domingo, 3 de agosto de 2014

O titio de Aécio e o trabalho escravo

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

A construção de um aeroporto em Cláudio (MG) não é o único estorvo envolvendo a propriedade rural da família do senador Aécio Neves, candidato à Presidência. Em outubro de 2009, uma inspeção de auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego, com a presença do Ministério Público do Trabalho e da Polícia Federal, encontrou 80 trabalhadores que cortavam cana para uma destilaria da região, sob responsabilidade da família Tolentino (a mesma da avó materna de Aécio), trabalhando em regime análogo ao da escravidão. Destes, 39 estavam na fazenda Santa Izabel, pertencente a mesma família e localizada, hoje, ao lado da área desapropriada para o aeroporto.

O diabo nas finanças do Vaticano

Por Frei Betto, no site Correio da Cidadania:

Não sei se o diabo veste Prada e se habita a livraria do cônego, como atestou Eduardo Frieiro. Sei que gosta do cheiro do dinheiro e, agora, parece perder espaço no banco do Vaticano, oficialmente IOR (Instituto para Obras de Religião).

As vítimas dos EUA

Por Emir Sader, na Rede Brasil Atual:

O que tem em comum o Afeganistão, o Iraque e a Líbia? Todos foram vitimas de brutais intervenções militares, que derrubaram seus governos e agora estão em franco processo de desagregação como países.

Aécio balança, mas não cai!



Por Renato Rovai, em seu blog:

O Estadão publicou o vídeo abaixo com destaque, mas já escondeu no site a pedido da assessoria do candidato tucano. A preocupação do comitê de Aécio é que pessoas mal-intencionadas confundissem o balançar de Aécio pra frente e pra trás e o acusassem de estar bêbado. Os assessores garantem que na ocasião havia uma forte ventania no local. E você pode conferir a veracidade da informação pelo balançar das folhas das árvores que estão atrás do candidato.

Que saudades da Judith Brito!

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Vocês se lembram dela?

Era a dirigente da Associação Nacional dos Jornais que, pouco antes das eleições de 2010, disse que cabia à imprensa fazer “de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada”.

JN repercute "denúncia da Veja"

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

O “novo escândalo” da Veja, sobre suposto vazamento de perguntas - que de qualquer forma seriam públicas - aos que foram ouvidos na CPI da Petrobras me parece uma manobra diversionista para mudar de assunto. Tirar o noticiário de Cláudio e Montezuma e trazer Dilma Rousseff mais uma vez para o domínio absoluto das manchetes.

Denúncia da Veja é ridícula

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Bepe Damasco, em seu blog:

Ora, ora. Todo mundo sabia que a mídia tucana providenciaria um petardo contra o PT e a candidatura à reeleição da presidenta Dilma, com o objetivo de varrer para debaixo do tapete o escabroso caso dos 14 milhões de reais do erário público gastos para construir uma aeroporto nas terras da família de Aécio Neves. Mas, sinceramente, por mais que o Jornal Nacional deste sábado tenha gastado mais de cinco minutos explorando o assunto, o que veio foi um tiro de espingarda de chumbinho. Claro que a mídia partidarizada de tudo fará ao longo desta semana para tentar amplificar a denúncia da Veja, segundo a qual os depoentes da CPI da Petrobras eram informados de antemão por funcionários do Senado e do governo sobre as perguntas a serem feitas pelos senadores durante as sessões. Mas certamente não resistirá à confrontação com os fatos.

Aécio e o Rio: amor não correspondido


Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Ao ver os números do Ibope em alguns estados, me ocorreu o seguinte: parece haver, no Rio, um caso de amor não correspondido.

Me refiro a Aécio.

Segundo o Ibope, no Rio ele tem 15% das intenções de voto contra 35% de Dilma.

Série especial sobre mídia e eleições

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Com a cobertura eleitoral da grande imprensa voltada, em boa parte, às polêmicas pessoais e à imagem dos candidatos, a grande maioria das pautas de comunicação acabam excluídas do debate político e, consequentemente, os candidatos não assumem compromissos que contribuam para uma mídia mais democrática no país.

Por que os EUA perdem

Por Mauro Santayana, em seu blog:

O Brasil e os Estados Unidos, cada um por suas razões, acabam de retirar seu pessoal diplomático de Trípoli, na esteira da desastrada intervenção dos EUA e da OTAN na Líbia, que teve como consequência a entrega de uma das mais desenvolvidas nações do continente africano a uma matilha de quadrilhas radicais islâmicas, após a derrubada e o assassinato de Muamar Kadafi, em 2011.

As eleições e o canhão Lula

Por Mauricio Dias, na revista CartaCapital:

Presidente da câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves é o candidato favorito ao governo do Rio Grande do Norte, estado que a família Alves domina há muitos anos e onde o partido dele, o PMDB, trava nesta eleição um combate por votos com o PT, do qual o ex-presidente Lula é presidente honorário.

Veja tenta esconder 'aecioporto'

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Que a Veja se tornou um fenômeno antes psiquiátrico do que propriamente midiático, disso já sabíamos.

No entanto, ela se supera a cada dia.

Do psiquiátrico ela tem migrado para o escatológico.

A nova estratégia eleitoral da oposição

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Os quatro grandes conglomerados de mídia que monopolizam a comunicação de massa no Brasil chegam à sétima disputa com o PT pela Presidência da República. Organizações Globo, Grupo Folha, Grupo Estado e Editora Abril vêm tomando partido em todas as eleições presidenciais ocorridas desde a redemocratização de fato do país, em 1989, quando, pela primeira vez em quarto de século, os brasileiros puderam escolher seu presidente.

"Manchetômetro" e a mídia partidária

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

A Folha de S. Paulo acaba de descobrir que o racionamento de água que ocorre em São Paulo é racionamento mesmo, e não efeito colateral de obras de manutenção da rede. Essa constatação faz a manchete do jornal na sexta-feira (1/8): “Ação de SP na crise da água equivale a racionamento”.

Movimentos sociais e a luta eleitoral

Editorial do site Vermelho:

A disputa político-eleitoral em curso no País não é um fato isolado das lutas do povo brasileiro, nem terreno exclusivo dos candidatos e partidos. Tem tudo a ver com os movimentos sociais.

Na história recente, os grandes embates dos movimentos populares tiveram como eixo a luta pela democracia, por direitos sociais e em defesa da soberania nacional. Com o fim da ditadura militar e a promulgação da Carta Magna em 1988, os primeiros governos eleitos sob o novo sistema democrático não atuaram no sentido de garantir essas conquistas. No fim dos anos 1980 e em toda a década de 1990, a partir do governo Collor, e principalmente durante os dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso, as reformas neoliberais atacaram os direitos do povo e massacraram os movimentos sociais.

FHC e a arte de se apequenar

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Perguntam-me dos motivos para a implicância com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

São vários.

O principal é que tinha base de apoio no seu partido, conhecimento, descendia de família de militares que participaram de episódios centrais de formação do país; tinha formação e adesão de parcelas importantes da opinião pública para montar um governo socialdemocrata, que conduzisse reformas mas lançasse as bases de políticas sociais legitimadoras. Tinha tudo, até a assessoria luxuosa da verdadeira estadista que era dona Ruth para lançar as bases do combate à miséria.