quarta-feira, 9 de julho de 2014

PSOL acumula velhos problemas

Por Rodrigo Martins, na revista CartaCapital:

Com apenas dez anos de existência, o PSOL chega à corrida eleitoral deste ano com uma barulhenta militância animada pelas manifestações de rua. O partido acaba de apresentar sua candidata à Presidência da República, a ex-deputada gaúcha Luciana Genro, de 43 anos, eleita por unanimidade na convenção nacional em 22 de junho. A imagem de uma legenda unida não está, contudo, estampada nas fotos do evento.

Eleição na Bolívia e integração regional

Por Nicolas Chernavsky, no blog Cultura e Política:

O atual presidente da Bolívia, Evo Morales, caminha para a reeleição nas eleições gerais do país, em 12 de outubro deste ano. Entre os principais candidatos a presidente, não parece haver ninguém que tenha chances consideráveis de vitória contra Evo, até porque as regras eleitorais do país determinam que se no primeiro turno um candidato tiver mais de 40% dos votos e mais de 10% de vantagem sobre o segundo colocado, estará eleito. Quanto ao parlamento bicameral, tudo indica igualmente uma ampla vitória do partido do atual presidente, o Movimento ao Socialismo (MAS).

Os que tentam faturar com a derrota

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Nem o general Octávio Costa, que escreveu alguns discursos de Emílio Médici, titular do pior período da ditadura militar, seria capaz de produzir as linhas que seguem abaixo.

Centro da agitação eleitoral do PSDB, o Instituto Teotônio Vilela divulgou uma análise sobre a derrota de 7 a 1 com linhas inacreditáveis. Leia alguns trechos.

O nosso futebol exige ampla reforma

Do blog de Zé Dirceu:

A Copa praticamente acabou para o Brasil - nossa seleção ainda tem a partida para assegurar o 3º lugar - e apesar do travo e do amargor da situação, era esporte, era futebol e, agora, é começar as análises, tentá-las de forma desapaixonada (impossível, em se tratando de futebol no país…), com o máximo de contribuição que cada um tenha a dar para a dor e o vexame passarem ou se atenuarem o mais rapidamente possível. E para, também de forma rápida, conseguir se mudar esse quadro desanimador que ficou aí.

Para entender a tragédia no Mineirão

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Até hoje, 64 anos depois, ainda tem gente tentando explicar a tragédia da nossa derrota por 2 a 1 para o Uruguai, jogando em casa, no Maracanã, quando bastava um empate para o Brasil se sagrar campeão mundial pela primeira vez. Reportagens, livros e documentários sem fim foram produzidos desde 1950 e ainda não houve uma resposta capaz de matar o assunto.

Derrocada da seleção exige mudanças

Editorial do site Vermelho:

A seleção brasileira de futebol sofreu na última terça-feira (8) uma contundente derrota perante a Alemanha. Uma inédita goleada pelo incomum placar de sete a um traumatizou não somente os torcedores do esporte mais popular do País, mas também fez sofrer todo o povo brasileiro, que nutria a expectativa de conquistar o hexacampeonato e levantar a taça daquela que ficou conhecida e já entrou para a história como a Copa das copas, disputada nas canchas nacionais depois de 64 anos.

Foi só um jogo (?)

Copa: Viva o Brasil da raça!

foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Ouso dizer que Neymar fez menos falta à Seleção Brasileira que o zagueiro Thiago Silva.

Houve colapso completo na defesa brasileira, até então nosso ponto forte.

O colapso se estendeu por todo o time.

Salvou-se, apesar da falha no primeiro gol, David Luiz.

O restante foi um “Ronaldinho de 98 em grupo”.

A derrota e a disputa do imaginário

Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

A seleção brasileira foi mastigada até a alma pelas mandíbulas alemãs nesta 3ª feira, na disputa das semifinais da Copa do Mundo.

Depois de tomar quatro gols em seis minutos no primeiro tempo, a equipe montada por Felipe Scolari tirou o uniforme e vestiu o manto de um zumbi coletivo.

Copa: Explicando o inexplicável

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

“VERGONHA, VEXAME, HUMILHAÇÃO”. Em letras de cinco centímetros de altura, a primeira página do Globo escancara, na edição de quarta-feira (9/7), a frustração que representa a goleada sofrida pela seleção brasileira no Mineirão.

O Estado de S.Paulo resume: “HUMILHAÇÃO EM CASA”.

E a Folha de S.Paulo busca uma abordagem mais fria: “SELEÇÃO SOFRE A PIOR DERROTA DA HISTÓRIA”.

Todas as manchetes, em letras maiúsculas.

Copa: Os sádicos se regozijam

pigimprensagolpista.blogspot.com.br
Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Dá até medo pensar nas manchetes e nos editoriais de nossos jornalões. Todo o ódio que mantiveram represado nas últimas semanas, por conta da alegria avassaladora dos brasileiros, voltou com força total.

Vergonha! Vexame! Humilhação! Dizem as manchetes.

Há anos não víamos fontes tão garrafais.

O pós-Copa e a aposta nas eleições

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Conversei longamente com um experiente analista político, que vê a campanha a partir da ótica de Lula e Dilma. Dê-se o devido desconto ao fato de ter lado. Mas sua análise é relevante para permitir saber como o lado de Dilma analisa o atual momento político.

A Copa revelou, em sua plenitude, os problemas de comunicação do governo, diz ele.

Plínio de Arruda Sampaio, um guerreiro!

Por Altamiro Borges

Faleceu nesta terça-feira (8), em São Paulo, o guerreiro Plínio de Arruda Sampaio. Aos 83 anos, ele estava internado há quase um mês no hospital Sírio-Libanês para tratamento de um câncer. Sua morte causa profunda tristeza nas forças de esquerda do Brasil. Plínio iniciou a sua militância na Juventude Universitária Católica (JUC) na década de 1950. Foi relator do projeto de reforma agrária do governo progressista de João Goulart. Por sua militância política em defesa dos trabalhadores, ele foi cassado na ditadura militar pelo Ato Institucional número 1 e foi obrigado a se exilar. Nunca abandonou a luta e, retornando ao Brasil em 1976, teve papel de destaque na heroica luta pela redemocratização do país.