sábado, 10 de maio de 2014

As causas da onda de linchamentos

Por Marcela Belchior, no site da Adital:

Espancada e morta por vizinhos na cidade de Guarujá (Estado de São Paulo), a dona de casa Fabiane Maria de Jesus, 33 anos de idade, foi atacada por uma multidão que acreditava no seu envolvimento com sequestro de crianças para a realização de rituais de magia negra. A reação da população foi incentivada pela publicação de um retrato falado de uma mulher no Facebook, o que levou a crer que seria ela a suspeita do crime. Seu caso não é único, ela foi a 20ª pessoa assassinada em uma situação de "justiça com as próprias mãos” este ano no Brasil.

Datafolha desmente pesquisa Sensus

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Antes de comentar a pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, vale lembrar previsão feita por este Blog no domingo passado, no post Datafolha desta semana tentará repetir Sensus. O post afirmava que a divulgação da pesquisa levada a campo nos dias 7 e 8 deste mês obedeceria ao que esta apurasse. Abaixo, trecho daquele post.


Sobral Pinto e os crimes do Supremo

Por Antônio Mello, em seu blog:

Durante a ditadura do Estado Novo, de Getúlio Vargas, o advogado Sobral Pinto invocou a Lei de Proteção aos Animais para defender os líderes comunistas Luiz Carlos Prestes e Harry Berger. Será necessário que se faça o mesmo agora?

Em termos de tortura física, evidentemente não se pode comparar as aplicadas a Prestes e Berger (que morreu louco na Alemanha, graças às torturas) com o que está acontecendo agora a dois réus do chamado mensalão.

Barbosa e a justiça do vislumbre

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Após meses de subterfúgios, silêncios, protelações e outras iniciativas que lhe permitiram ganhar tempo, inclusive um surrealista pedido de monitoramento de ligações telefônicas do Planalto, o presidente do STF Joaquim Barbosa fez aquilo que - alguém duvida? - sempre quis fazer.

Negou a José Dirceu o direito de deixar o presídio para trabalhar.

Reforma política ou reforma política

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Impossível não refletir sobre as falhas e insuficiências da nossa democracia quando um aprendiz de ditador de republiqueta travestido de presidente de suprema corte usa e abusa do cargo que ocupa para perseguir os que ele encara como adversários políticos e ideológicos.

O linchamento do jornalismo

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

O enterro da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, linchada no sábado (3/5) num bairro de Guarujá, litoral paulista, mantém no noticiário o festival de horrores composto pelo crime bárbaro em si e por interpretações apressadas e tendenciosas dos jornais.

As boas notícias para Dilma e Aécio

Por Renato Rovai, em seu blog:

A pesquisa Datafolha publicada hoje vai ser interpretada pela oposição como o fim do mundo para o governo Dilma. Mas está longe de ser isso.

A presidenta tinha 38% no último levantamento e oscilou para 37%. A palavra é oscilou, porque a variação está na margem de erro. Ela não caiu. Aécio sim pode dizer que subiu. Ele tinha 16% mês passado e agora está com 20%. E Eduardo Campos oscilou de 10% para 11%.

Juiz acolhe ação contra a Globo

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

É provável que sequer passe em segunda instância. Mas a sentença do juiz Sérgio Fernandes (titular da 2a Vara Civel de Indaiatuba) contra a Rede Globo de Televisão e O Boticário, mais dois jornalistas da emissora, é um marco nas discussões sobre os limites da imprensa – especialmente das concessionárias de serviço público.

Shows, programas sensacionalistas, apologia ao crime, apologia à discriminação e ao preconceito, todos esses crimes – previstos no Código Penal – foram colocados debaixo do tapete da liberdade de imprensa. Até classificação indicativa entrou nesse espaço.

Jair Bolsonaro para presidente

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

De piada sem graça e personagem anacrônico, Jair Bolsonaro evoluiu para sonho de consumo da direita brasileira, a envergonhada e a assumida, e o homem que melhor pode encarnar as aspirações das multidões que vivem semeando o ódio e o golpismo.

Quem precisa de Aécio Neves se tem um Bolsonaro para evitar a “cubanização” do Brasil? Quem precisa de Joaquim Barbosa se tem Bolsonaro para instaurar a pena de morte, a prisão perpétua e os trabalhos forçados para presos?

O Rubicão da reeleição de Dilma

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Embora a oposição se apresse em dizer o contrário e possa, a alguns, parecer paradoxal, o dia de hoje marca trecho final, em condições bastante razoáveis para Dilma Rousseff, do período eleitoral pré-Copa, o mais difícil para a candidatura da atual presidente à reeleição.

A oposição caça Dilma

Por Mauricio Dias, na revista CartaCapital:

A oposição não disfarça mais seu verdadeiro objetivo. É político e não econômico e, muito menos, preocupado com truísmos morais. O que se quer, na verdade, é a cabeça de Dilma e não apurar supostas irregularidades na Petrobras.

Nessa toada, os adversários bateram prontamente às portas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para responsabilizar judicialmente a presidenta por propaganda eleitoral antecipada em razão de um discurso habitualmente feito pelos presidentes no Dia do Trabalho.

Datafolha não desiste do "Volta Lula"

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Lula já repetiu mil vezes que não será candidato e fará campanha pela reeleição de Dilma. Lula e o PT já fizeram dois encontros nacionais para formalizar apoio à reeleição da presidente. Não tem jeito. A nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira, coloca novamente o nome do ex-presidente na lista e praticamente sugere a troca de candidatos do PT. O instituto de pesquisas do jornal Folha de S. Paulo perguntou aos eleitores quem deveria ser o candidato do PT e 58% apontaram o nome de Lula. Entre os petistas, este índice chega a 78%.

A decisão ilógica e cruel de Barbosa

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Do blog de Zé Dirceu:

Há muitos anos os Tribunais brasileiros, em especial o Superior Tribunal de Justiça (STJ), entendem perfeitamente cabível a concessão de trabalho externo para o preso condenado ao regime semiaberto.

É uma questão jurídica pacificada, não existe controvérsia. Como prova, basta observar que o Procurador-Geral da República Dr. Rodrigo Janot, os representantes do Ministério Público do Distrito Federal e os juízes da Vara de Execuções Penais de Brasília, todos, sem exceção, concordaram que os presos da Ação Penal 470, condenados ao semiaberto, pudessem exercer imediatamente o direito ao trabalho externo.

PSB e PSDB rompem namoro

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

A entrevista de Marina Silva à Folha, dizendo que Aécio Neves não tem condições de vencer o PT num eventual segundo turno, trouxe à tona uma nova realidade política. Segundo a Folha, a entrevista foi combinada com a cúpula do PSB, a qual, por sua vez, ainda não engolira uma intervenção de Aécio num fórum na Bahia, dizendo que “não via Campos como adversário”.

Qual o sentido dos protestos na Copa?

Por Emir Sader, no site Carta Maior:

O sentido politico de qualquer fenômeno - uma greve, uma eleição, uma mobilização popular - só é possível de ser captado pela sua inserção na totalidade que o encerra. Até a própria análise da trajetória de um partido - segundo as indicações do Gramsci - não é dado por sua vida interna - que seria uma visão sectária, auto referente -, mas pela relação que esse partido tem com a totalidade da realidade social em que ele está inserido.