quarta-feira, 29 de novembro de 2023

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Globo, Estadão e Folha devem desculpa à Fórum

Jornais escondem fiasco dos manés na Paulista

Charge do Facebook "Flopou"
Por Moisés Mendes, em seu blog:


Folha, Globo e Estadão passaram a semana anunciando, com chamadas de capa, a grande aglomeração de bolsonaristas, diante do prédio do Masp, na Avenida Paulista no domingo.

Seria um ato em defesa dos direitos humanos dos terroristas presos pelo 8 de janeiro, com a presença quase certa (quase) de Bolsonaro.

Foi um fracasso. O vão do prédio do museu tem 74 metros de extensão. Era a mesma extensão do público. Quantas pessoas?

Havia estimativas para todos os gostos. A maioria mais generosa ficou no fim em torno de no máximo 10 mil.

Mais do que chegaram a calcular no meio da tarde. Mas é muito pouco. O que fizeram os jornalões que passaram dias anunciando o grande evento? Esconderam no domingo o fracasso do ato de Malafaia.

Grandes potências e ameaça nuclear israelense

Charge: Mikail Çiftçi
Por Jair de Souza


Vira e mexe, vários países são duramente penalizados pela ONU e pelas grandes potências capitalistas ocidentais sob a acusação de possuírem, ou tentar possuir, arsenais bélicos que são considerados como potencial ameaça para as demais nações.

Quem não se recorda que o Iraque foi invadido pelos Estados Unidos, suas riquezas saqueadas, seu povo martirizado e a vida de seus habitantes arrasada, tudo sob a alegação de que era detentor de armamentos de destruição massiva. Claro, todos sempre suspeitaram que as acusações não passavam de uma balela, um engodo, uma falcatrua, um pretexto, cujo único objetivo era destruir um país que passou a ser o alvo preferencial do imperialismo.

As vitórias da direita na Holanda e Argentina

Charge: Becs/Cartoon Movement
Por Flávio Aguiar

A extrema direita europeia comemora duas vitórias seguidas. A primeira aconteceu além-mar: a de Javier Milei na distante Argentina. A segunda foi em casa: a vitória do Partido pela Liberdade, do radical Geert Wilders, na Holanda. Há traços em comum em ambas as vitórias.

A de Milei teve uma diferença de votos em relação a seu rival Sergio Massa, muito maior do que a prevista nas pesquisas de opinião que lhe eram favoráveis, havendo outras que davam a vitória ao adversário. A de Wilders surpreendeu mais ainda os institutos de pesquisa, pois estes o colocavam num modesto quarto lugar na fragmentada política holandesa, onde há uma miríade de partidos pequenos, médios e grandes.

Justiça Militar condena coronel boca-suja

Por Altamiro Borges


Os milicos metidos nas tramas golpistas seguem sendo tratados com muita discrição e amabilidade. Na semana passada, a Justiça Militar condenou o coronel da reserva Adriano Camargo Testoni a apenas um mês e 18 dias de detenção por postagens ofensivas a seus superiores hierárquicos em grupos de mensagens no 8 de janeiro, data da fatídica tentativa de golpe com invasão e depredação das sedes dos Três Poderes. Prova da bondade extrema na corporação, a pena ainda deverá ser cumprida em regime aberto. Já a mídia abafou o caso!

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Extrema direita vence também na Holanda

Milei dá sinais trocados: leão ou gatinho?

Milei cai na real e convida Lula para posse

A péssima escolha de Gonet para a PGR

Documentos dos EUA reforçam delação de Cid

Charge: Aroeira/247
Por Altamiro Borges


Em entrevista concedida à CNN-Brasil na semana passada, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, informou que os dados já enviados pelos EUA confirmaram parte da delação do tenente-coronel Mauro Cid, o ex-faz-tudo de Jair Bolsonaro. “Começamos a receber as primeiras documentações e informações, que vão corroborando os depoimentos, a própria colaboração premiada. E isso robustece nossas provas”, afirmou.

domingo, 26 de novembro de 2023

AGU cobra R$ 15 mi de bolsonaristas-bomba

Charge: Latuff/247
Por Altamiro Borges


Na quinta-feira passada (23), a Advocacia-Geral da União (AGU) acionou a Justiça para cobrar uma indenização de R$ 15 milhões dos três bolsonaristas presos que planejaram um atentado terrorista com uso de bomba nos arredores do Aeroporto de Brasília, na véspera do Natal do ano passado.

A ação foi protocolada junto à Justiça Eleitoral do Distrito Federal e acusa os fanáticos por dano moral coletivo “causado pela ofensa à democracia e à segurança aeroportuária”. Ela usou como fundamento as provas reunidas nos processos que levaram à condenação de Wellington Macedo de Souza, George Washington de Oliveira e Alan Diego dos Santos Rodrigues.

Extrema direita vence também na Holanda

Charge: Daniel Murphy/Cartoon Movement
Por Altamiro Borges


Não é só a América do Sul que presencia a ascensão das forças de extrema direita – confirmada nas vitórias recentes do “anarcocapitalista” Javier Milei na Argentina, do ricaço Daniel Noboa no Equador e da oposição oligárquica ao presidente Gustavo Petro nas eleições municipais da Colômbia. A Europa também dá insistentes sinais de alerta sobre o avanço do neofascismo no mundo. Na semana passada foi a vez da Holanda.

