sábado, 14 de fevereiro de 2015

"Blogs sujos": A unidade na diversidade

Por Altamiro Borges

A entrevista concedida pelo ex-presidente Lula a nove blogueiros, em abril de 2014, é mais uma prova de que a blogosfera incomoda – e muito – os barões da mídia. Os seus impérios continuam intactos, graças à postura omissa dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, porém eles já não detêm mais o monopólio da palavra. Outras vozes se levantam, aproveitando-se da brecha tecnológica aberta pela internet, para desafiar o pensamento único autoritário e manipulador da ditadura midiática. Após a coletiva exclusiva, a quase totalidade dos jornais, revistas e emissoras de rádio e televisão tentou desqualificar os entrevistadores, rotulando-os de “jornalistas chapa-branca” e de outros adjetivos.

A força crescente da internet no Brasil

Por Altamiro Borges

A “Pesquisa Brasileira de Mídia”, publicada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em fevereiro de 2014, confirmou a crescente influência da internet no Brasil. Segundo o levantamento, no qual o Ibope entrevistou 18.312 pessoas de 848 municípios de todo o país, a televisão segue sendo o meio preferido dos brasileiros, com 76,4% dos votos, mas a internet (13,1%) já superou a rádio (7,9%), os jornais (1,5%) e as revistas (apenas 0,3) – outras respostas somaram 0,8% de votos [1]. É certo que 97% dos consultados afirmaram assistir TV frequentemente e que 61% disseram ter o costume de ouvir rádio; mas o acesso à internet, com pouco tempo de vida, já virou hábito de 47% dos brasileiros.

Globo esconde FHC. Será investigada?

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

No domingo passado (8), o blogueiro Luis Nassif postou uma grave denúncia sobre a seletividade da Rede Globo na cobertura da Operação Lava-Jato, que apura o escândalo de corrupção na Petrobras:

Ontem, a diretora da Central Globo de Jornalismo, Silvia Faria, enviou um e-mail a todos os chefes de núcleo com o seguinte conteúdo:

“Assunto: Tirar trecho que menciona FHC nos VTs sobre Lava a Jato

Atenção para a orientação

Sergio e Mazza: revisem os vts com atenção! Não vamos deixar ir ao ar nenhum com citação ao Fernando Henrique”.


Skol retira campanha machista. Basta?

Por Altamiro Borges

Após os protestos nas redes sociais, a cervejaria Skol finalmente retirou do ar sua campanha publicitária que fazia apologia ao estupro. Segundo informa o site de entretenimento F5, da UOL, ela foi substituída por outra peça que pede respeito às mulheres no período de Carnaval. “Não deu jogo? Tire o time de campo”, afirma a nova campanha. Os anúncios originais da Skol eram descaradamente machistas: “Topo antes de saber a pergunta”, “esqueci o ‘não’ em casa”, “tô na sua, mesmo sem saber qual é a sua”, afirmavam as peças da campanha de marketing. A reação na internet foi imediata, com fortes críticas à falta de escrúpulos da indústria de cerveja.

Os impactos da 'revolução' da internet


Por Altamiro Borges

Em curto espaço de tempo, a internet tem causado profundas mudanças na sociedade. Ela interfere em todas as atividades humanas – impacta a economia, afetando seu ritmo de crescimento; inova na abordagem dos graves problemas sociais, como na saúde e educação; altera as relações humanas, conectando milhões de pessoas em redes com novos hábitos e linguagens. No campo da comunicação, ela promove uma profunda “revolução”, alterando os seus paradigmas. O modelo de negócios da mídia tradicional entra em crise, com a falência de revistas e jornais e a queda de audiência das emissoras de rádio e televisão; novos atores entram em cena e desafiam o monopólio da palavra.

"Guardem este nome": Eduardo Cunha

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

Pouco conhecido da opinião pública, ainda atuando nos bastidores da Câmara, a figura do deputado federal Eduardo Cunha me chamou a atenção. Era tido como “gênio” por colegas que cobriam o Congresso e começava a galgar postos significativos na Casa. Escrevi algumas notas sobre ele em CartaCapital e, em fevereiro de 2013, quando ganhou a liderança do PMDB, eu o entrevistei para um pequeno perfil também publicado na revista.

Drag queen no Dia do Orgulho Hetero

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

O projeto que cria o Dia do Orgulho Heterossexual, de autoria do presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deve voltar a tramitar. A ser comemorado no terceiro domingo de dezembro, tem como justificativa “resguardar direitos e garantias aos heterossexuais de se manifestarem e terem a prerrogativa de se orgulharem do mesmo e não serem discriminados por isso''.

Dorothy Stang, vítima do latifúndio

Por Frei Betto, no site da Adital:

Eram 7h30 da manhã de 12 de fevereiro de 2005. Irmã Dorothy Stang, religiosa estadunidense naturalizada brasileira, 73, se dirigia à área do Projeto Esperança de Desenvolvimento Sustentável, em Anapu (PA).

No caminho, Rayfran das Neves a abordou. Perguntou se estava armada. Dorothy exibiu a Bíblia: "Eis a minha arma.” E leu trechos em voz alta.

Pressão derrota "pacotaço" de Beto Richa

Por Mariana Serafini, no site da UJS:

O governo do Paraná comunicou nesta quinta-feira (12) que vai retirar o pacote de austeridade de votação da Assembleia Legislativa. Apelidado de “pacotaço”, o objetivo da proposta encaminhada pelo governador Beto Richa (PSDB) era reduzir direitos dos servidores públicos para “resolver problemas financeiros” da administração.

O coletivo de luta pela água em SP

Manifesto de criação do Coletivo de Luta pela Água:

A Água é um Direito Humano, não uma mercadoria!

São Paulo vive uma crise de abastecimento de água sem precedentes. É um momento difícil para todos. Há anos o Governo do Estado vem sendo alertado do risco de um colapso devido de infraestrutura insuficiente para atender a população das Regiões Metropolitanas de São Paulo (RMSP) e de Campinas.