quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Globo será punida por crime eleitoral?

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

O Movimento dos Sem Mídia (MSM), liderado pelo blogueiro Eduardo Guimarães, ingressou hoje à tarde com uma representação na Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) contra a TV Globo. O motivo da ação foi a descarada edição do Jornal Nacional de quarta-feira (24), que usou longos 18 minutos para fazer escarcéu com o julgamento do chamado “mensalão do PT”. O MSM argumenta que a emissora cometeu “crime eleitoral” visando interferir nos resultados do pleito de domingo próximo.

Bancos cobram tarifas proibidas

Ilustração: Marcio Baraldi
Por Altamiro Borges

Nos últimos dias, “analistas de mercado” ouvidos pela mídia rentista lamentaram a queda de lucratividade dos bancos privados. O mote da choradeira foi a redução da rentabilidade do Bradesco e do Itaú, segundo os seus balancetes. Alguns “calunistas” da TV Globo, que mais parecem assessores de imprensa dos agiotas financeiros, quase choram! Para eles, esta queda da margem de lucro coloca em perigo o sistema financeiro. De forma marota, eles culpam a redução da taxa básica de juros deflagrada pelo Banco Central.

Kassab antecipa salário. Cadê o TRE?

Por Altamiro Borges

Na coluna Painel da Folha, a jornalista Vera Magalhães publica hoje uma pequena notinha sobre a antecipação dos salários dos 230 mil servidores da prefeitura de São Paulo. Antes de reproduzi-la, não custa perguntar: caso a presidenta Dilma Rousseff adotasse a mesma medida na véspera do segundo turno das eleições em 50 importantes municípios brasileiros a mídia demotucana não faria um baita escândalo? A Folha serrista não daria uma manchete garrafal? Feito o singelo questionamento, reproduzo a notinha:

A ditadura criminalizava a política

Por Paulo Moreira Leite, na coluna Vamos combinar:

Eu estava nos EUA, em 2000, quando George W. Bush tornou-se presidente por decisão da Suprema Corte. Havia ocorrido uma fraude na Flórida, que necessitava recontar seus votos. A Suprema Corte, de folgada maioria republicana, decidiu interromper o processo e deu posse a Bush. Nós sabemos as consequências.

Em 2009, quando Manoel Zelaya foi deposto em Honduras, a Corte Suprema local deu respaldo ao golpe.

Monopólio midiático na América Latina

Por Fernando Arellano Ortíz, no sítio da Adital:

"Não há erro: os meios de comunicação simplesmente são grandes conglomerados empresariais que têm interesses econômicos e políticos. Na América Latina, os monopólios midiáticos têm um poder fenomenal que vêm cumprindo na função de substituir os partidos políticos de direita que caíram em descrédito e que não têm capacidade de chamar a atenção nem a vontade dos setores conservadores da sociedade”. Assim o politólogo e cientista social argentino Atilio Boron caracteriza a denominada canalha midiática.

Levante da juventude contra ACM Neto

A última eleição sob a tutela da Globo

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

A sólida dianteira de Haddad em SP, reafirmada pelo Ibope e o Datafolha desta quinta-feira, deixa ao conservadorismo pouca margem para reverter uma vitória histórica do PT; talvez a derradeira derrota política do seu eterno delfim, José Serra. Ainda assim há riscos. Não são pequenos. Eles advém menos da vontade aparentemente definida do eleitor, do que da disposição midiática para manipulá-la, nas poucas horas que antecedem o pleito de domingo.

Arthur Virgílio fecha o bico tucano

Mano Brown fala do extermínio em SP

Juíza quer censurar blog do Sakamoto

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Estou sendo processado pela juíza Marli Lopes da Costa de Goes Nogueira, da Justiça do Trabalho do Distrito Federal, por conta de um post publicado em meu blog.

O texto tratava de uma decisão da magistrada, atendendo a um pedido de liminar em mandado de segurança movido pela empresa Infinity Agrícola. Sua decisão suspendeu um resgate de trabalhadores que foram considerados em condição análoga à de escravos pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério Público do Trabalho. As vítimas estavam em uma fazenda de cana no município de Naviraí, Estado do Mato Grosso do Sul e, entre eles, trabalhadores das etnias Guarani Kaiowá, Guarani Nhandeva e Terena. Posteriormente, o Tribunal Regional do Trabalho da 10a Região revisou a decisão da juíza, permitindo que as ações relacionadas à fiscalização continuassem.

Cultura e educação com Haddad


Ley de Medios e o pensamento único

Por Mário Augusto Jakobskind, no sítio Direto da Redação:

Dezembro se aproxima e no sétimo dia do mês o grupo argentino Clarin terá de se adaptar aos dispositivos da lei dos meios de comunicação, também conhecida como Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual. Na data vence o prazo fixado pela Corte Suprema para a medida cautelar com a qual o grupo Clarín paralisou a implementação da lei, durante três anos, após sua aprovação no Congresso.

Gilmar Mendes e os Guarani Kaiowá

Por Daniela Novais, do Câmara em Pauta, na revista Fórum:

Desde meados de julho, indígenas da etnia Guarani Kaiowá do Mato Grosso do Sul (MS) no Centro-Oeste brasileiro tentam retomar parte do território sagrado “tekoha”, em Guarani, no Arroio Koral, localizado no município de Paranhos.

A terra está em litígio e, em dezembro de 2009, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto homologando a demarcação da terra, porém a eficácia do decreto foi suspensa logo em seguida pelo então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, em favor das fazendas Polegar, São Judas Tadeu, Porto Domingos e Potreiro-Corá.

Como fica o governo após as eleições

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Em agosto, não por acaso, quando começaram ao mesmo tempo a campanha eleitoral e o julgamento do mensalão, a presidente Dilma Rousseff tinha um objetivo principal: manter o governo o mais distante possível das disputas e sair das eleições com a mesma base aliada com que entrou.