O Partido pela Liberdade (PVV, na sigla em holandês) venceu as eleições legislativas, obtendo 37 assentos na Câmara Federal, o que significa mais do que o dobro da presença atual e lhe dá ampla vantagem em relação à aliança de centro-esquerda e ao bloco de centro-direita, que elegeram 25 e 24 deputados, respectivamente. Com isso, após 25 anos de presença no parlamento, a extrema direita poderá agora governar o país.

Deputada pistoleira Zambelli segue como ré

Charge: Izanio
Por Altamiro Borges


A deputada Carla Zambelli (PL-SP) segue colecionando péssimas notícias – o que pode indicar que seu mandato está por um fio. Na quinta-feira (23), o Supremo Tribunal Federal formou maioria para manter a parlamentar como ré no processo em que ela responde por perseguição armada contra um jovem negro na reta final da campanha eleitoral do ano passado. Daí o apelido carinhoso de “deputada-pistoleira” dado pelos internautas.

Para além do efeito Orloff

Charge do instagram Zona Curva
Por Roberto Amaral, em seu blog:


Indesejável, o 19 de novembro argentino não surpreendeu àqueles que apreciam os movimentos eleitorais perfurando a superfície das enquetes de opinião. Para esses, o campo da análise é o processo social, lido a partir das lições históricas, simplesmente porque nenhuma eleição por si só constitui um fato, autônomo do ponto de vista fenomenológico: trata-se mais de um desaguadouro de elementos que, em fusão (que supõe contradições e choques), terminam por construir o fenômeno político a considerar. A avaliação necessária é, pois, mais complexa, mas é também a que mais nos aproximará da realidade.

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Mais uma deputada do PL abandona Bolsonaro

O impacto da vitória de Milei na Argentina

O combate ao assédio moral nas empresas

A campanha do Estadão contra a revista Fórum

Charge: Vitor T.
Por Erika Ceconi, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé;

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé se solidariza com o editor de redação da revista Fórum, Renato Rovai, e sua equipe e denuncia a campanha difamatória do jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) contra o veículo, após revelar que é falsa a matéria que tenta ligar o governo Lula e o ministro da Justiça, Flávio Dino ao crime organizado.

Desde que a Fórum publicou uma reportagem com a denúncia contra a editora-chefe de Política do Estadão, Andreza Matais, enviada ao Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal (MPT-DF) por colaboradores do jornal, a revista vêm sofrendo ataques.

Resposta à censura sionista

Ilustração: Omar Bdoor
Por Breno Altman, no site Opera Mundi:

Soube pela imprensa que a Conib (Confederação Israelita do Brasil) teria obtido medida liminar determinando a retirada de algumas das minhas postagens em redes sociais, sob o risco ser multado.

A alegação dessa agência do Estado sionista é que meus textos seriam “racistas”, por sua suposta natureza antissemita. De forma cautelar, sem apreciação de mérito, um juiz paulista teria acatado parcialmente as demandas apresentadas.

O comportamento dessa entidade é previsível. Sua história é repleta de manobras e artimanhas para defender os crimes praticados pelo regime que representa. Também são notórios seus vínculos com a extrema direita brasileira, com a qual partilha os piores valores antidemocráticos.

O debate sobre decisões monocráticas do STF

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Por Bepe Damasco, em seu blog:

A PEC aprovada pelo Senado que limita as decisões monocráticas por parte de juízes do STF e de demais tribunais sofre de um vício de origem insanável: ela nasce a partir da obsessão bolsonarista de retaliar o Supremo devido às posições firmes assumidas pela Corte em defesa da democracia, das urnas eletrônicas, da legitimidade das eleições de 2022 e também na punição exemplar dos golpistas de 8 de janeiro.

Não reconhecer isso equivale a tirar a política do posto de comando e substituí-la por conveniências de determinados grupos e atores políticos. Por exemplo: a PEC não teria a menor chance de prosperar no Senado não fosse o apoio, ora mais velado, ora mais explícito, do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e de Davi Alcolumbre, em tese dois aliados do governo Lula na Casa.

O antissemitismo e o racismo real

Ilustração do Facebook
Por Jair de Souza

No dia de hoje, amanhecemos com a notícia de que Breno Altman, um dos mais respeitados jornalistas de nosso país, tinha sido intimado a retirar de circulação vários de seus textos em que criticava as políticas genocidas que os governantes sionistas do Estado de Israel vêm praticando contra o povo palestino.

A Justiça foi acionada por uma organização que se denomina CONIB (Confederação Israelita do Brasil) sob a alegação de que Breno Altman estava propagando antissemitismo por meio de seus escritos.

Claro que chega a ser estapafúrdia a ideia de que um auto-reconhecido judeu como Breno Altman seja acusado de cometer um crime de difamação racial contra ele mesmo. Na verdade, o que Breno Altman condena sem nenhum subterfúgio é uma ideologia política conhecida como SIONISMO.

A portaria sobre o trabalho aos feriados

Ilustração: Anastasia Sorokoumova
Por João Guilherme Vargas Netto


Oito centrais sindicais e duas confederações de comerciários publicaram (20/11) nota em apoio à portaria 3665 (13/11) do ministério do Trabalho e Emprego que valoriza a negociação coletiva na regulação do trabalho em feriados.

