terça-feira, 1 de setembro de 2020

Há antídoto para a máquina de ódio fascista?

Por Felipe Bianchi, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

“É com o veneno da cobra que se faz o antídoto, mas não é bebendo mais veneno que se cura da picada. A desinformação não é a nossa linguagem”, argumenta Diego Dorgam, professor da Universidade de Brasília (UnB) sobre os rumos das ações de rede para setores de oposição ao bolsonarismo.

Dorgam foi responsável por coordenar importantes processos de transformação digital no setor público, nos ministérios da Justiça, Cultura e Comunicações entre 2011 e 2016, como a governança de Tecnologia da Informação, a automação de infraestrutura e a abertura dos códigos-fontes de diversos softwares.

Atlas da violência: O perigo é o governo!

"Não há crise nenhuma no jornalismo"

"A democracia está segura por fiapos"

Mutirão Lula Livre reforça o #AnulaSTF

600 reais até dezembro

Por João Guilherme Vargas Netto

Durante muito tempo em nossa língua, emergente era apenas resultante; depois, em 1844, criou-se o termo emergência, a pressa extraordinária.

Os auxílios emergenciais durante a pandemia carregam hoje os dois significados: são resultantes da situação de penúria de milhões mitigada pelos poderes públicos com imediata doação de dinheiro.

Os 600 reais passaram a ser a síntese desses auxílios (que incluem também os de diversas prefeituras e governos estaduais e da lei Aldir Blanc) tendo sido aprovados pelo Congresso Nacional podendo ser renovados nesse valor enquanto durasse a emergência.

O neonazismo e a campanha antivacinação

Por Jair de Souza

Acabei de receber um vídeo através de uma pessoa conhecida que me disse que também o tinha recebido de uma fonte não identificada.

Ao assistir ao vídeo, de imediato o associei às técnicas neonazistas (e bolsonaristas) para a difusão de mentiras e para espalhar o medo entre as pessoas menos informadas.

Tudo é feito e apresentado para parecer que se trata de alguém sério e responsável (um médico abnegado), lutando contra um monstro global que quer nos dominar. O autor da mensagem do vídeo seria um solitário combatente heróico que se dispõe a ir à luta para impedir que a humanidade seja destruída.

Bolsonarismo: indiferença e individualismo

Por Pedro Carrano, no jornal Brasil de Fato:

No dia 8 de agosto deste ano, o Brasil passava o número de 100 mil mortes.

No mesmo dia, o bolsonarista e assessor parlamentar comissionado, Eder Borges, fazia um post de uma foto com ao menos onze pessoas sem máscara, em Curitiba: “Pequena aglomeração da Direita em nome da causa nobre do churrasco”, descreveu a foto de uma turminha sorridente.

Estavam ali na foto Oswaldo Eustáquio, preso recentemente, acusado de formar uma rede de organização de atos contra a democracia, ele que publica em um site na região metropolitana de Curitiba marcado por várias fake news. E também estava na pose da foto o delegado Gastão Scheffer Netto, candidato fracassado em 2018.

Internautas pedem #600peloBrasil

Por Tiago Pereira, na Rede Brasil Atual:


A redução do auxílio emergencial de R$ 600 para R$ 300 vem causando uma onda de críticas ao governo Bolsonaro nas redes sociais. No Twitter, a hashtag #600peloBrasil, que reivindica a manutenção do valor integral do benefício, alcançou o primeiro lugar, na manhã desta terça-feira (1º) entre os termos mais comentados no Brasil.

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a prorrogação do auxílio para os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. Mas com a parcela menor. Ele esteve acompanhado do ministro da Economia, Paulo Guedes, e de parlamentares da base do governo.

A batalha eleitoral contra o bolsonarismo

Editorial do site Vermelho:

O início das convenções partidárias para as eleições municipais de novembro nesta segunda-feira (31) inaugura também um importante momento da vida política nacional. Nelas, serão oficializadas as candidaturas para prefeitos e vereadores. O próximo passo será a campanha eleitoral, o debate político, fundamental para conquistar votos e fazer a mediação com as demandas das cidades.

O golpe do trabalho aos domingos e feriados

Por Altamiro Borges

O laranjal de Bolsonaro segue bastante funcional à cloaca burguesa – o que ajuda a explicar sua resiliência. O governo acaba de ampliar os ramos econômicos que poderão trabalhar aos domingos e feriados. "Medida foi comemorada pela Fiesp e exime empresas de negociar com sindicatos", aplaudiu o jornal Folha de S.Paulo.

A portaria 19.809, publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira (28), inclui na já longa lista do trabalho aos domingos e feriados o setor da indústria de alumínio; das usinas de açúcar e álcool; dos equipamentos médicos, odontológicos e hospitalares; e a indústria de carnes e derivados, entre outros.

A sobrevivência do jornalismo independente