terça-feira, 7 de maio de 2019

Protestos nas escolas assustam o “capetão”

Manifestantes em frente ao Colégio Militar
do Rio de Janeiro (6/5/19)
Por Altamiro Borges

Milhares de estudantes e professores foram às ruas nesta segunda-feira (6) em várias cidades do país contra a decisão do laranjal de Jair Bolsonaro de cortar mais de 30% nas verbas para a educação. O maior protesto ocorreu no Rio de Janeiro, assustando o presidente fujão – o covarde, segundo ironia do prefeito de Nova York, Bill de Blasio. O site do Jornal do Brasil deu cobertura à manifestação:

“Pais, alunos e professores dos colégios Pedro II (CPII), Aplicação e Centro Federal de Educação Celso Suckow da Fonseca ocuparam as ruas em frente ao Colégio Militar para protestar contra a redução de 36,37% no orçamento anual do CPII, anunciada na semana passada pelo Ministério da Educação. O protesto acontece no momento em que o presidente Jair Bolsonaro faz uma visita ao Colégio Militar”. Um forte aparato militar, com soldados da Polícia do Exército e armamento pesado, foi montado para proteger o “capetão”.

Até quando irá a paciência dos generais?

Por André Barrocal, na revista CartaCapital:

Na sexta-feira, 3, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Rosa, participou de um evento em São Paulo e comentou: “Não tememos o ódio que tenta nos calar. Os protocolos das milícias das redes sociais não assustam os que resistiram aos porões da ditadura”.

São milícias digitais bolsonaristas, vide os tiros virtuais no Congresso e no Supremo Tribunal Federal (STF), destinados a facilitar a vida do presidente Jair Bolsonaro. E não se importam de disparar contra o próprio Palácio do Planalto.

Primeiros efeitos da asfixia sobre a ciência

Por Regiane Oliveira, no site da Fundação Maurício Grabois:

Primeiro a universidade não poderá pagar água e energia. Depois os contratos de prestação de serviços (como limpeza e segurança) deixarão de ser cumpridos. Em seguida, o restaurante universitário ficará sem recursos. Programas de assistência a estudantes pobres também estão ameaçados. E se a medida não for revista, o corte comprometerá as atividades da universidade já no segundo semestre deste ano. 

Este é um resumo dos primeiros efeitos da asfixia financeira de Bolsonaro na educação e ciências do Brasil, divulgado por várias instituições, como a Universidade Federal do Paraná (UFPR), que teve bloqueio de 30% de suas verbas de custeio, em 48 milhões de reais. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que teve suspensão de 41% das verbas destinadas à manutenção, no valor de 114 milhões de reais, apontou ainda o bloqueio de recursos para investimentos que impede o desenvolvimento de obras e compra de equipamentos para laboratórios e hospitais. "Há cinco anos a Universidade vem sofrendo cortes e contingenciamentos sem reposição. Em valores corrigidos, a diferença entre o orçamento de 2014 e o de 2019 é superior a 200 milhões de reais", informou a UFRJ.

Entenda as armadilhas do golpe da Previdência


A reforma da Previdência 2019 volta a tramitar na Câmara dos Deputados esta semana. Nesta terça-feira (7), a Comissão Especial da Câmara que vai analisar o mérito da Proposta de Emenda à Constituição 6/2019, a PEC da Previdência fará a primeira reunião, a partir das 14h30. Estão previstas 11 audiências públicas com cerca de 60 convidados para debater a tentativa de "reforma" da Previdência do governo Jair Bolsonaro.

O presidente da comissão, deputado Marcelo Ramos (PR-AM), afirma trabalhar para aprovar o texto da reforma na comissão e entregar análise ao plenário da Câmara até julho, onde são necessários 308 votos (três quintos dos 513 votos) para a aprovação da medida, por se tratar de uma alteração da Constituição.


Censo do IBGE: Não verás país nenhum

Por Antônio C. Alkmim, no site Brasil Debate:

Vivemos dias dos mais tristes para o IBGE em seus quase 83 anos de existência.

Nem a ditadura militar ousou tanto.

Demissão do Diretor de Pesquisa. Quebra da autonomia técnica. Intervenção externa. Corte drástico do orçamento do Censo. Redução de um questionário fundamental para o diagnóstico social e demográfico do país e planejado há dois anos pelo corpo técnico. Proposta de redução inexplicável da amostra. Indicação de um Diretor de Pesquisa de fora da Instituição, combinada com a emergência de um personagem, que viveu no lusco-fusco técnico e de poder há mais de 30 anos no Instituto e que se presta a assumir a Diretoria de Informática, ao mesmo tempo em que passa a deter o controle operacional da pesquisa.