Este apoio implica logicamente a orientação de aplicação imediata dos termos da portaria pelas entidades sindicais onde isso for necessário e viável.

Antes mesmo da nota de apoio e antes de qualquer iniciativa sindical pertinente o peso do mundo empresarial caiu em cima da mídia grande, do Congresso Nacional e dos juízes com um estardalhaço desorientador e hipócrita opondo-se veementemente à portaria, que foi surpreendentemente suspensa.

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Malafaia faz vídeo insultando Moraes

Papa afirma que Israel faz terrorismo

A tendência é Milei afundar a Argentina

Milei venceu para a direita perder

O potro argentino: Milei vai cair do cavalo?

Colagem do site Taringa
Por Haroldo Ceravolo Sereza, no site Opera Mundi:


A vitória de Javier Milei nas eleições presidenciais argentinas não foi uma surpresa.

Mais que um raio em céu azul, o ultradireitista representa um método já em vias de desgaste, mas que ainda mostra sua força em países que não experimentaram o arriscado caos de governos liderados pela extrema direita.

Donald Trump nos Estados Unidos, Jair Bolsonaro no Brasil, Iván Duque na Colômbia, Boris Johnson no Reino Unido: uma série de extremistas chegou ao poder em diferentes países graças à condições políticas muito especiais: a direita tradicional, frente à força eleitoral da centro-esquerda, perdeu o pudor e passou a apoiar aventureiros radicais, numa tentativa irresponsável de evitar novas derrotas.

Clube de bilionários se consolida na política

Por Luís Nassif, no Jornal GGN:


Os pontos centrais a serem analisados, na atual conjuntura política são os seguintes:

O poder do capital

O ponto central, em torno do qual giram todos os demais, é o poder político do grande capital. Ele impôs um modelo econômico que vigorou em todo século 20, venceu o poder dos sindicatos, venceu a disputa com a União Soviética, procedeu ao maior processo de concentração de renda da história.

O modelo político econômico

O modelo se baseava em um simulacro de democracia, onde cada pessoa um voto foi substituída por um dólar um voto. Interessava ao grande capital uma democracia relativa, sem concentração de poder nas mãos de uma pessoa, e com a influência sobre política econômica (através do controle pelos economistas), partidos políticos (pelo financiamento de campanha), Judiciário (com a contratação de grandes escritórios) e mídia (através da publicidade ou da injeção direta de capital).

O uso de crianças para justificar o genocídio

Ilustração: Omar Bdoor
Por Jair de Souza

No vídeo deste enlace (https://vimeo.com/manage/videos/886878629), temos uma belíssima canção. Muito linda de verdade e, ainda por cima, interpretada por um coro de crianças igualmente lindas.

De fato, tudo encantador e maravilhoso, a não ser por um pequenino detalhe: em sua canção, as crianças tecem loas às ações do exército israelense em seu massacre do povo palestino na Faixa de Gaza. E não apenas expressam sua admiração pelo morticínio que está sendo realizado, mas conclamam aos soldados que sigam até o final com sua valiosa tarefa, ou seja, que exterminem a todos os palestinos que ainda permaneçam por ali. Assim, logo, logo, no próximo ano, elas e os seus poderão ocupar todo aquele espaço que está infestado por seres desprezíveis e, a partir daí, reconstruir tudo do jeito que deve ser.

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Globo não renova com TV do corrupto Collor

Por Altamiro Borges


A situação do ex-presidente Fernando Collor de Mello, que encerrou a sua tóxica carreira política como cabo eleitoral do fascista Jair Bolsonaro, está cada dia mais complicada. O colunista Carlos Madeiro postou neste domingo (19) no site UOL que a TV Globo não renovará o contrato com a TV Gazeta, sua emissora em Alagoas, após 48 anos de parceria. “A alegação é de que Collor foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal porque usou a tevê em um esquema de corrupção. A TV Gazeta já está em recuperação judicial desde 2019”.

Deltan é enxotado de universidade no Paraná

O cão chupando manga: Milei vence!

E agora, Milei? Difícil será governar

Eleição de Milei reforça fascismo na AL

domingo, 19 de novembro de 2023

PF investiga navio cabaré com sertanejos

Por Altamiro Borges

Famosos por terem apoiado ostensivamente o “capetão” Jair Bolsonaro, muitos milionários sertanejos seguem metidos em confusões e histórias sinistras. Nesta sexta-feira (17), o jornal O Globo noticiou em primeira mão que “a Polícia Federal investiga uma suspeita de sequestro, assédio sexual e tráfico de pessoas envolvendo o ‘Navio Cabaré’, cruzeiro da empresa PromoAção, que contou com atrações como os sertanejos Leonardo e Bruno e Marrone. Quatro mulheres, com idades entre 18 e 21 anos, teriam sido vítimas do esquema”.

Deltan é enxotado de universidade no Paraná

Charge: Aroeira/247
Por Altamiro Borges


Após perder seu mandato de deputado federal e ser abandonado por seus eleitores em protestos minguados, Deltan Dallagnol agora também é enxotado em espaços públicos. Na semana passada, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) cancelou uma palestra do ex-procurador da midiática Lava-Jato no Salão Nobre da Faculdade de Direito, em Curitiba. Na sua atual fase de chorão, o ex-valentão disse que foi “censurado” pela reitoria. Em vídeo postado em suas redes sociais, o fascistinha afirmou que foi vítima de uma tentativa “de calar a direita”.

