terça-feira, 3 de julho de 2018

A vitória de Obrador e o alento mexicano

Por Tereza Cruvinel, no Jornal do Brasil:

A derrota no futebol sempre dói mas, para os mexicanos, a volta da seleção para casa, depois de perder ontem para o Brasil, deve ter sido uma dor mitigada pelo resultado eleitoral de domingo, quando elegeram presidente, por larga margem de votos, o candidato progressista Andrés Manoel López Obrador, o AMLO.

Mais que uma alternância no poder, que raramente escapou ao PRI desde 1929, a vitória de Obrador será um teste para a democracia mexicana e para os limites do mercado, desafiado a assimilar um governante contrário às receitas neoliberais, começando por sua proclamação da vitória: “para o bem de todos, primeiro os pobres”.

Janaína, Bolsonaro e o golpe dos fascistas

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A gravidade do momento em que vivemos pode ser resumida pelos movimentos de uma personagem, a advogada Janaína Pascoal. Cumprindo uma trajetória didática, que apenas surpreende os mais ingênuos, a principal formuladora do pedido de impeachment de Dilma Rousseff, acaba de gravar um vídeo no qual declara apoio a Jair Bolsonaro, candidato presidencial que é a versão brasileira do fascismo e lidera todas as pesquisas de opinião quando Lula é excluído dos levantamentos.

Querem envenenar você

Arte: André Vallias
Por Jandira Feghali, no Blog do Renato:

A aprovação na Comissão Especial da Câmara Federal do Projeto de Lei 6299/2002, que flexibiliza a Lei dos Agrotóxicos, é um crime patrocinado por parte da base do Governo Temer. Como médica e militante do PCdoB, que tem como marca a defesa de um projeto nacional, mas com desenvolvimento sustentável, é inadmissível aceitar sua aprovação.

Aqueles que defendem a mudança na Lei dos Agrotóxicos põem a saúde do povo submetida aos interesses por lucro de poucos, no geral, grandes latifundiários e grandes empresas estrangeiras de produção agroquímica.

Lula denuncia manobras do Judiciário

Do site de Dilma Rousseff:

Carta em defesa da democracia

Meus amigos e minhas amigas,

Chegou a hora de todos os democratas comprometidos com a defesa do Estado Democrático de Direito repudiarem as manobras de que estou sendo vítima, de modo que prevaleça a Constituição e não os artifícios daqueles que a desrespeitam por medo das notícias da Televisão.

A única coisa que quero é que a Força Tarefa da Lava Jato, integrada pela Polícia Federal, pelo Ministério Público, pelo Moro e pelo TRF-4, mostrem à sociedade uma única prova material de que cometi algum crime. Não basta palavra de delator nem convicção de power point. Se houvesse imparcialidade e seriedade no meu julgamento, o processo não precisaria ter milhares de páginas, pois era só mostrar um documento que provasse que sou o proprietário do tal imóvel no Guarujá.

Moro e sua “justiça eleitoral”

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Da “jurisdição suprema” que tem Sérgio Moro, hoje, não falta, é claro, o seu papel de “juiz supremo” das eleições.

E a nota da coluna de Monica Bergamo, na Folha, dizendo que Moro sentenciará o ex-presidente Lula dias antes das eleições de outubro, mostra que o julgamento é, essencialmente, voltado para produzir efeitos eleitorais no campo da propaganda.

Simples assim.

O roteiro será o mesmo do “triplex do Guarujá”.

Mais uma derrota de Sergio Moro

Do blog Nocaute:

No puxão de orelha que aplicou em Moro, o ministro Toffoli recorreu a advertência do falecido jurista José Frederico Marques: “O Supremo Tribunal Federal, sob pena de se comprometerem as elevadas funções que a Constituição lhe conferiu, não pode ter seus julgados desobedecidos (por meios diretos ou oblíquos), ou vulnerada sua competência.”

Em poucas semanas, Moro sofre a quarta derrota no STF. No dia 24 de abril, a 2º turma do STF tirou das mãos de Moro a delação da Odebrecht contra Lula, foi a primeira derrota importante do juiz de primeira instância no Supremo Tribunal Federal.

