quinta-feira, 23 de maio de 2013

A greve no metrô, trens e Sabesp

Foto: http://www.metroviarios.org.br
Por Altamiro Borges

O governador tucano Geraldo Alckmin deverá ter muita dor de cabeça na próxima semana. O arrocho dos salários, a precarização do trabalho e a intransigência nas negociações poderão causar greves em poderosas categorias paulistas. Os trabalhadores da Sabesp, do Metrô e dos trens metropolitanos, que promovem campanha salarial unificada, decidiram paralisar as suas atividades a partir de terça-feira, dia 28. É grande o clima de revolta entre os funcionários destas empresas estatais. Além da luta por melhores salários e condições de trabalho, as categorias criticam o brutal sucateamento dos serviços públicos e exigem a melhora da qualidade no atendimento à população de São Paulo.

Aécio será enxotado de Minas?

http://www.ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

O jornal mineiro "Hoje em Dia" publicou nesta quinta-feira (23) uma pesquisa que deve causar uma baita ressaca em Aécio Neves, o cambaleante presidenciável tucano. A sondagem realizada pelo Instituto MDA aponta uma folgada vantagem do ministro Fernando Pimentel (PT) na disputa para o governo de Minas Gerais. Ele lidera com mais de 30% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o senador Clésio Andrade (PMDB). Os postulantes apoiados pelo governador Antonio Anastasia e por Aécio Neves, ambos do PSDB, têm desempenhos medíocres na pesquisa.

Bolsa Família e mortalidade tucana

Por Altamiro Borges

A Polícia Federal ainda não sabe de onde partiram os boatos criminosos sobre a suspensão do Bolsa Família, que geraram tantos transtornos em vários estados. Mas todo mundo sabe porque os tucanos não gostam desta política de transferência de renda que ajuda o brasileiro a minorar seu sofrimento. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, divulgou nesta quinta-feira (23) mais um dado sobre os êxitos do programa. Segunda ela, o Bolsa Família ajudou a reduzir em 17% a mortalidade de crianças menores de cinco anos, entre 2004 e 2009.

Desemprego em queda incomoda a elite

Por Altamiro Borges

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira que o desemprego em abril caiu para 5,8%. É a menor taxa desde 2002. Em abril do ano passado, o índice foi de 6%. O total de desocupados nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo órgão — Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo — foi estimado em 1,4 milhão; já o contingente de pessoas ocupadas nas principais regiões metropolitanas do país atingiu 22,9 milhões. O número de trabalhadores com carteira de trabalho assinada no setor privado ficou estável em relação a março e cresceu 3,1% em relação a abril de 2012. Foram mais 342 mil postos de trabalho com carteira assinada em um ano, chegando a 11,4 milhões de pessoas.

A explosão de revolta na Suécia

AFP Jonathan Nackstrand
Por Altamiro Borges

A crise econômica mundial vitima até países considerados paraísos capitalistas. É o caso da Suécia, uma das vitrines do chamado "estado de bem-estar social". Desde domingo (19), quando a polícia assassinou um imigrante de 70 anos na periferia de Estocolmo, uma onda de protestos agita as ruas da capital. A violência, cometida no bairro de Husby, onde 85% dos moradores são imigrantes ou filhos de estrangeiros, detonou uma explosão de revolta contra o desemprego e a regressão social. Mais de 100 carros já foram incendiados e delegacias de polícia foram incendiadas.

Lula rechaça complexo de vira-lata

Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Por Altamiro Borges

"Quando assumi a Presidência, tinha consciência de que o Brasil precisava conversar com quem tinha maior compromisso histórico ou proximidade com a gente. Isso era essencial para nosso crescimento, para nossa expansão. Acabou o tempo em que a gente fica na expectativa do que os americanos iriam gostar. Acabou o tempo em que a Europa ditava as regras. O Brasil está aprendendo o seu tamanho, a sua importância, a sua capacidade de fazer as coisas", afirmou Lula ontem (22), durante o seminário "As relações do Brasil com a África - A nova fronteira do desenvolvimento global", organizado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e pelo jornal Valor Econômico.