Mais uma deputada do PL abandona Bolsonaro

Charge: Gilmar
Por Altamiro Borges


O “capetão” Jair Bolsonaro não deve confiar mais em ninguém, sentindo-se traído e cada dia mais isolado. Na semana passada, ele recebeu mais uma facada. A deputada Marta Gonçalves (PL-CE) assinou um projeto de lei que “concede o título de cidadão cearense ao ministro Flávio Dino”. O site Metrópoles registrou a punhalada:

“O ex-presidente sofreu uma traição dentro do próprio partido, o PL. Uma das principais figuras da legenda no Ceará, a deputada estadual Marta Gonçalves decidiu homenagear ninguém menos do que o ministro da Justiça e Segurança Pública de Lula. Mais que um adversário político, Flávio Dino é visto como um arqui-inimigo do bolsonarismo... O requinte de crueldade não para por aí. A parlamentar é casada com o presidente estadual do PL, Acilon Gonçalves, seu padrinho político e atual prefeito de Eusébio”.

Tarcísio sabota centros de cultura em SP

Charge: Paulo Capilé/Pirralha
Por Altamiro Borges


O governador-forasteiro Tarcísio de Freitas, uma criação do fascista Jair Bolsonaro, adora sabotar os paulistas – principalmente os mais carentes. A jornalista Mônica Bergamo revela na Folha que “o governo de São Paulo não inscreveu municípios no Novo PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento que destinará R$ 500 milhões para a construção de espaços culturais em todas as regiões do Brasil, os chamados CEUs da cultura”.

Governo Lula regula trabalho nos feriados

Charge: Raphael Botelho/STCNI
Por Altamiro Borges

Apesar da fúria dos empresários e da chiadeira da mídia patronal, o Ministério do Trabalho e Emprego decidiu alterar a portaria publicada em 2021, durante as trevas de Jair Bolsonaro, que liberava de forma permanente e irrestrita o trabalho aos feriados e domingos para vários setores da economia sem necessidade de negociação. A mudança beneficiará principalmente os comerciários, as principais vítimas da ganância empresarial.

A portaria 3.665, assinada pelo ministro Luiz Marinho, foi publicada no Diário Oficial da União na terça-feira (14), véspera da Proclamação da República. De acordo com a nova regra, o trabalho aos feriados só poderá ocorrer se estiver previsto em convenção coletiva. A iniciativa do governo Lula atende a uma demanda do sindicalismo e era compromisso da campanha eleitoral.

sábado, 18 de novembro de 2023

Além de golpista, Daniel Silveira é ladrão

A guerra colonial de Israel em Gaza

A carnificina em Gaza foi preparada

A disputa acirradas nas eleições da Argentina

Os efeitos destrutivos de Milei na Argentina

Bolsonaro vai pra cima de Tarcísio Freitas

Política econômica pode ressuscitar Bolsonaro

O factoide da 'dama do tráfico'

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Milei chama democracia de 'tirania da maioria'

Charge: Serko
Por Leonardo Wexell Severo, de Buenos Aires-Argentina, no site do ComunicaSul:

“Temos que pensar se queremos uma tirania das maiorias, isto é o populismo peronista ou voltar a abraçar a liberdade”, vociferou Javier Milei, o candidato neofascista à presidência da Argentina, no esvaziado comício de encerramento de campanha nesta quinta-feira (16), em Córdoba. Em poucos minutos o ultraneoliberal explicitou a sua essência: das mentirosas palavras até a mais grotesca falsificação das imagens.

Conforme Milei, “a seguridade Kirchnerista – a dos presidentes Néstor (2003-2007) e Cristina Kirchner (2007-2015) – nos levou à pior miséria do planeta e quer nos reduzir à segurança das cavernas”. “O liberalismo é o respeito irrestrito ao projeto de vida do próximo, baseado no respeito à propriedade privada, aos mercados livres de intervenção estatal”, assinalou o oposicionista, frisando que é contra garantir ao Estado a capacidade de investir e fazer justiça social, pois isso leva à ditadura imposta pelas multidões. Segundo ele, “para crescer”, é preciso um país castrado de regras e direitos, com sinal verde à exploração.

Al-Shifa será o estigma de Israel

Charge: Omar Sommad
Por Carol Proner e Helena Pontes, no site Brasil-247:

Quem do Brasil acompanha as notícias na Faixa de Gaza sabe que, ao acordar, já acumulamos 5 horas de atraso em relação a tudo que aconteceu no território ocupado e massacrado. A cada manhã nos atualizamos das desgraças da madrugada e dos planos de extermínio do dia que, por lá, já vai pela metade. A novidade da última jornada foi a invasão do Hospital Al-Shifa.

Atacar um hospital é evidentemente proibido pelo direito internacional. As Convenções de Genebra, que limitam o direito da guerra, proíbem ataques contra pessoal religioso, médico e hospitalar e são taxativas quanto a hospitais certificados e identificados como tal. Esse é o caso de Al-Shifa, o maior entre todos e o único com habilidade para tratamento de câncer. Esse é também o caso de outros 11 centros de saúde bombardeados desde o 7 de outubro em mais de 137 ataques registrados pela OMS. Al-Shifa, portanto, não é um caso isolado, embora certamente o mais abominável.

