segunda-feira, 30 de junho de 2014

A força da internet nas eleições

Por Altamiro Borges

Três pesquisas recentes confirmam que a internet, com seus sites, blogs e redes sociais, deverá jogar um papel decisivo nas eleições deste ano. O Instituto Reuters de Estudo do Jornalismo, ligado à Universidade de Oxford (Inglaterra), publicou no início de junho o seu terceiro relatório anual sobre notícias digitais (“Digital News Report-2014”). Feito a partir de entrevistas com 18 mil pessoas em dez países (EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Finlândia, Espanha, Dinamarca, Itália, Japão e Brasil), ele revela que o nosso país ocupa o primeiro lugar no ranking mundial no uso dos meios digitais. Segundo a pesquisa, 87% dos brasileiros conectados à internet têm interesse por notícias de cunho jornalístico.

A Copa e os "arautos do pânico"

Por Hildegard Angel, em seu blog:

Os botequins cariocas estão cheios. As filas dos supermercados são imensas e lembram corredores da ONU, onde todos os idiomas são falados e ouvidos. Gringos em todas as direções, empurrando carrinhos diante dos caixas. Porém, do comércio dos shoppings eles passam longe. As lojas dos ditos “quadriláteros da moda” estão vazias. Os salões de cabeleireiros, às moscas.

Facebook e a manipulação de mentes

Por Robert Booth, no site Outras Palavras:

Ele já sabe se você está solteiro ou em um relacionamento; a primeira escola onde estudou; se ama ou odeia Justin Bieber. Mas agora o Facebook, a maior rede social do mundo, está enfrentando uma tempestade de protestos ao se revelar que descobriu como fazer usuários se sentirem mais tristes ou felizes, com apenas alguns toques no teclado.

Vaias, racismo e ódio ao Brasil

Por Dennis de Oliveira, na revista Fórum:

O Brasil construiu a sociedade republicana com base em três pilares: a concentração de renda como mecanismo central de reprodução rápida do capital, uma vez que o capitalismo das bandas de cá se organiza principalmente para atender as demandas externas; o racismo como mecanismo ideológico para legitimar as desigualdades sociais, por isto há uma coincidência entre a pirâmide social e as hierarquias raciais; e a violência como prática política sistemática e não episódica para garantir a manutenção tanto da concentração de renda como do racismo.

A Copa e a ideologia do fracasso

Por Celso Vicenzi, no site da Adital:

Manchete da Folha de São Paulo de domingo, dia 29 de junho, após a vitória brasileira nos pênaltis contra o Chile: "Júlio César e trave salvam Brasil de vexame em casa”.

Há muito tempo - mas cada vez mais - os maiores veículos de comunicação do país têm feito escolhas editoriais que procuram menosprezar os avanços sociais e criar um sentimento de derrota, em todas as áreas. Tentaram de tudo para transformar a Copa do Mundo num pesadelo nacional e não pouparam más notícias. Algumas catastróficas (caos aéreo, imobilidade urbana, violência etc).

Maior inimigo de tucanos é outro tucano

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Parece sina. A cada eleição presidencial, a história se repete: os tucanos não conseguem se entender para escolher o nome do vice e ficam discutindo a relação até o último segundo. Depois de promover um grande suspense na semana passada, anunciando uma possível surpresa que poderia ser "até uma mulher", Aécio Neves passou esta madrugada de domingo para segunda-feira acertando com o ex-presidente FHC e o governador Geraldo Alckmin quem deveria ser seu companheiro de chapa.

Globo confessa avanços do governo Lula


O jornal carioca publicou, sábado (28), reportagem que reproduz afirmações do ex-presidente Lula, feitas em palestra para dirigentes das Câmaras de Comércio dos países europeus (Eurocâmaras), na última terça-feira. O texto tenta desqualificar parte dos dados que Lula apresentou sobre o desenvolvimento econômico e social do país nos últimos anos.

Quem já perdeu a Copa no Brasil

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

O Brasil não ficou melhor nem pior com o Mundial.

Mas, acima de tudo, a Copa de 2014 está sendo, para os brasileiros, uma experiência cultural confortadora. Não vamos ser completamente ingênuos. A partir da versão que era preciso aguardar desastres inevitáveis e inúmeras provas de incompetência durante o Mundial, o Imagine na Copa e o Anti-Copa só tentavam nos convencer de que um grande fracasso se aproximava. Deu errado.

Plano Diretor e a guerra suja em SP

Por Glauber Piva

Terra. Sem ela, não há política habitacional. Esse é o ponto mais importante do Plano Diretor que, supostamente, deve ser votado em breve pelos vereadores de São Paulo. Mas há também outros aspectos muito interessantes e importantes, como a regulação do adensamento construtivo em eixos de transporte público, investimento em mobilidade, questões ambientais e a busca de uma associação entre a oferta de emprego e o local de moradia. Mas nada mexe mais com o paulistano médio quanto a possibilidade de dar terra, o símbolo da propriedade privada, para moradia popular.

Globo e Ronaldo “sugaram pouquinho”

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Eis que Ronaldo Fenômeno agora diz que “nunca criticou” a organização e parece ter vergonha de ter tido vergonha.

Isso após ficar uma semana aparecendo nos jornais alternando críticas à Copa do Mundo com declarações de amor a Aécio Neves.

E a Globo?

Mais Médicos supera meta; PSDB adoece!

Por Altamiro Borges

No programa “Café com a Presidenta”, nesta segunda-feira (30), Dilma Rousseff anunciou que o programa “Mais Médicos” superou as metas de cobertura e já beneficia 50 milhões de pessoas em todo o Brasil. Para ela, esta é uma das mais importantes conquistas dos brasileiros nos últimos anos. O plano inicial previa atingir 46 milhões de pessoas. Animada com os resultados, a presidenta informou que todos os pedidos dos prefeitos foram atendidos e que o programa já está presente em 3.819 municípios. São 14.462 médicos (brasileiros e estrangeiros) atuando em postos de saúde no país. “O Mais Médicos é uma das nossas ações que aumenta a capacidade de atendimento do SUS [Sistema Único de Saúde]”, festejou.