terça-feira, 22 de outubro de 2019

Derrotada, direita aposta no caos na Bolívia

Por Altamiro Borges

Direto de La Paz, o repórter Leonardo Severo postou no site do ComunicaSul – um coletivo de jornalistas que faz coberturas alternativas dos principais acontecimentos na América Latina – uma nota tranquilizadora na noite de segunda-feira (21): “Após garantir maioria na Câmara e no Senado, o presidente da Bolívia, Evo Morales, do Movimento Ao Socialismo (MAS), com 95,63% dos votos apurados, desponta como provável reeleito com 2.757.634 votos (46,85%) contra 2.162.237 (36,74%) do seu principal opositor, Carlos Mesa, do Comunidade Cidadã. A tendência do líder indígena continuar à frente do Estado para o período 2020-2025 era considerada irreversível por estarem chegando as ‘urnas do campo’, amplamente majoritárias pró-Evo”.

Juventude bancária se reúne na Bahia

Do site da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe:

A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe está finalizando os preparativos para o 7º Encontro da Juventude Bancária, que acontece no próximo sábado e domingo, 26 e 27 de outubro, no Águas Claras Beach Resort, na cidade de Saubara, no Recôncavo Baiano.

Voltado para bancários e bancárias de até 35 anos, o Encontro tem o objetivo de aproximar os sindicatos do trabalhador mais jovem, mostrando a importância da atuação do movimento sindical para garantir os direitos da categoria.

Aconteceu em Santiago

Santiago, 20/10/19. Foto: AP
Por Antonio Martins, no site Outras Palavras:

E o Chile – quem diria? – pegou fogo por menos de vinte centavos. No início de outubro, o governo de Sebastián Piñera, composto por neoliberais e direita, autorizou a empresa privada que gere o metrô de Santiago a elevar a tarifa máxima, de 800 para 830 pesos (de R$ 4,63 a R$ 4,80). A Assembleia Coordenadora dos Estudantes Secundários (ACES) sugeriu resistência e evasiones, grandes atos coletivos de pula-catraca. O chamado caiu como fagulha em mato seco e incendiou um país castigado pela desigualdade, redução da vida a mercadoria barata e sensação de que o sistema político é insensível à dor e à falta de horizontes das maiorias.

Crise econômica é o desafio da Argentina

Charge publicada no jornal Página 12
Por Caio Teixeira, de Buenos Aires, no site ComunicaSul:

A Argentina enfrenta mais uma crise econômica de grandes proporções e consequências desastrosas para os trabalhadores. Neste cenário ocorrem as eleições gerais no próximo domingo com a polarização entre o atual presidente de direita, Maurício Macri, e o candidato peronista, Alberto Fernandez, cuja candidatura se poderia qualificar como de centro-esquerda. Para entender os imensos problemas econômicos que esperam o próximo presidente, o ComunicaSul entrevistou em Buenos Aires o economista Julio Gambina, doutor em ciências sociais e professor nas Universidades Nacionais de Rosário e San Luis.


FMI joga gasolina na fogueira mundial

Editorial do site Vermelho:

O presidente do Banco Popular da China, o Banco Central do país, Yi Gang, fez duras críticas ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Segundo a agência de notícias Reuters, ele disse que uma possível escalada nas tensões comerciais e incertezas políticas são os fatores de maior risco à economia mundial, tema que deveria ser tratado como prioridade em âmbito internacional. Yi Gang se disse “profundamente decepcionado” com o fracasso do FMI de realinhar sua estrutura para reconhecer a crescente influência da China e outras economias de rápido crescimento.

Bolsonaro, o imperador do caos

Por Fernando Brito, em seu blog:

Do Japão, Jair Bolsonaro anuncia que Eduardo Bolsonaro “desistiu” de ser embaixador no Estados Unidos para se tornar o seu delfim no Congresso Nacional.

Sim, porque ter o filho como líder na Câmara o torna, objetivamente, embaixador do Planalto no Poder Legislativo, aquele que fala pelo Governo de fato, deixando que a quinquilharia emedebista que formalmente ocupa as lideranças do Governo no Senado, no Congresso e a nulidade do líder na Câmara, o anspeçada Vitor Hugo (que dor ver este nome num sujeito tão medíocre) como donos de gabinetes e minutos no microfone, apenas.

Angela Davis e o movimento social no Brasil

O cristianismo e o comunismo primitivo

Por Augusto C. Buonicore, no site da Fundação Maurício Grabois:

“Hoje sois vós, com as vossas mentiras e ensinamentos, que sois pagãos, e somos nós quem traz aos pobres, aos explorados, as novas da fraternidade e da igualdade. Somos nós quem está a marchar para a conquista do mundo como fez aquele que outrora proclamou que é mais fácil a um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que a um rico entrar no reino do céu”. Rosa de Luxemburgo, revolucionária comunista alemã.

“Se quiserem fazer uma ideia das primeiras comunidades cristãs, observem uma seção local da Associação Internacional de Trabalhadores”. Ernest Renan, historiador alemão do século XIX autor de A vida de Jesus e um dos principais estudiosos do cristianismo.

“E perguntou-lhe (a Jesus) um aristocrata. Bom, mestre, que devo fazer para possuir a vida eterna? (...) Ainda te falta uma coisa. Vende o que tens, dá aos pobres e terás tesouros no céu; então, vem e segue-me. Então, ao ouvi-lo, ficou muito triste porque era muito rico”. Novo Testamento.


O mundo está mergulhado na barbárie

Sindicalismo procura sarna para coçar

Por João Guilherme Vargas Netto

Sou um dos que consideram inoportuna, ingênua ou mal intencionada a apresentação agora de qualquer proposta de modificação constitucional sobre o sindicalismo. Também considero um erro a tentativa de regulamentar o artigo 8º da Constituição por meio de projeto de lei abrangente.

A hora é de resistência e não de mudanças que, se forem feitas, serão contra nós.

Considero correta a posição do novo presidente da CUT, Sergio Nobre, que em entrevista à jornalista Thais Carrança foi mancheteado pelo Valor (utilizando-se das aspas da entrevista) afirmando que “reforma sindical é debate fora de hora”. Esta posição foi confirmada pela nota da CUT, assinada por ele, com o mesmo teor e divulgada nas redes sociais.