O sionismo é a causa dos problemas

"Eles estavam aqui antes do genocídio em Gaza"
Por Jair de Souza


Uma coisa é preciso ter bem entendida: o sionismo, e os problemas por ele engendrados, é uma criação europeia, de caráter nitidamente colonialista.

É inteiramente falsa a ideia de que o conflito entre o povo palestino e o Estado de Israel seja algo que vem desde a antiguidade. Diferentemente do que oportunistas e espertalhões tratam de difundir, as atuais sangrentas desavenças entre árabes e judeus só ganharam força a partir da criação de um estado de caráter colonial na região da Palestina.

A gênese do problema não está nos povos citados nos escritos bíblicos, como os cananeus, os filisteus ou os hebreus. Os causadores dos transtornos têm outra proveniência, a Europa. Na verdade, o sionismo é a causa dos problemas.

A República, entre atônitos e mandachuvas

Posse de Prudente de Moraes na Presidência da República
no Rio de Janeiro, em 15 de novembro de 1894.
Acervo Histórico/Alesp
Por Roberto Amaral

Segundo o calendário cívico, comemoramos 134 anos de uma República por ser, sucessora de uma velha monarquia, arcaica de nascença, filha do latifúndio e do escravismo, espaço de insurreições, golpes militares, intentonas e muitos anos de ditaduras e governos autoritários. Contados a partir da Constituição de 1891, foram seis estatutos políticos, duas cartas outorgadas e apenas quatro assembleias constituintes. Somente a derradeira, a de 1988, algo próxima da soberania popular, leito onde as democracias recolhem legitimidade. Se, antes, a Independência de 1822 resultara de dispendiosas negociações com o Império inglês, metrópole de Portugal, desta feita a mudança de regime operava segundo a marca indelével de nossa história, da colônia aos dias presentes: a regência política de cima para baixo.

TJ devolve mandato a vereadora cassada em SC

Maria Tereza Capra
Por Edu Reina

A vereadora Maria Tereza Capra (PT), da cidade de São Miguel do Oeste, Santa Catarina, recuperou seu mandato que havia sido cassado num processo político que alegou quebra de decoro parlamentar. Um claro e objetivo caso de lawfare. A petista havia denunciado saudação nazista praticada por várias pessoas, entre elas alguns vereadores do município, num evento que pediu um golpe militar que reuniu dezenas de cidadãos e cidadãs após as eleições gerais do ano passado. A 5ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) concedeu nesta quinta-feira uma liminar num recurso de agravo de instrumento, por dois votos a um.

quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Manifestações bolsonaristas são um fiasco

Os desafios do Sesi na atualidade

40 dias de monstruosidades de Israel em Gaza

Genocídio, Vasco Gargalo/Portugal
Por Jeferson Miola, em seu blog:

O inventário de 40 dias da ofensiva genocida do regime de Apartheid em Gaza é tétrico e aterrorizador.

Ao mesmo tempo em que revisa para menos o número verdadeiro de vítimas mortais no 7 de outubro, Israel aumenta sua fúria devastadora contra os palestinos – ver aqui questionamento de jornalista dos EUA sobre a manipulação da realidade pela propaganda sionista.

Israel intensificou a rotina de assassinatos de crianças, mulheres, idosos, pessoas feridas e desarmadas. E ampliou a destruição de edifícios, hospitais, igrejas, mesquitas, universidades, escolas e da infra-estrutura da Faixa de Gaza.

Fontes da ONU, de organizações humanitárias e agências independentes estimam um nível inaudito e sem precedentes na história a devastação causada por Israel nos territórios palestinos nesses 40 tenebrosos dias:

As vozes que avalizam o terror de Israel

A ideia de justiça de IsraelEmanuele Del Rosso/Itália
Por Moisés Mendes, em seu blog:

Uma das diversões preferidas da humanidade é a tentativa de descobrir o que veio primeiro. Deus ou o diabo? Bolsonaro ou o bolsonarismo com outro nome? O terror palestino ou o terror israelense?

A ordem dos nomes dos personagens na pergunta já sugere escolhas. Por que não perguntar: o terror que veio antes é o israelense ou o palestino?

Por que os palestinos são citados antes? Porque, dirão, a hegemonia retórica é a dos judeus, sempre foi. As grandes corporações mundiais de mídia reproduzem que o terror palestino veio antes, ou de forma genérica o terror muçulmano.

Mas já superamos a fase mais intensa da pergunta sobre quem chegou primeiro ao território onde Israel se instalou e se expandiu. E que era, imediatamente antes, a grande Palestina.

A pergunta agora é: quem começou a matança que não se iniciou com o ataque do Hamas no 7 de outubro? E na sequência aparecem as outras interrogações.

A contradição está nas coisas

Charge do site Dreamstime
Por João Guilherme Vargas Netto


A contradição está nas coisas. Nada ilustra melhor este dito popular da dialética do que o número de reclamações oriundas de processos da Justiça do Trabalho que chegam ao STF buscando revisão, originadas de escritórios de advogados das empresas contestando os julgamentos favoráveis aos trabalhadores e contrários às determinações da deforma trabalhista de Temer.