Escola de Defesa para a América do Sul

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Discretamente, como convém, estreita-se a cooperação de defesa sul-americana. Anteontem, em Lima, no Peru, reuniram-se os vice-ministros de 12 países, entre eles o Brasil, no âmbito do Conselho de Defesa da América do Sul, para discutir a cooperação, com ênfase na transparência no processo de aquisição de armamentos, e em monitoramento conjunto da situação continental.

Joaquim Barbosa e seu estilo

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Aos poucos, Joaquim Barbosa autoriza o país a identificar um estilo político.

Sabendo do risco de ser adorado pelos conservadores, que tentam enfeitá-lo com o mito de “menino pobre que mudou o Brasil”, agora reproduzido até pela revista Time (se houve tal “menino pobre” nós sabemos quem ele é, como se chama, de onde veio e o que fez, certo?), Joaquim achou necessário colocar-se como pessoa de esquerda.

O legado de Ruy Mesquita

Por Paulo Nogueira, no blog Diário de Centro de Mundo:

Dilma definiu Ruy Mesquita bem melhor do que Lula definiu Roberto Marinho, e isso é de alguma forma um sinal animador.

Pode sugerir que o governo já não está imobilizado, de joelhos, diante das grandes empresas de mídia, brindadas ao longo dos tempos com espetaculares mamatas por sucessivas administrações.

Médicos cubanos e a mídia burra

www.facebook.com/FalandoVerdadesbr
Por Antônio Mello, em seu blog:

Às vezes a gente leva em consideração uma presumida inteligência e também a formação dos jornalistas da mídia corporativa, e acha que tal matéria evidentemente manipulada só foi produzida porque houve uma orientação da chefia de redação nesse sentido.

Bolsa Família e comunicação de Dilma

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Vai se tornando progressivamente verossímil a hipótese de que o boato sobre o fim do programa Bolsa Família foi produto de orquestração. Como foi dito neste Blog na segunda-feira, a farsa requereu alto nível de organização para conseguir espalhar a mentira com tanta rapidez e por extensão tão grande do território nacional.

A intransigência da mídia com Lula

Por Ariel Goldstein, do jornal argentino Página/12, no sítio Carta Maior:

“Populista do mais baixo nível” que faria “apologia de sua indigência cultural” (O Estado de São Paulo, 22/07/2005), com seu “mal disfarçado desdém pela educação”. Lula, segundo certa imprensa paulistana, seria o populista que teria seduzido, com seu carisma, a massa mais desinformada dos eleitores e se beneficiaria eleitoralmente com suas políticas, para a “sustentação da pobreza”, como é o caso do Bolsa Família, que “não modifica a posição social, mas contribui decisivamente para a votação do presidente”. (O Estado de São Paulo 30-06-2006).

O caso dos médicos estrangeiros

Por Hermann Hoffman, no sítio da Adital:

Não tem volta. Não adianta o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Médica Brasileira (AMB) se desesperarem mais. O Governo Federal determinou: médicos espanhóis, portugueses e cubanos agora podem trabalhar no Brasil, nas áreas que muitos médicos brasileiros não querem ir. É oficial.

Dilma recua e prioriza a inflação

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Após a batalha naval da MP dos Portos, que deixou a base conflagrada e a articulação política do governo em frangalhos, parece que a presidente Dilma Rousseff resolveu mudar radicalmente de estratégia neste ano pré-eleitoral.

Joaquim Barbosa e as mentirinhas

ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Ao esculachar pela enésima vez o Congresso e os partidos, Joaquim Barbosa garantiu sessões de aplauso em saguões de aeroporto, no metrô de Ipanema e nos shows da Marisa Monte, além, é claro, de uma notinha entusiástica no Ancelmo Gois: