domingo, 10 de março de 2019

Bolsonaro e a fumaça da banana

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Está estranha, muito estranha, esta fixação do presidente da República com a banana do Equador.

Se temos um problema não está na importação, mas na falta de exportações do produto.

O Brasil produz sete milhões de toneladas de banana por ano.

Exportamos pouco menos de 70 mil toneladas, grosso modo, ou menos de 1% da produção nacional, quase nada.

E importamos 177 toneladas, segundo publica hoje a Folha.

Brasil à deriva navega para o desastre

Charge: 
Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

Fim de Carnaval, acabou a fantasia, faz-se silêncio nas ruas, voltamos à medíocre rotina.

Logo passa o barulho provocado pelo vídeo escatológico do capitão, como prevê o general Mourão, que já enterrou o assunto: “Tudo passa”.

O que não passa é a sensação que vivemos num país sem governo e sem oposição, navegando para o desastre anunciado desde a campanha eleitoral.

Nada deveria nos surpreender ao entregar o país nas mãos de um alucinado, que desfilou suas loucuras durante 30 anos pelo Congresso Nacional, depois de ser desligado pelo Exército.

ONG da Lava-Jato e o “Estado paralelo”

Por Thais Reis Oliveira, na revista CartaCapital:

Cinco anos depois de uma operação que desfigurou o tabuleiro político brasileiro deste século, a força-tarefa Lava Jato deu um passo além: decidirá qual o destino de uma fatia bilionária dos recursos desviados da Petrobras que voltaram ao Brasil.

A conta bancária gerida pelo Ministério Público Federal já recebeu um aporte de 2,56 bilhões de reais, pagos graças a acordo que livrou a Petrobras das pendências com a Justiça americana. As autoridades do país autorizaram, em setembro, que 80% do valor da multa fosse revertido ao país.

As 'lives' semanais de Bolsonaro

Por João Filho, no site The Intercept-Brasil:

Está difícil acreditar que Jair Bolsonaro é Jair Bolsonaro. Muitos querem crer que há cálculo estratégico nos absurdos cometidos pelo presidente. Realmente há alguma coisa ou outra ali de Steve Bannon, o ex-conselheiro de Trump, mas o grosso é simplesmente fruto de uma profunda estupidez - dele e daqueles que o cercam.

Entramos no terceiro mês de governo e o que vemos até aqui é um homem perdido no figurino de presidente. Um boçal que não sabe como agir, não sabe o que falar e parece governar sob a tutela dos filhos. Temos que lidar com essa realidade. Nós elegemos um chimpanzé.

Bolsonaro se vinga proibindo Carnaval na TV

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

O Carnaval foi bem ruim para Bolsonaro. Teve xingamentos, fantasias laranjas e “latada” em boneco à sua imagem. Na terça (6) à noite, ele “respondeu” aos ataques com um vídeo pornográfico, generalizando atos obscenos de alguns como prática de todo folião. Não deu certo. O vídeo pornô desmoralizou o presidente. Vingativo, agora tirou o carnaval da TV.

Todos viram como a popularidade de Bolsonaro está fazendo água; o Carnaval de 2019 foi marcado por críticas generalizadas ao desocupado presidente-tuiteiro.



Brasil não aguenta quatro anos de Bolsonaro

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Em curto ou médio prazo, as forças progressistas brasileiras, queiram ou não, serão instadas a se posicionar sobre o afastamento de Bolsonaro. É que a elite do atraso, que pega carona no presidente imbecil para aprovar suas reformas antipopulares e antinacionais, já se deu conta de que Bolsonaro e sua trupe de ministros fundamentalistas e retardados mentais não só cobrem o país de vergonha, como levarão a economia aos caos.

Mídia agora tenta negar o filho feio

Por Eliara Santana, no blog Viomundo:

O editorial do jornal Estado de São Paulo do último dia 8 de março talvez seja o marco de uma linha divisória para o governo eleito em 2018 - acabou o namorico da imprensa com Bolsonaro.

À esquerda e à direita, várias esferas apontaram o tom contundente e certeiro nas críticas ao presidente e suas falas estapafúrdias. A gota d’água parece ter sido o vídeo pornô que Bolsonaro publicou em rede social para criticar o Carnaval no Brasil.

“O presidente deve ter consciência de que não é mais candidato, condição que lhe permitia incorporar o personagem histriônico e falastrão que seus fanáticos seguidores apelidaram de ‘mito’, disse o editorial do Estadão, num tom de muita indignação, escancarando o desconforto que parte da grande imprensa — com exceção de Record, Band e Rede TV - vem mostrando em relação ao “mito”.

A Lava-Jato na Educação já começou

Por Miguel do Rosário, no blog Cafezinho:

Na verdade, a tal “Lava Jato” na educação, anunciada por Bolsonaro, com objetivo muito claro de prejudicar politicamente seu principal oponente, Fernando Haddad, ministro da Educação na era Lula, já começou há tempos.

A operação que matou (via suicídio induzido) o reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancelier, foi a sua estreia. A delegada responsável, Erica Makarena, ganhou um cargo estratégico no ministério da Justiça do governo Bolsonaro: foi nomeada como Diretora de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, o órgão usado pela Lava Jato para estabelecer pontes com o governo dos EUA.