As informações são da reportagem de capa do Estadinho, do dia 13/11, assinada pelos jornalistas Weslley Galzo e Julia Affonso e registram que, de janeiro à novembro deste ano, o STF recebeu 6.148 processos, 3.334 relacionadas ao direito do trabalho – mais da metade, portanto.

Além de golpista, Daniel Silveira é ladrão

Charge: Aroeira
Por Altamiro Borges


A Agência Brasil revelou nesta terça-feira (14) que “o Ministério Público Federal pediu à Justiça a condenação do ex-deputado Daniel Silveira pelo desvio de R$ 220 mil dos cofres públicos. Ele é acusado de improbidade administrativa. O MPF afirma que Daniel usou a verba de gabinete da Câmara dos Deputados para pagar um serviço que nunca foi prestado”. O truculento bolsonarista, que está preso na penitenciária de Bangu-8 por atentar contra a democracia, agora também é acusado por roubo.

Manifestações bolsonaristas são um fiasco

Reprodução
Por Altamiro Borges


Os bolsonaristas voltaram às ruas neste feriado da Proclamação da República para questionar o resultado das eleições presidenciais, espinafrar as instituições democráticas, atacar o presidente Lula e dar apoio ao “capetão” inelegível. As manifestações, porém, foram um fiasco. Imagens que circulam na internet mostram poucos “patriotários” nos atos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e outras capitais. “Flopou” é o termo mais utilizado nas redes digitais para esculhambar os patéticos golpistas neste 15 de novembro.

terça-feira, 14 de novembro de 2023

As políticas públicas para as periferias

TV Record abafa agressão a Ana Hickmann

Ilustração da ONU Mulheres
Por Altamiro Borges


A TV Record tem abafado o caso gravíssimo da agressão à apresentadora Ana Hickmann, que é funcionária da rede desde 2004. O empresário bolsonarista Alexandre Correa, que é famoso por sua postura agressiva, segue abençoado pelos bispos da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), dona da emissora. O programa Domingo Espetacular, seu jornalístico dominical, sequer noticiou a abertura do boletim de ocorrência contra o agressor.

Segundo apurou o site de entretenimento F5, da Folha, a Record decidiu abafar a violência. “O caso aconteceu no sábado (11), mas veio à tona neste domingo (12). O F5 apurou que a orientação foi pela alta direção da emissora, para preservar a comandante do programa Hoje em Dia. A TV de Edir Macedo só pretende falar do assunto quando a ex-modelo se sentir confortável... Nos bastidores da TV, o fato chamou a atenção porque a Record tem uma forte cobertura sobre casos polícias com celebridades, com direito a retrospectiva ao fim do ano para relembrar as maiores polêmicas. Sua concorrente direta, a Globo noticiou o caso no Fantástico”.

Roraima gasta R$ 17 mi em festa com Safadão

Charge: Sérgio Paulo
Por Altamiro Borges


O governador bolsonarista de Roraima, Antonio Denarium (PP), está metido em outro rolo. O site Metrópoles revela que ele “empenhou R$ 17 milhões para custear uma festa que terá show do cantor Wesley Safadão e homenageará o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). A empresa contratada para organizar a festa é presidida por uma estudante de 23 anos”.

Segundo a denúncia, a gastança é para bancar a 42ª Exposição-Feira Agropecuária de Roraima, conhecida como Expoferr Show, que acontece na cidade de Boa Vista entre os dias 14 e 18 deste mês. “Só o show de Wesley Safadão custará R$ 950 mil ao governo de Roraima. Também foram contratados os cantores Tarcísio do Arcodeon e Dorgival Dantas, por R$ 380 mil cada, e Michele Andrade, por R$ 195 mil”.

Cid dedura: Carluxo chefiava gabinete do ódio

Charge: Nani
Por Altamiro Borges


O tenente-coronel Mauro Cid, o ex-faz-tudo do ex-presidente fujão, segue dedurando os principais mentores golpistas em sua delação premiada. Segundo postagem de Aguirre Talento no site UOL na sexta-feira (11), o milico agora confirmou em depoimento à Polícia Federal que o vereador Carluxo Bolsonaro (Republicanos-RJ), o filhote 02 do “capetão”, comandava o famigerado “gabinete do ódio”, o grupo de assessores do Palácio do Planalto que espalhava fake news e destilava o ódio contra adversários políticos e instituições democráticas.

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Na Europa, a extrema-direita dá apoio a Israel

Ilustração: Sabaaneh
Por Flávio Aguiar

A guerra no Oriente Médio está provocando uma maior inclinação do eixo de grande parte da extrema-direita europeia para o lado israelense do conflito.

O caso mais chamativo desta tendência é o da líder do Rassemblement National - Reunião Nacional - francês, Marine Le Pen. Em declarações à imprensa e no Parlamento Nacional ela manifestou seu apoio irrestrito à sobrevivência de Israel e o seu “direito à auto-defesa”.

Jordan Bardella, o presidente do Partido, complementou: “Para muitos judeus franceses o Reunião Nacional representa um escudo contra a ideologia islamista”.

