sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Regina Duarte, a matriarca dos bolsominions

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Regina Duarte é a matriarca do antipetismo e, como tal, não decepciona.

Seu apoio a Jair Bolsonaro apenas confirma uma cavalgada que teve como um dos pontos altos o dia em que ela trepou numa árvore num protesto coxa na Paulista.

A militância da atriz nas redes sociais é uma passeio pela indigência mental nacional.

Postou a requentada fake news da “bolsa presidiário” com a chamada: “Tem certeza que o PT sabe governar?”

Bolsonaro em cinco minutos. Assustador!

A ascensão nazifascista no Brasil

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

O Brasil ainda irá agradecer a Lula e a Fernando Haddad por estarem enfrentando um dos perigos mais terríveis a esta Nação. Nos últimos dez dias, houve cerca de 70 ataques bolsonaristas a “suspeitos” de serem “petistas”. Em grande parte dos casos, prevaleceram símbolos nazistas como a suástica, o símbolo com o qual Hitler devastou o mundo.

O advogado e escritor Mike Godwin criou uma teoria que leva seu nome, chamada “Lei de Godwing”. Por essa teoria, comparação com Hitler (ou com os nazistas) é introduzida no momento (o chamado “ponto Godwin”) em que o contendor já esgotou todos os argumentos razoáveis, ou seja, quem se utiliza dela é aquele que, de fato, perdeu a discussão.

O grande pacto nacional contra Bolsonaro

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Peça 1 – tem jogo

A pesquisa Datafolha, com a contagem de 58 a 42 para Bolsonaro em relação a Fernando Haddad, mostra que tem jogo.

Motivo 1 – Em outras eleições, com menos volatilidade, houve viradas. A eleição atual é atípica, com mudanças radicais de posição, criação de ondas de tsunami. Por isso mesmo, não há estratificação de votos. Nem mesmo entre aqueles que, no primeiro turno, garantiam votos consolidados.

Os petistas e os judeus na Alemanha

Por Jeferson Miola, em seu blog:       

No livro A queda da França: o colapso da Terceira República, William Shirer sustenta que a acusação falsa a Dreyfus, judeu e oficial do exército francês injustamente acusado de traição e reconhecido inocente 20 anos depois, “convencera grande parte da população de que os judeus eram responsáveis não só pela chocante corrupção nos altos círculos políticos e financeiros, como também por traírem segredos militares em favor dos odiados alemães, solapando com isso a segurança da nação …”.

Bolsonaro não trará a paz, e sim a guerra

Por Javier Tolcachier, no site Carta Maior:

São dois os principais argumentos pelos quais muitas pessoas votaram na extrema direita no Brasil: o combate ao crime e à corrupção. A legítima indignação de muitos eleitores é simples: as pessoas querem viver em paz e com segurança, não querem mais enganações e abusos, desejam prosperidade para eles e suas famílias. Pois bem: Bolsonaro, os que movem os fios que o controlam e que o apoiam, representam exatamente o contrário.

Bolsonaro foge para esconder seu programa

Editorial do site Vermelho:

Um candidato sem coragem para defender suas ideias e suas propostas. Este é Jair Bolsonaro, que desde o início da campanha eleitoral tem evitado debater com outros candidatos suas plataformas programáticas e política, para conhecimento do eleitorado. Prefere a comodidade do monólogo nas redes sociais e a complacência das entrevistas na mídia. Assim ele fala o que quer, enrola meio mundo e vai levando a candidatura sem que o povo tenha pleno conhecimento do que de fato ela representa. Não sem motivo seus pronunciamentos são pautados pela incoerência, marcados pela negação hoje do que dissera ontem.

Sete dias em grupos pró-Bolsonaro no WhastApp

Por Carol Scorce, na revista CartaCapital:

A campanha de Jair Bolsonaro (PSL), favorito na corrido ao Palácio do Planalto, expressa nos grupos de WhatsApp sua maior potência.

Mesmo com as dificuldades impostas a sua campanha - até aqui Bolsonaro teve pouco tempo de televisão e deixou de fazer corpo-a-corpo na rua depois de ser agredido em Juiz de Fora - o candidato conseguiu consolidar o seu eleitorado com conteúdos fragmentados, capazes de nublar sua faceta homofóbica, machista, racista ao alimentar o antipetismo com argumentos que convém para a identidade de cada eleitor.

Um programa de campanha para Haddad

Por Samuel Pinheiro Guimarães

Temos 15 dias para conquistar os votos dos 70 milhões de eleitores que votaram em outros candidatos, se abstiveram, votaram em branco ou anularam o voto.

Para conquistar tais votos é necessário um programa simples e objetivo que atenda às aspirações e preocupações da enorme maioria do povo.

Os temas que interessam à enorme maioria do povo brasileiro, e que cada individuo entende perfeitamente, são:

As crônicas do antipetismo

Por Tereza Cruvinel, no Jornal do Brasil:

A pesquisa Datafolha de ontem trouxe Jair Bolsonaro com 16 pontos de vantagem sobre o petista: 58% dos votos válidos a 42%.

Para virar o jogo, Haddad teria que crescer quase um ponto por dia, conquistando diariamente cerca de um milhão de eleitores. Tamanho desafio exigirá do PT, para além de alianças, um esforço monumental para desconstruir Bolsonaro e desmentir as crônicas do antipetismo, discurso que articula os demais pretextos para votar no candidato da extrema direita. E isso devia começar hoje, no horário eleitoral, em que cada um terá cinco minutos diários duas vezes por dia.

A esperança vai vencer o ódio

Do site do Fórum-21:

A batalha do segundo turno já começou. Eles fizeram o impossível para evitá-la. Cercearam a campanha dos opositores, violando pela penúltima vez, a Constituição do Brasil, em sua promessa de garantia dos direitos fundamentais e da liberdade de imprensa. Mobilizaram uma máquina de calúnias e difamação de tamanho e sofisticação inéditas para disseminar junto aos mais crédulos e inseguros a imundice produzida pelo cérebro de seus aprendizes de feiticeiro. E tiveram algum resultado, canalizando votos de muitos dos que estão desesperados em busca de um rumo.

Os que fogem e os que lutam

Por Marcelo Zero

No famoso filme Scent of a Woman (Perfume de Mulher), há um magnífico discurso, feito pelo ator Al Pacino.

Seu personagem, um coronel aposentado, tece uma defesa apaixonada de um aluno, seu protegido, que se recusa a dedurar seus colegas, mesmo sabendo que deverá ser expulso, caso não se renda às pressões de um diretor ressentido, como outros fizeram.

Lá pelas tantas, ele diz: Well, gentlemen, when the shit hits the fan, some guys stay and some guys run (algo como “bem, senhores, quando a coisa pega, alguns ficam e lutam e outros correm” ou, mais literalmente, quando a “bos@ bate no ventilador, alguns ficam e resistem, mas outros fogem”).

Frente ampla e o exemplo Hillary Clinton

Por Gilberto Maringoni

Fernando Haddad e dirigentes de sua campanha estão buscando formar uma frente ampla contra o fascismo. É algo que já deveria ter sido feito desde o primeiro turno.

Tudo indica que o PT subestimou a ameaça fascista, vendo Bolsonaro como mais um adversário eleitoral e não como síntese de um sólido e profundo processo político que altera as relações entre as classes sociais e que foi potencializado pela hecatombe econômica, iniciada em 2015.

É preciso ter cuidado, para que uma boa ideia não se converta em seu contrário.