quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Julia Zanatta e Gayer mentem sobre o Hamas

Por Altamiro Borges


Na semana passada, dois deputados bolsonaristas dos mais hidrófobos e desqualificados – Gustavo Gayer (PL-GO) e Julia Zanatta (PL-SC) – divulgaram uma lista com supostos apoiadores do grupo Hamas, chamando-os de terroristas. Ela incluía parlamentares, intelectuais, jornalistas e lideranças de movimentos sociais. Além disso, os fascistoides garantiram que tinham encaminhado esses nomes para a embaixada dos EUA no Brasil para que fossem vigiados e barrados no território ianque.

Bolsonaristas votam contra taxar super-ricos

Charge: Nando Motta
Por Altamiro Borges


Após violento jogo de chantagens, finalmente a Câmara Federal aprovou nesta quarta-feira (25) o Projeto de Lei 4173/23, proposto pelo governo Lula, que taxa os chamados “fundos dos super-ricos” e as aplicações em offshores – empresas sediadas em paraísos fiscais. Foram 323 votos favoráveis e 119 contrários. O partido do ex-presidente fujão, o PL, declarou formalmente posição contra a taxação dos ricaços. Dos 98 deputados da legenda, 73 votaram a favor dos abutres financeiros e 13 se abstiveram. O que chamou a atenção é que 12 integrantes romperam com a bancada bolsonarista, com o destaque para o “palhaço” Tiririca.

Ato de Resistência e a mídia progressista

Por Altamiro Borges


Nesta sexta-feira (27), na Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, ocorrerá o lançamento nacional do filme “Ato de Resistência”, dirigido pelo premiado cineasta Silvio Tendler. Em tempos de intenso bombardeio midiático, o documentário apresenta um contraponto à desinformação e à manipulação da informação. Ele mostra a rica história do chamado movimento dos blogueiros progressistas – “Blogprog” –, que surgiu em agosto de 2010.

Priminho de Carluxo é alvo de busca da PF

Pelo cessar-fogo imediato em Gaza

Ilustração de Eman Abu Arra
Do site do Cebrapaz:


O Cebrapaz – Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz se dirige aos movimentos sociais brasileiros, aos amantes da paz, aos movimentos de solidariedade internacional, independentemente das orientações políticas e ideológicas e das confissões religiosas de seus membros, com um veemente chamado pelo fim do bloqueio à Faixa de Gaza e o imediato estabelecimento do cessar-fogo, como solução emergencial para deter os crimes de lesa-humanidade que estão sendo praticados por Israel contra o povo palestino, com o apoio do imperialismo estadunidense.

A criminalização das rádios comunitárias

Ilustração do site Reedit
Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé se une às entidades que lutam pela democratização dos meios de comunicação em solidariedade com a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço Brasil) que foi vítima de tentativa de criminalização pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

"O “alerta” dado ao governo [pela Abert] de que esses veículos de comunicação [rádios comunitárias] estariam sendo usadas pelo tráfico e pelas milícias no Rio de Janeiro é infundado, leviano e tem objetivo criminalizador. Não se joga uma acusação desse nível sem elementos comprobatórios", diz nota publicada pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

Direita se alia ao fascismo na Argentina

Charge: Serko
Por Moisés Mendes, em seu blog:


A velha direita está fazendo na Argentina o mesmo movimento feito no Brasil em 2018, quando tucanos, a elite empresarial e o conservadorismo sem pai nem mãe, com a perda de força do PSDB, jogaram-se nos braços de Bolsonaro.

O ex-presidente Mauricio Macri e Patricia Bullrich, a candidata do Juntos pela Mudança, derrotada no primeiro turno, decidiram apoiar formalmente Javier Milei, o fascista que empacou com 30% do eleitorado desde as prévias de agosto.

Repete-se, como tango, o que aconteceu no Brasil como moda sertaneja. João Doria, Aécio Neves, Eduardo Leite e Romeu Zema, entre outros, transformaram-se em cabos do bolsonarismo, ao lado de grileiros, militares, milicianos, banqueiros, desmatadores da Amazônia e assassinos de indígenas.

Crônica de acontecimentos correntes

Foto: Jaélcio Santana/Força Sindical
Por João Guilherme Vargas Netto


Destaco uma série de acontecimentos correntes no mundo sindical, que têm relevância.

O 14º congresso da CUT foi realizado no Center Norte, em São Paulo, de 19 a 21 de outubro, prestigiado por númerosa delegação internacional, por lideranças políticas, de movimentos sociais, de centrais sindicais coirmãs e teve a participação de 1800 delegados de todo o Brasil.

O congresso elegeu a nova diretoria (com o identitarismo cobrando um alto preço), confirmando o metalúrgico Sérgio Nobre como presidente, Juvandia Moreira (bancária) na vice-presidência e Renato Zulato (químico) na secretaria-geral, tendo sido criadas quatro novas secretarias, aprovado um plano de trabalho e uma marcha a Brasília.