Críticos da líder francesa veem neste seu movimento uma tentativa - que qualificam como “demagógica” - de apagar o passado antissemita do partido, quando se chamava “Frente Nacional” e era liderado por seu pai, Jean-Marie Le Pen, condenado em processos por minimizar o Holocausto. Apontam que ela está mirando a eleição presidencial de 2027, quando o atual presidente, Emmanuel Macron, não poderá concorrer, uma vez que a Constituição francesa proíbe o exercício de mais de dois mandatos presidenciais consecutivos. E lembram que de eleição em eleição os votos em Le Pen vem crescendo continuamente.

Bolsonaro chupim atrapalhou repatriações

Genocídio em Gaza. E agora, Lula?

Lula vai recepcionar brasileiros repatriados

Hora de endurecer com Israel

domingo, 12 de novembro de 2023

Greve em Hollywood enfrentou a IA

Foto: SAG-AFTRA
Por Altamiro Borges


Após 118 dias de corajosa e criativa paralisação, o Sindicato dos Atores de Hollywood (SAG) anunciou nesta quarta-feira (8) que finalmente conseguiu fechar um acordo com a entidade patronal, a AMPTP. Com essa vitória, chegou ao fim a histórica greve da categoria, iniciada em 13 de julho. O acordo prevê aumento de 7% nos salários, dois pontos percentuais acima do oferecido inicialmente pelos empresários. E o mais importante: ele garante proteções legais aos artistas diante do uso de suas imagens por Inteligência Artificial, a temida IA.

Bolsonaro chupim atrapalhou as repatriações

Frame/Hassam Rabee
Por Altamiro Borges


Após prolongadas e tensas negociações, finalmente os brasileiros conseguiram cruzar a fronteira entre Gaza e Egito, no Portal de Rafah, neste domingo (12). “O grupo de 32 brasileiros e familiares já se encontra em território egípcio, onde foi recebido por equipe da embaixada do Brasil no Cairo, responsável pela etapa final da operação de repatriação”, oficializou uma postagem do Itamaraty no X (antigo Twitter) nesta madrugada.

Segundo relata a Agência Gov, “após o cruzamento da fronteira, o grupo embarca em um ônibus fretado pelo governo federal. Vão seguir viagem até um aeroporto designado pelo Egito. A aeronave VC2, da Presidência da República, aguarda o grupo para iniciar o décimo voo de repatriação de brasileiros desde o início da crise no Oriente Médio. Quando a aeronave da Presidência tocar o solo da capital federal, a Operação Voltando em Paz terá transportado um total de 1.477 passageiros, além de 53 animais domésticos. Três aeronaves da Força Aérea Brasileira e duas da Presidência da República foram utilizadas”.

Magno Malta e Onyx são dedurados por Cid

Fotomontagem HP
Por Altamiro Borges


O tenente-coronel Mauro Cid, ex-faz-tudo do “capetão”, revelou em delação premiada à Polícia Federal que o senador Magno Malta (PL-ES) e o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL-RS) faziam parte do núcleo que incentivava o ex-presidente Jair Bolsonaro a dar um golpe de Estado para impedir a posse de Lula. Eles integravam o “grupo de conselheiros radicais” do fascista, segundo informações da coluna de Bela Megale, no jornal O Globo.

Também faziam parte desse grupo, segundo a delação de Mauro Cid, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), conforme registrou a coluna de Aguirre Talento, do site UOL. Diante de acusações tão graves, todos os envolvidos juraram inocência e apelaram para Deus.

Chico e Caetano processam deputado farsante

Foto: Reprodução
Por Altamiro Borges

Numa atitude que devia ser seguida por todas as vítimas dos difusores de fake news, os consagrados músicos Caetano Veloso e Chico Buarque decidiram se unir para processar o deputado Gilvan da Federal (PL-ES). Em 25 de outubro, o patético bolsonarista rosnou na Câmara dos Deputados contra a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, que prevê repassar R$ 15 bilhões em recursos públicos para o setor até 2027.

Entre outras calúnias, Gilvan da Federal esbravejou que o dinheiro serviria para “seu Caetano Veloso e seu Chico Buarque fumarem a maconha deles e morarem em Miami, nas mansões que eles moram”. O miliciano também atacou a cantora Daniela Mercury como beneficiária da política de fomento à cultura e concluiu: “Para você que fez o L, está aí, dinheiro para a Cultura, para esse pessoal que é milionário fumar maconha”.

A jogada suja de Netanyahu e Bolsonaro

Charge: Emad Hajjaj
Por Moisés Mendes, em seu blog:

A reunião de Bolsonaro com o embaixador de Israel, na Câmara dos Deputados, não teria acontecido se o anfitrião já estivesse preso ou pelo menos se sentisse sem cara e sem forças para aparições públicas.

Mas Bolsonaro anda por aí com desenvoltura e apareceu de terno e gravata para o encontro, dentro do Congresso, com suporte de gente da bancada de extrema direita. Foi assim que deu exposição cerimoniosa ao evento.

Bolsonaro e o embaixador afrontaram Lula, o governo, o Itamaraty, toda a diplomacia, o Ministério Público, o Judiciário, o Congresso, as instituições e o Brasil. Tudo com roteiro e liturgia e numa sala do Parlamento.

Uma afronta com um detalhe só aparentemente insignificante. Assessores e fotógrafos fizeram registros protocolares e foram retirados da sala, porque o resto ninguém poderia ver.

