quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Damares da Goiabeira é criticada pela ONU

Por Altamiro Borges

A ministra Damares Alves, que jura ter visto Jesus Cristo em uma goiabeira, deu uma reduzida no seu besteirol quase diário. Talvez seguindo as ordens do “capetão”, ela preferiu sumir dos holofotes. Mas isto não significa que a “pastora" fundamentalista, que comanda o exótico Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, conteve sua postura autoritária e diminuiu suas medidas destrutivas e regressivas – anticivilizatórias.

Abril venderá Exame e prédio. E a Veja?

Por Altamiro Borges

Na semana passada, uma assembleia de credores aprovou o plano de recuperação judicial do Grupo Abril – que edita, entre outras revistas, a Veja. Homologado pela Justiça, o que deve ocorrer nos próximos dias, ele dará início a mais uma alienação de bens do ex-império midiático. Estão previstos leilões para a venda de três ativos: a revista Exame, especializada em economia e negócios; o histórico prédio da Marginal do Tietê, na capital paulista; e imóveis na região turística de Campos do Jordão, no interior de São Paulo.

"Roda Viva" com Glenn foi um vexame

As manobras dos EUA na Amazônia

Bolsonaro e a destruição do Brasil

Por Paulo Kliass, no site Vermelho:

As pesquisas de opinião demonstrando as quedas sucessivas na popularidade do Presidente da República guardam relação íntima com as opções que a equipe governamental tem feito desde a posse, há pouco mais de 8 meses. É óbvio que o estilo destrambelhado do ocupante do Palácio do Planalto e sua insistência em manter uma polarização permanente, com base em declarações relativas a temas de interesse exclusivo da extrema direita, contribuem também para esse rápido emagrecimento de sua base de apoio. No entanto a tragédia na dimensão do econômico e do social é uma das principais razões na elevação do descontentamento generalizado.

Sindicalismo à beira do abismo

Por Marcos Verlaine, no site do Diap:

As notícias em torno do futuro do movimento sindical não são boas. A julgar pela situação atual, o quadro não é positivo e sinaliza que não há saídas sem perdas. Mas como a política não é ciência exata, a lógica em curso pode ser alterada, desde que compreendida a tempo e em sua dimensão adequada. Isto é, é preciso ver o que fazer e tomar decisões.

A porta-voz pornográfica da Lava-Jato

Por Marcelo Zero

A entrevista do mundialmente consagrado jornalista Glenn Greenwald a pessoas que se autodenominam jornalistas no Programa Roda Viva foi um dos mais patéticos espetáculos da mídia brasileira.

A turminha desqualificada, com uma honrosa exceção, em vez de questionar sobre as aterradoras revelações da Vaza Jato, não desmentidas por ninguém, dedicou-se, com a empáfia beócia de um procurador “lavajateiro”, a criticar o único jornalista de verdade presente por, pasmem, fazer jornalismo.

Bolsonaro parece bêbado em porta de botequim

O partido político ilegal dos procuradores

Por Jeferson Miola, em seu blog:   

Procuradores e procuradoras da força-tarefa da Lava Jato ultrapassaram absolutamente todas as fronteiras da moralidade, da probidade, da decência e da legalidade.

Eles/elas praticaram crimes, esconderam os crimes deles/as e os do Sérgio Moro, se protegeram como mafiosos se protegem, mentiram e continuam mentindo, perseguiram inimigos ideológicos, corromperam a justiça e se organizaram como partido político.

Apesar disso, continuam atuando como procuradores/as.

CCJ do Senado aprova golpe da Previdência

Do jornal Brasil de Fato:

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (4), por 18 votos a 7, o relatório do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) sobre a reforma da Previdência. Os principais pontos do texto aprovado pela Câmara no início de agosto foram mantidos. Encaminharam voto contrário as bancadas do PT, do PSB, do PDT e da Rede.

Na abertura dos debates, além do texto de Jeireissati, foram apresentados três relatórios alternativos: um pelo senador Fabiano Contarato (Rede-ES), com mais de 80 mudanças no texto; e outros dois pela bancada do PT e pelo senador Weverton (PDT-MA), ambos pedindo a rejeição completa da proposta.

“O povo brasileiro está sendo saqueado”

Por Davi Macedo e Gibran Mendes, no site da CUT:

Guilherme Estrella, geólogo e ex-diretor de Exploração e Produção da Petrobrás entre os anos de 2003 e 2012, é considerado o “Pai do Pré-Sal”, rótulo que rejeita de pronto. Mas essa é a imagem que fica para quem decidiu seguir no que considera um “investimento de risco, mas não sorte” que resultou na maior descoberta de petróleo dos últimos 50 anos em todo o mundo.

Estrella, que veio até Curitiba para visitar o ex-presidente Lula, deu uma longa entrevista sobre o papel da empresa estatal ao assumir o risco dos investimentos para descobrir o Pré-Sal. Também revelou como a Shell abriu mão desta mesma descoberta por falta de conhecimento técnico e medo de investir no Brasil, analisou o papel da imprensa nas notícias relacionadas à descoberta e falou sobre a soberania nacional e o desenvolvimento industrial ligados à questão energética.

Glenn Greenwald e o vexame do "Roda Morta"

Por Altamiro Borges

O vexame da entrevista com Glenn Greenwald no Roda Viva da TV Cultura nesta segunda-feira (2) continua repercutindo. Não é para menos que o programa há muito tempo é chamado ironicamente de “Roda Morta”. E não adianta mudar de direção ou de bancada. O viés direitista e provocador sempre dá o tom. No futuro, o vídeo talvez seja motivo de estudo nas escolas de comunicação como exemplo de como não fazer jornalismo.