quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Todos contra Arthur Virgílio

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Piero Locatelli, na revista CartaCapital:

Derrotado nas eleições para o Senado em 2010, o antigo líder do PSDB, Arthur Virgílio, tenta voltar à vida política e ocupar a prefeitura de Manaus. À primeira vista, sua situação parece confortável: o tucano lidera as pesquisas. No único levantamento realizado pelo Ibope até o momento, divulgado em 16 de agosto, o ex-senador tem 29% contra 19% da senadora Vanessa Grazziotin, candidata do PCdoB. Pesquisa do Instituto Action, encomendada pelo jornal A Crítica e divulgada no último domingo 2 de setembro, mostra Virgílio com 29% e Grazziotin com 22%. A questão é saber se o tucano manterá a distância até a votação do primeiro turno, em 7 de outubro.

Marta Suplicy: de vítima a "oportunista"

Foto: José Cruz/ABr
Por Altamiro Borges

O Globo: “Dilma dá Cultura a Marta para ajudar PT em SP”. Folha: “Marta ganha ministério após dar apoio a Haddad”. Estadão: “Dilma dá ministério a Marta e abre caminho para PR apoiar Haddad”. Estas foram as manchetes garrafais de hoje dos três principais jornalões do país. A mídia insiste na cobertura partidarizada. Da mesma forma como agiu com o ministro Joaquim Barbosa, que já foi tachado de “marionete” e agora é exibido como “herói” no julgamento do chamado mensalão, a velha imprensa não perdoa Marta Suplicy.

PSDB: mortes e arrastões em SP

Por Altamiro Borges

Nos bairros “nobres”, arrastões e policiamento reforçado. Nas periferias carentes, mortes, clima de medo e abusos policiais. Este é o cenário que domina a cidade e o estado de São Paulo na atualidade. A milionária propaganda tucana sobre os avanços na segurança pública, que insinuava um paraíso na terra, foi para o ralo. Há 18 anos no governo do estado e há oito na prefeitura da capital paulista, o PSDB e os seus satélites colhem os frutos da falta de investimento e da ausência de planejamento no combate à violência.

Haddad no melhor momento

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Paulo Moreira Leite, na coluna Vamos combinar:

Já tem analista político pedindo socorro a neurologia para tentar explicar a eleição em São Paulo. Outros, em breve, vão jogar búzios. Prova de que a política brasileira resiste aos amadores. Por que?

Porque boa parte de nossos analistas teima em fazer um exercício primário da política: confundir o desejo com a realidade. São quarentões e cinquentões que não aprenderam nada. Ou muito pouco.

Venezuela e o desafio das esquerdas

http://aporrea.org/
Editorial do sítio Vermelho:

Com um comício massivo, que reuniu uma multidão de dezenas de milhares de pessoas na cidade de Charavelle, no estado de Miranda, a campanha eleitoral venezuelana entrou neste domingo (9) na reta final.

Em menos de um mês, precisamente no dia 7 de outubro, o povo venezuelano elegerá o presidente da República. Com cerca de 70% de aprovação ao seu governo e 18 pontos de vantagem sobre o principal opositor, Henrique Capriles Radonski, o líder bolivariano é o grande favorito para vencer mais um embate eleitoral e seguir à frente da revolução democrática, popular e anti-imperialista que comanda há mais de 13 anos.

Quem vai pegar o Russomanno?

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Fernando Haddad ou José Serra: Quem vai para o segundo turno contra Celso Russomanno?

Qual dos dois vai ser o primeiro a atirar contra o candidato do PRB, que lidera todas as pesquisas com larga vantagem sobre os concorrentes do PSDB e do PT?

Se fizesse estas perguntas no início da campanha eleitoral em São Paulo, iriam dizer que eu estava delirando.

O "mensalão" e a cobertura da mídia


O julgamento do mensalão e a cobertura da mídia serão temas de debate nesta quinta-feira, 13 de setembro, em São Paulo. O evento, que iniciará às 19 horas no Centro de Estudos Barão de Itararé, contará com a presença do jornalista e escritor Fernando Morais e de Raimundo Rodrigues Pereira, editor da revista Retrato do Brasil.

Concentrar na disputa com Serra

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por José Dirceu, em seu blog:

Está mais do que evidente que nesta fase da campanha eleitoral, nosso objetivo deve ser nos concentrarmos ao máximo, sem qualquer dispersão, para a ida do nosso candidato Fernando Haddad (PT-PCdoB-PSB-PP) para o 2º turno. Nossa disputa agora, não pairam dúvidas, é com o candidato tucano a prefeito José Serra (PSDB-DEM-PSD-PV), e não com o do PRB, ex-deputado Celso Russomano.