Tem pesquisa para todos gostos na Argentina

Sergio Massa. Foto do site Página 12
Por Bepe Damasco, em seu blog:


Praticamente não há um dia, neste segundo turno na Argentina, em que não sejam divulgadas pesquisas de intenção de voto. Nelas, ora o candidato da União pela Pátria, Sérgio Massa, aparece na frente, ora o fascista escatológico (li esta definição precisa nas redes, mas não lembro do autor, para dar o crédito) Javier Milei é que lidera.

Mas, em todas a diferença é residual, sempre dentro da margem de erro

Se salta aos olhos que a disputa na Argentina é acirradíssima, voto a voto, também vale destacar que, tal qual aconteceu no Brasil, em 2022, uma boa parte das sondagens eleitorais que inundam o país vizinho são feitas por institutos mambembes, sem tradição no mercado, e realizadas por telefone, o que, dizem os especialistas, reduz o grau de confiabilidade dos resultados.

Democracia para uns, escravidão para outros

Ilustração: Latuff
Por Jair de Souza


Tenho a impressão de que todos nós já nos deparamos com a seguinte situação: Ao tecermos alguma crítica à maneira como o Estado de Israel trata a população palestina, recebemos como resposta uma retrucação do tipo: “Israel é a única democracia do Oriente Médio. Ali, há eleições, as pessoas podem assumir sua sexualidade com liberdade, etc.”

Porém, aqueles que nos respondem desta maneira parecem não levar em conta as condições de vida de uma parcela significativa dos habitantes daquele espaço, o povo palestino. Para estes, a tão decantada democracia está longe de existir. Muito pelo contrário, em realidade, os palestinos vivem muito mais próximos da escravidão do que da democracia.

sábado, 11 de novembro de 2023

O ex-sócio indigesto de Flávio Rachadinha

TSE pode atingir em cheio o bolsonarismo

Cid entrega sujeira de Michelle e Eduardo

Brasileiros seguem em Gaza. Retaliação?

O desmonte do setor elétrico brasileiro

Globo corta jornalistas do Valor, CBN e Extra

Charge: Ivan Cabral
Por Altamiro Borges

O Portal Imprensa revela que “ao menos 20 jornalistas foram demitidos no dia 6 de novembro de três veículos ligados às Organizações Globo: jornal Valor Econômico, rádio CBN e Editora Globo. Com o objetivo de enxugar os custos, os cortes atingiram profissionais que atuavam em São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal”.

Ainda de acordo com a nota, “o ‘passaralho’, como é popularmente conhecida a dispensa numerosa de funcionários de uma mesma empresa, atingiu profissionais renomados, como o jornalista Carlos Andreazza, apresentador do CBN Rio e comentarista da CBN São Paulo, e a colunista Berenice Seara, que comentava os bastidores da política no jornal Extra e na CBN”.

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

O ex-sócio indigesto de Flávio Rachadinha

Charge: V.T.
Por Altamiro Borges


Com o título “Os segredos do sócio”, o site Metrópoles postou nesta quinta-feira (9) uma reportagem bombástica contra o senador Flávio Bolsonaro – também apelidado de Flávio Rachadinha. Ela traz as ameaças de Alexandre Santini, ex-sócio do filhote 01 do “capetão” em uma loja de chocolates no Rio de Janeiro. “Se eu quiser, ponho o Flávio na cadeia. Com o que eu tenho na mão, ele vai preso. Sei tudo da vida dele”, detona o empresário. De acordo com a apuração do colunista Rodrigo Rangel, as denúncias têm consistência.

Carla Zambelli vai depor na PF sobre hacker

Israel quer arrastar o Brasil para a guerra

A falácia do déficit zero

Foto: Sergio Lima/AFP
Por Paulo Kliass, no site Vermelho:


Em primeiro lugar, convém esclarecermos alguns entendimentos básicos relativos aos conceitos que transitam no debate atual que os grandes meios de comunicação, e mesmo os representantes do governo, promovem a respeito da política fiscal. Na verdade, a grande imprensa permanece com a mesma postura conhecida de defesa intransigente dos interesses do financismo. Assim, abre suas páginas e telas para criticar a postura do Presidente Lula e para elogiar a conduta conservadora de seu Ministro da Fazenda.

A Folha e o jornalismo de guerra contra Lula

Por Jeferson Miola, em seu blog:

Dia sim e outro também a Folha de São Paulo leva a cabo o jornalismo de guerra contra o presidente Lula e o governo dele.

Por dois dias consecutivos o jornal dedicou a prestigiada página A4, da política nacional, para bombardear gratuitamente Lula e, de maneira sórdida, implicá-lo com milícias e corrupção.

Na edição de 5ª feira, 9/11, a matéria da página A4, ao lado do Painel da Folha, tinha como manchete: “PF vê relação criminosa em mensagens entre ministro de Lula e empresário”.

A reportagem se refere à apuração da Polícia Federal sobre envolvimento do ministro Juscelino Filho em esquemas de corrupção com verbas do orçamento secreto.

Não há, em toda reportagem, a menção a um único fato que possa vincular o presidente Lula e seu governo com as maracutaias do Juscelino, que é bancado no cargo pelo bando extorsionário chefiado por Arthur Lira.