quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Direita racista aposta no caos na Bolívia

Guedes está em baixa no laranjal de Bolsonaro

Chilenos querem renúncia de Piñera

Na guerra do PSL, Bolsonaro é "vagabundo"

Mais um capítulo da crise que divide o PSL

Por Vilma Bokany, no site da Fundação Perseu Abramo:

Apesar do acordo entre a ala bolsonarista e o núcleo ligado à presidência do partido, a semana começou com desentendimentos no PSL. Desde a última semana, foram apresentadas seis listas para definir a liderança do partido na Câmara, duas delas não validadas, e a semana fechou sob liderança do deputado delegado Waldir (PSL-GO).

Na manhã desta segunda-feira (21/10), a ala bivarista teria firmado acordo “de trégua” com a ala bolsonarista para que nenhuma outra lista fosse apresentada para mudar a liderança do partido que previa a manutenção de Waldir até janeiro. Em troca, seria revogada a suspensão dos cinco deputados do grupo ligado a Bolsonaro que atacaram o PSL e correligionários em redes sociais e discursos, conforme foi imposto pelo presidente do partido, na última semana. Bivar chegou a anunciar a suspensão das penalidades dos cinco deputados que tiveram as atividades parlamentares restabelecidas.

A escola sob o dogma do mercado

Por Jorge Barcelos, na jornal Le Monde Diplomatique-Brasil:

Carlos Roberto Jamil Cury afirma que o princípio da gestão democrática é mais do que a eleição de diretores ou diretoras em escolas públicas. A gestão implica que os interlocutores dialoguem, tenham paciência na busca de respostas, que saibam construir uma boa educação com base na justiça. A gestão é democrática quando é encontro de pessoas para a solução de conflitos. “Gestão provém do verbo latino gero, gessi, gestum, gerere e significa levar sobre si, carregar, chamar a si, executar, exercer, gerar. Trata-se de algo que implica o sujeito. Isto pode ser visto em um dos substantivos derivado deste verbo. Trata-se de gestatio, ou seja, gestação, isto é, o ato pelo qual se traz em si e dentro de si algo novo, diferente, um novo ente. Ora, o termo gestão tem sua raiz etimológica em ger que significa fazer brotar, germinar, fazer nascer. Da mesma raiz provêm os termos genitora, genitor, gérmen”, finaliza Cury.

O tsunami chileno

Valparaíso, 21/10/19. Foto: Rodrigo Garrido/Reuters
Por Atilio Boron, no site A terra é redonda:

O regime de Piñera – e insisto no termo “regime” porque um governo que reprime com a brutalidade que todo mundo viu não se pode considerar democrático – se defronta com a mais séria ameaça popular jamais enfrentada por governo algum no Chile desde o derrocamento da Unidade Popular em 11 de setembro de 1973. As ridículas explicações oficiais não convencem nem aos que as divulgam; ouvem-se denúncias sobre o vandalismo dos manifestantes, ou seu desprezo criminoso pela propriedade privada, ou pela paz e tranquilidade, sem falar das oblíquas alusões à letal influência do “castro-madurismo” no desencadeamento dos protestos que culminaram na declaração do “estado de emergência” por parte de La Moneda [sede da presidência chilena], argumento absurdo e falacioso anteriormente manejado pelo corrupto que hoje governa o Equador e assombrosamente desmentido pelos fatos.

Da frente de esquerda à frente ampla

Por Roberto Amaral, em seu blog:

O que se pode chamar de “Frente de esquerda” já existe e funciona, na medida de suas limitações, no Congresso Nacional, reunindo, essencialmente, as bancadas do PT, do PCdoB e do PSOL, em alguns momentos ampliando com siglas de centro-esquerda. É um ponto de partida, até animador, mas que se revela, como força política, ainda muito distante das necessidades de resistência e enfrentamento ao projeto de desconstrução nacional em que se empenha o governo do capitão anunciando danos irreversíveis ao futuro do país, como o perseguido atraso em educação, ciência e tecnologia.

Novo Velho Continente e suas contradições

Charge: Adán Iglesias/Rebelión
Por Celso Japiassu, no site Carta Maior:

Do Brexit às agitações e conflitos na Catalunha; dos ataques terroristas na Alemanha à crise dos refugiados e os riscos do baixo crescimento com ameaça de deflação: estes são apenas alguns dos sinais de um novo fantasma que ronda a Europa. Não se trata, hoje, do fantasma do comunismo, como ironizou Marx no seu Manifesto, assinado conjuntamente com Friedrich Engels em 1848. Porém é mais uma vez o fantasma do medo que anda a rondar praticamente todos os países da União Europeia.

Petróleo nas praias: governo culpa os outros

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

As manchas de óleo nas praias nordestinas são a prova cabal da incompetência de Bolsonaro e sua equipe para administrar o país. Não conseguiram prevenir o desastre, até porque o governo extinguiu os dois comitês do plano de ação de incidentes com óleo; estão sendo incapazes de remediar ou minimizar o problema; e nem sequer descobriram até agora quem são os responsáveis pelo derramamento de óleo no mar. O que o governo está fazendo em relação ao petróleo, na verdade, é seguir ao pé da letra as três regras de ouro de Homer Simpson para “lidar” com problemas que ele mesmo causou.


'Judiciário virou partido', diz Milagro Sala

Por Felipe Bianchi, do ComunicaSul, de Buenos Aires/Argentina, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Primeira presa política de uma lista que já soma sessenta líderes populares perseguidos sob o governo de Mauricio Macri, na Argentina, Milagro Sala alerta que o judiciário não tem sido usado para fins políticos apenas em seu caso. Trata-se de um fenômeno continental, que aposta na toga como principal arma para deter quem “se mete com os poderosos” e se dedica à luta “em defesa do povo”.

De sua casa, em Jujuy, no Norte argentino, onde cumpre prisão domiciliar com o uso de tornozeleira eletrônica, a líder comunitária avalia que a semelhança entre casos como o dela não é mera casualidade. Rafael Correa, no Equador; Cristina Kirchner, na Argentina; Lula, no Brasil; mais dezenas de lideranças e ativistas têm sido vítima de processos judiciais que, insuflados pela pressão dos grandes meios de comunicação, já começam com suas sentenças decididas.

O novo marco regulatório do saneamento

Do site da Associação Brasileira de Municípios (ABM):

A ABM assina, ao lado de outras dez entidades, uma nota conjunta que manifesta apoio ao voto em separado do deputado federal Fernando Monteiro quanto ao novo marco legal do Saneamento Básico.

Segundo o texto do deputado, “um novo Marco Legal do Saneamento é necessário e urgente, mas não podemos concordar com alguns termos do relatório apresentado na Comissão, a começar pela ausência de referência e priorização do saneamento rural, que representa 15% da população brasileira”.