domingo, 6 de outubro de 2013

FHC e a ética do príncipe da privataria

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Altamiro Borges

O ex-presidente FHC deve ter ficado meio desnorteado com a aliança pragmática entre Eduardo Campos e Marina Silva, que pode afundar de vez a cambaleante candidatura de Aécio Neves e debilitar ainda mais o seu decadente PSDB. Num dos seus artigos mais rancorosos, publicado neste domingo (6) no Estadão e intitulado “A responsabilidade do STF”, ele destila veneno e pede a imediata prisão dos chamados “mensaleiros do PT”. O “Príncipe da Privataria”, segundo o bombástico livro recém-lançado do jornalista Palmério Dória, posa de ético e carrasco. Patético!

Andrea Matarazzo sumiu da mídia

Por Altamiro Borges

A revista IstoÉ desta semana revela que o grão-tucano Andrea Matarazzo, ministro do ex-presidente FHC e secretário estadual nas gestões de Mario Covas e José Serra, foi peça-chave no esquema de corrupção envolvendo poderosas multinacionais, como a Alstom e a Siemens, e vários governos do PSDB em São Paulo. Apesar da farta documentação, o grosso da mídia continua evitando tratar do explosivo assunto. O propinoduto tucano sumiu das manchetes dos jornalões, não é sequer citado na revista Veja e não causa comentários histéricos nas emissoras de televisão.

842 milhões de pessoas passam fome

Por Altamiro Borges

Um em cada oito habitantes do mundo sofreu de fome crônica entre 2011 e 2013, com dificuldades de acesso a alimentos suficientes para levar uma vida digna e saudável. Em todo o planeta, 842 milhões de pessoas passaram fome neste período. Estes dados deprimentes fazem parte do relatório anual "O Estado da Insegurança Alimentícia no Mundo (SOFI)", publicado na semana passada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Programa Mundial de Alimentos (PMA). Eles evidenciam que o capitalismo - sistema econômico hegemônico na atualidade - não serve à humanidade.

Nem Dilma salva governadora do DEM

Por Altamiro Borges

Na semana passada, durante uma solenidade em Ceará-Mirim, na região metropolitana de Natal (RN), a única governadora no país do DEM, Rosalba Ciarlini, foi ruidosamente vaiada. A presidenta Dilma Rousseff, que inaugurou três unidades do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte, até tentou contornar a situação e pediu calma aos presentes. Não adiantou e até sobrou um pequeno apupo para ela também - que foi bastante aplaudida. Segundo registro da Folha, a demo foi "vaiada do início ao fim de seu discurso de sete minutos no evento... Rosalba interrompeu seu discurso diante do barulho das vaias. Estudantes apontavam o polegar para baixo e gritaram 'fora' ao fim da fala da governadora".

Aécio mente na TV e é desmascarado

Devassa e a propaganda abusiva

Por Altamiro Borges

O Ministério da Justiça abriu nesta semana processo administrativo contra uma campanha publicitária da cerveja Devassa, considerada abusiva pelo Procon Espírito Santo. A empresa poderá ser multada em até R$ 6 milhões. A abjeta propaganda lança a cerveja "Tropical Dark" e mostra uma mulher negra, num vestido vermelho decotado, e a mensagem: "É pelo corpo que se reconhece a verdadeira negra".

Marina quer derrotar o “chavismo”

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por José Carlos Ruy, no sítio Vermelho:

As reações e mobilizações que se seguiram à decisão do TSE, nesta quinta-feira (3), que não aceitou dar um "jeitinho" para legalizar da Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, dão uma ideia das dificuldades que os conservadores encontrarão pela frente na eleição de 2014.

O caos no troca-troca partidário

Por Hylda Cavalcanti, na Rede Brasil Atual:

Encerrado o prazo para que possam ser feitas mudanças de legenda necessárias por parlamentares diversos em todo o país para as eleições de 2014, o quadro político ainda é confuso, mostra filiações surpreendentes e acertos inusitados. As articulações ficaram ainda mais quentes com o debate sobre para onde iriam migrar os que integrariam a Rede de Sustentabilidade – e que desde a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de proibir o partido da ex-senadora Marina Silva, no último dia 3, de ser formalizado, fizeram intensas reuniões antes de decidir se instalar no interior do PSB.

As festas dos ricaços paulistas nos EUA

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Uma amiga postou este artigo publicado no New York Times que trata dos paulistanos que vão para Nova Iorque produzir suas caras festas: São Paulo Parties on the Hudson.

Viajar é legal. Balada é legal. Mas bom senso também seria legal.

De acordo com um dos entrevistados: “Pessoas gostam de ir a festas em Nova Iorque porque podem colocar suas jóias e vestir suas bolsas legais e não se preocupar”.

As causas da mobilização indígena

Por Marcelo Degrazia, no sítio Outras Palavras:

A Mobilização Nacional Indígena, deflagrada ao longo desta semana, é uma luta pela defesa dos direitos indígenas adquiridos e para barrar uma avalanche devastadora, lideradas pela Frente Parlamentar do Agronegócio. A luta é pela terra, sua posse e uso. A convocação foi da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e envolve organizações indígenas e indigenistas de diversas partes do país, agora articuladas e em luta.

Marina Silva cai na rede do PSB

Ilustração: Renato Aroeira
Por Antonio Lassance, no sítio Carta Maior:

De sustentabilidade em sustentabilidade, Marina Silva se filia a seu terceiro partido. Após as eleições de 2014, ela fará nova troca, ingressando em sua Rede. Será uma média de quase um novo partido a cada um ano e meio.

A dobradinha com Eduardo Campos, que em ataque de sinceridade, Marina chamou de "coligação pragmática", surpreendeu apoiadores do PSB e, mais ainda, da Rede. Muitos consideram o PSB um "mal necessário". Outros acham que Marina cometeu um erro estratégico, que vai chamuscar sua imagem pública, torná-la refém de Eduardo Campos, ligá-la a aliados indigestos do PSB, como os Bornhausen, em Santa Catarina, e, assim, afastar marineiros cujo estômago não está preparado para engolir tantos sapos. A Rede que queria Marina como candidata a presidente a aceita menos como vice de Campos, tido como um político menor, perto de sua líder.

Amarildo e a cultura da violência

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

O caso do desaparecimento do pedreiro Amarildo Dias de Souza, que nunca mais foi visto após ser detido por policiais militares, no dia 14 de julho, está para ser desvendado. Segundo os jornais dea sexta-feira (4/10), ele foi torturado até a morte por agentes responsáveis pela Unidade de Polícia Pacificadora da favela da Rocinha, no Rio, onde morava. O delegado que investiga o caso não chegou a uma conclusão sobre o destino dado aos seus restos mortais, mas vai indiciar dez policiais militares que se encontravam em serviço na UPP naquele dia, inclusive o comandante.