Um acerto de Dilma e o “Custo Brasil”

Por Renato Rabelo, em seu blog:

Novamente o governo acerta e demonstra coerência com seu discurso de ampla resistência, a partir da pujança de nosso mercado interno, à crise financeira internacional. É neste sentido que deve-se enquadrar a rotina de queda da taxa de juros, dos pacotes indutores de consumo e a atual – e significativa – redução das tarifas de energia elétrica.

Instituto Millenium e mídia golpista

Por Emiliano José, no blog Viomundo:

Cedo à tentação, e me comprazo em fazê-lo, de lembrar Gramsci, que, nos seus Cadernos do Cárcere, falou, não poucas vezes, e com muita propriedade, do papel dos intelectuais, dando-lhes um estatuto político até então imprecisamente avaliado. Evidente que não pretendo tratar especificamente disso, mas resvalar o tema para voltar ao tema da velha mídia no Brasil. Gramsci indicava, lá nos anos 30 do século passado, como os grandes intelectuais individuais, ou grupo de intelectuais agrupados em revistas, jornais e demais meios de comunicação, exercem frequentemente a função de partidos políticos.

Micarla é pior do que Kassab

Por Altamiro Borges

Pesquisa do Ibope revela que a prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), é um fenômeno nacional. Ela superou Gilberto Kassab no quesito ruindade. Apenas 1% dos entrevistados respondeu que a sua gestão foi “ótima” ou “boa”. Para 92% dos ouvidos, ela é “ruim” ou “péssima”. Já o prefeito de São Paulo é avaliado negativamente por 47% dos paulistanos. A diferença é que a "verde" Micarla bateu em retirada e anunciou a sua desistência da vida política. Já o ex-demo é o principal cabo-eleitoral do tucano José Serra, que afunda nas pesquisas.

A tentativa de sufocar a blogosfera

Do sítio do Centro de Estudos Barão de Itararé:

No mais recente atentado contra a liberdade de expressão no Brasil, o prefeito de Curitiba (PR) e candidato à reeleição Luciano Ducci processou o blogueiro Tarso Cabral Violin, apenas porque discordou de duas enquetes publicadas na página mantida pelo blogueiro. A Justiça Eleitoral, num gesto inexplicável, deu ganho de causa ao prefeito-censor e estipulou uma multa de R$ 106 mil, o que inviabiliza a continuidade do blog. No mesmo Paraná, o governador Beto Richa também persegue de forma implacável o blogueiro Esmael Morais, que já foi processado várias vezes e coleciona multas impagáveis.

Serra volta a subir... na rejeição!

Por Altamiro Borges

A nova pesquisa Datafolha, publicada hoje, não apresenta mudanças abruptas na disputa para a prefeitura de São Paulo. O "azarão" Celso Russomanno (PRB) continua na liderança, mas caiu três pontos. Já tucano José Serra recuou mais um pontinho, o que reforça o risco de que poderá ficar de fora do segundo turno. E o petista Fernando Haddad subiu um  ponto, num crescimento sustentável, mas tímido. Tudo se deu dentro da chamada margem de erro. O dado mais significativo, porém, foi o novo aumento da rejeição de Serra.

Dilma critica "apagão" de FHC

Por Virgínia Toledo, na Rede Brasil Atual:

A presidenta Dilma Rousseff afirmou ontem (11), ao oficializar a adoção de medidas que vão reduzir os preços da energia entre 16% e 28%, que a decisão política aumenta a competitividade do país e estimula os investimentos. Ela aproveitou a ocasião para enfatizar que o planejamento do setor energético iniciado no governo Lula marcou uma mudança de rumo em relação ao governo de Fernando Henrique Cardoso, quando os brasileiros "amargaram" um período de racionamento.

Heloísa Helena confirma saída do Psol

Do jornal Correio do Brasil:

Ex-senadora e vereadora de Maceió, Heloísa Helena, confirmou em entrevista, nesta terça-feira, que realmente pretende deixar o Partido Socialismo e Liberdade (Psol), tão logo a amiga, Marina Silva, conclua os trâmites para fundação de uma outra legenda, também de tendência socialista, mas divergente do qual ela é fundadora e uma das principais lideranças. Heloísa assinalou suas divergências com o comando da sigla.