quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Band é multada por destempero de Datena

Imagem do site 123RF
Por Altamiro Borges


O jornalista Rogério Gentile informa no site UOL que “a Justiça paulista aplicou uma multa de R$ 4,7 milhões à TV Bandeirantes por descumprimento de uma condenação judicial”. O responsável pela punição foi o colérico e destemperado apresentador José Luiz Datena. A Band, que já enfrenta uma grave crise financeira e que no ano passado promoveu várias demissões, ainda terá essa multinha para pagar.

Como relembra o colunista, “em julho de 2009, após não ter conseguido embarcar em um voo da Alitalia na Grécia, o apresentador entrou ao vivo no programa Brasil Urgente e atacou a empresa aérea. Datena, segundo a Justiça, disse que havia sido vítima de discriminação, que a empresa favorecera passageiros italianos, e a comparou a um cartel de lavagem de dinheiro. O apresentador, que afirmou torcer pela falência da empresa, questionou sua idoneidade financeira e fez referências ao nazismo e a Hitler”.

Claro, Tim e Vivo encobriram espionagem da Abin

Imagem da internet
Por Altamiro Borges


Reportagem da Folha desta quarta-feira (31) revelou que “as operadoras de telefonia Claro, Tim e Vivo sabiam que suas redes estavam sendo atacadas pelo software espião FirstMile, contratado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e por outros órgãos públicos, mas não avisaram a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A necessidade de comunicação em casos do tipo consta em regimento do setor e é obrigatória”.

A denúncia é grave e pode até resultar em punições. O jornal procurou as três operadoras, mas elas “não se manifestaram sobre a falta de notificação e as invasões”. Já a Anatel confirmou em nota que as três empresas “não notificaram a agência sobre ataques ou tentativas de invasão por meio do software FirstMile”. Ela ainda confirmou que essa omissão pode gerar alguma medida administrativa e lembrou que no passado disposições de proteção para evitar acessos criminosos e indevidos foram tomadas.