Bolsonaro apoia Olavo e esbofeteia generais

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Qualquer um perceberia e este blog disse ontem que era vã a esperança dos generais de que Jair Bolsonaro fosse deter a ousadia das suas falanges, personificadas em Olavo de carvalho.

Hoje, num Twitter com toda a “pinta” de ter sido preparado pelo filho Carlos, o presidente mostra que é aquela a verdade e humilha publicamente o porta-voz dos militares, general Eduardo Villas Bôas.

Diz que Olavo de Carvalho se somou à sua luta contra a esquerda e que este “se tornou um verdadeiro fã (sic) para muitos”.

STF pode soltar Lula para retaliar Bolsonaro

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

O fenômeno que fez o STJ reduzir em 1/3 a pena de Lula e o STF permitir que ele dê entrevistas, pode, agora, libertá-lo. Tanto nas Forças Armadas quanto no Judiciário há grande preocupação com o descontrole emocional de Bolsonaro e sua legião de zumbis. O antipetismo está em queda livre no Judiciário, nas Forças Armadas e na mídia.

Em poucos dias, o Brasil se surpreendeu com decisões judiciais de Cortes Superiores a favor do ex-presidente Lula.

Macri quebra a Argentina e frustra a direita

Por Martín Fernández Lorenzo, no blog Socialista Morena:

Em menos de quatro anos o governo de Mauricio Macri, um dos ídolos da “nova” direita brasileira, conseguiu levar a Argentina à ruína e a um provável calote que já está batendo à porta. A revista Forbes publicou no último dia 17 de abril que o país irá repetir o default dos anos de Fernando De la Rúa (1999-2001): “Prepare-se para outro default argentino!”, alertava a publicação. Naquele dia, o dólar estava em 42,36 pesos; nesta segunda-feira está em 45,70 pesos. “A Argentina está à beira do abismo”, ecoava o Financial Times uma semana depois.

O que fez o Rio para merecer um Witzel?

Por Bepe Damasco, em seu blog:                                                                                             

Há alguns anos nem o mais pessimista dos habitantes do estado do Rio de Janeiro poderia prever a aproximação de um tsunami devastador movido a burrice, incompetência, estupidez, violência e falta de escrúpulos representado pela tríade das trevas Crivella, Witzel e Bolsonaro.

Impossível assistir nas redes sociais à palhaçada protagonizada pelo governador do Rio, Wilson Witzel, em Angra dos Reis, sem se perguntar o que nós, cidadãos fluminenses, fizemos para despertar a ira dos deuses.

Sim, porque até mesmo para pessoas não religiosas como eu a esfera da racionalidade parece insuficiente para entender os meandros do fenômeno que levou ao governo de um estado importante com o nosso um sujeito que se gaba de sua vocação para matar.

A quem Bolsonaro baterá continência?

Do site Vermelho:

O mais recente entrevero no interior do governo de Jair Bolsonaro revela bem a essência dos grupos que assumiram o poder. A junção que se formou, reunindo peças mal encaixadas que perfilaram na campanha e na pré-campanha eleitoral, tem se mostrado frágil. A base política de Bolsonaro e seus filhos, as ideias de extrema direita de Olavo de Carvalho, tem se chocado com a ala militar. Esse pensamento medíocre do presidente e sua prole é uma verdadeira ameaça ao avanço civilizacional no país.

Bateu o desespero na economia

Por Luiz Carlos Bresser-Pereira

Em sua excelente coluna de domingo na Folha, Vinicius Torres Freire, diante da estagnação econômica, diz que “começa a bater o desespero”.

“Economistas sorriem amarelo, sem graça com as previsões furadas de recuperação. Mais que isso, parecem desnorteados, sem explicações precisas para o fato de mesmo o broto verde e mirrado do PIB estar murchando. Empresários parecem com medo, nervosos ou acham que a retomada de 2019 deu chabu… Gente do governo começa a falar em ‘pacotes’ e ‘medidas’ para estimular o crescimento.”

Mas como poderia ser de outra maneira?

O que quer Olavo de Carvalho?

Por Manuel Domingos Neto

Os pesquisadores do futuro borrarão seus textos com palavrões.

No movimento militar que proclamou a República, eram corriqueiras expressões agressivas tipo “canalhocracia jurídica”, “pedantocracia fardada”... Ao longo da história republicana, a criatividade na linguagem foi bem exercitada.

Agora, a coisa complicou. Depois de agredir o general Mourão, Olavo de Carvalho chamou um ícone da operacionalidade do Exército, o general Santos Cruz, de “bosta engomada”. Imagine-se o impacto nas fileiras diante desta ofensa à farda!