Aproxima-se a hora da verdade na Venezuela

Por Luis Beatón, no blog Resistência:

Segundo diversas análises, é hora de o Executivo responder ao mandato dado pelos venezuelanos ao presidente Nicolás Maduro nas eleições de 20 de maio. O povo pede ação contra os que alguns chamam de banquete dos especuladores (“bachaqueros” em linguagem local) e as máfias que engordam seus bolsos com as necessidades da população.

Depois de meses de uma guerra econômica imposta a partir do exterior por grupos de poder estadunidenses, agora com o presidente Donald Trump na Casa Branca, e a cumplicidade da direita local, ao que parece chegou o momento da ação esperada pela população.

As entranhas das pesquisas eleitorais

Por Rafael Moro Martins, no site The Intercept-Brasil:

Um debate entre figuras-chave de três dos principais institutos do Brasil expôs algumas das entranhas do universo das pesquisas eleitorais. Mauro Paulino, desde o final dos anos 1990 diretor do Datafolha, Márcia Cavallari, do Ibope, e Fernando Rodrigues, do Data Poder360, trocaram farpas – embaladas em generosas doses de ironia – para defender os próprios métodos de trabalho. Na plateia, jornalistas que foram a São Paulo participar do 13º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji. Inclusive do Intercept Brasil.

Herança de Temer é um desastre nacional

Por Marcio Pochmann, na Rede Brasil Atual:

Após dois anos de governo, Temer já antecipa a herança que ficará para a próxima administração federal a ser iniciada em janeiro de 2019: o empobrecimento do setor produtivo nacional. A situação não se encontra ainda mais grave devido à política econômica anteriormente conduzida pelos governos liderados pelo PT, como uma espécie de “colchão de proteção” protagonizado pelas reservas externas em mais de 370 bilhões de dólares.

Os tempos dramáticos com Trump

Por Leonardo Boff, em seu blog:

A humanidade está sob várias ameaças: a nuclear, a escassez de água potável em vastas regiões do mundo, o aquecimento global crescente, as consequências dramáticas da Sobrecarga dos bens e serviços naturais, indispensáveis à vida (the Earth Schoot Day).

A estas ameaças se acrescenta uma outra não menos perigosa, aventada já por vários analistas mundiais como os prêmios Nobéis Paul Krugman e Joseph Stiglizt. Recentemente um economista ítalo-argentino, Roberto Savio, co-fundador e director geral da Inter Press Service (IPS), agora emérito, escreveu um artigo que nos deve fazer pensar sob o título:”Trump veio para ficar e mudar o mundo” (ALAI-America Latina en Movimiento de 20 junio de 2018).

México reacende a chama da esperança

Editorial do site Vermelho:

A chama da esperança, da democracia e da soberania nacional voltou, neste domingo (1º) a brilhar no México.

Como se previa ao longo das últimas semanas, a eleição foi vencida pelo progressista Andrés Manuel López Obrador (também conhecido pelo acrônimo AMLO), encabeçando a aliança “Juntos Faremos História”, uma ampla frente contra o neoliberalismo, liderada pelo Morena (Movimento de Regeneração Nacional), aliado ao Partido Encontro Social (PES) – legenda evangélica de extrema-direita – e ao Partido do Trabalho (PT), reconhecida por ser uma organização maoísta. Frente ampla que, numa verdadeira lição de tática para derrotar a direita, une praticamente todas as chamadas “forças vivas” da democracia mexicana.

Fake news e o risco de censura na internet

Enviado por Sérgio Amadeu

A Associação Brasileira de Pesquisadores de Cibercultura (ABCiber), entidade científica e cultural fundada em 2003 e com domicílio na cidade de São Paulo, manifesta a sua preocupação com os rumos do chamado combate às fake news em nosso país.

Ao se instituir uma instância que se comporte como detentora absoluta da verdade, corremos o risco de implantar um autoritarismo fantasiado que esconde a escolha de discursos aceitos por grupos poderosos e instâncias que buscam suprimir a crítica e o protesto, recursos legítimos e garantidos pela Constituição Federal. Por isso, consideramos fundamental denunciar o mito da “objetividade” algorítmica.