e a Frente Povo Sem Medo, movimentos que reúnem dezenas de entidades sociais, sindicais e partidárias, se organizam para protestar nestes dias que marcarão a votação final do processo, com uma intensa agenda de lutas em Brasília e outras capitais, pautada pela defesa dos direitos e da democracia no país.