quinta-feira, 3 de março de 2016

Torcida do Corinthians rechaça a Globo

Trump coloca os republicanos de joelhos

Por José Antonio Lima, na revista CartaCapital:

O establishment do Partido Republicano, formado por políticos influentes e pelos maiores doadores da sigla, passaram os últimos meses aguardando que a candidatura de Donald Trump se desidratasse e caísse na irrelevância.

A ideia era aguardar os danos que sua personalidade caricata e sua ideologia incoerente, uma mistura de ataques a vacas sagradas republicanas e ideias fascistas, mostrasse aos eleitores o absurdo da escolha pelo empresário.

A Super Terça de 1º de março, na qual Trump conseguiu vitórias acachapantes, deixou claro que os mandachuvas do partido estavam amplamente equivocados.

Crônica de um escândalo paulista

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Vamos a uma pequena crônica da política, vista de São Paulo.

O escândalo da merenda escolar foi um ponto fora da curva do PSDB de São Paulo. Por tal, não se entenda o esquema em si, mas o esquema escapando do controle das autoridades do Estado. Por aqui há uma aliança férrea entre governo do Estado, Ministério Público Estadual e jornais.

Globo noticiará o pedido de investigação?

Por Marcelo Auler, em seu blog:

A pergunta acima está no ar. Eu não vi o Jornal Nacional, mas pelo site G1, no resumo de notícias apresentadas nesta quarta-feira (02/03) isto aqui não foi noticiado aos telespectadores. Pode ser que todos sejamos surpreendidos com o assunto em alguma edição futura dos telejornais da Rede Globo, da GloboNews, das rádios CBN e Globo ou, amanhã. esteja nas páginas dos jornais O Globo e Extra. Há quem duvide, mas o fato existe, mesmo se não sair nos muitos canais de comunicação das Organizações Globo.

Não sobrou nem a 'massa cheirosa' no PSDB

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Olhando as fotos e as descrições das baixarias nas prévias do PSDB para a escolha do candidato à Prefeitura de São Paulo, com socos, pontapés e despejo de eleitores transportados por cabos eleitorais do almofadinha João Dória Jr. não pude deixar de me lembrar da Eliane Cantanhêde, na convenção do PSDB em 2010, chamando de “massa cheirosa” a tucanada que aparecia.

Jornalismo: dois pesos e duas medidas

Editorial do jornal Brasil de Fato:

Os últimos acontecimentos políticos no Brasil deixam muito claro o comportamento do tipo “dois pesos, duas medidas” adotado pela mídia conservadora nacional. A prova concreta é a série de graves denúncias da jornalista Mirian Dutra Schmidt contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

A Veja, por exemplo, semanalmente apresenta denúncias contra Lula, a maior parte sem provas. A revista, em sua última edição, centrou o noticiário em acusações contra o ex-presidente e ignorou as denúncias da ex-correspondente da Rede Globo em Londres e Barcelona.

Marinho: Está tudo em família!

Por Ivan Longo, na revista Fórum:

João Roberto Marinho, vice-presidente do Grupo Globo e terceiro dos quatro filhos de Roberto Marinho, tem desde criança uma paixão: o hipismo. Praticado também pelo pai, o esporte de elite faz até hoje parte da vida do herdeiro de uma das famílias mais ricas do país. Como cavaleiro amador, foi campeão brasileiro por equipes em 2010 e campeão, no ano passado, da Copa Carioca.

Quem também tem paixão pelo hipismo é o empresário Alexandre Chiappetta de Azevedo, ex-marido de Paula Marinho, filha de João Roberto. O ex-genro do vice-presidente do Grupo Globo frequenta os mesmos restritos ambientes de cavaleiros e chegou a ser campeão brasileiro de hipismo na categoria por equipes em 2002.

Inscrições abertas para o #5BlogProg

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Estão abertas as inscrições para o #5BlogProg - 5º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais, que neste ano de 2016 acontecerá na cidade de Belo Horizonte (MG), entre os dias 20 e 22 de maio. O mote da quinta edição é #MenosÓdioMaisDemocracia. A programação detalhada e o local do evento serão divulgados em breve.

Deputados pedem ao MPF: investigue a Globo!

Do site do deputado Paulo Pimenta:

Nesta quarta-feira (2), os deputados Paulo Pimenta (PT-RS) e Wadih Damous (PT-RJ) protocolaram no Ministério Público Federal um pedido para que sejam feitas diversas investigações sobre as conexões entre a Rede Globo, a FIFA, o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e offshores do Panamá que teriam sido utilizadas para cometer crimes contra o sistema financeiro, a ordem tributária e a administração pública. O documento é subscrito por cerca de mais 30 parlamentares.

Ministro da Justiça toma posse sob pressão

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A saída de José Eduardo Cardozo do Ministério da Justiça tem sido apresentada pela oposição e pela mídia grande como uma manobra do Partido dos Trabalhadores para garantir a impunidade de seus dirigentes acusados na Operação Lava Jato.

Trata-se de uma ideia inteiramente fora do lugar. Sua finalidade é construir um ambiente de chantagem preventiva contra o sucessor, Wellington Lima e Silva. O novo ministro sequer havia sido empossado quando se colocava sob suspeita toda e qualquer iniciativa que possa vir a ser cogitada com a finalidade de disciplinar a Polícia Federal, para que ela passe a funcionar dentro de regras indispensáveis ao regime democrático.

Malandros deitam e rolam com a crise

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Em “notinhas”, jogadas aqui e ali na imprensa, tem gente no “mercado” que atribui a queda do dólar ao menor patamar deste início de ano, não a situações concretas, como o superávit de mais de 3 bilhões de dólares alcançado pelo país em fevereiro, mas a declarações de delatores “premiados”, que estariam “facilitando” as chances de impeachment do atual governo.

Convocação urgente à intelectualidade

Por Anivaldo Padilha, no site Carta Maior:

A primeira atividade de 2016 do Fórum 21 tem uma natureza organizativa e emergencial. E não poderia ser diferente.

Estamos convocando um seminário interno para traçarmos as linhas de ação da entidade diante da deterioração acelerada da conjuntura política e econômica do país.

É imperioso alargar o horizonte da esperança na ação para que o país não seja engessado em um novo normal de perplexidade e rendição.

A mediocridade dos adversários de Haddad

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Existe a possibilidade real de aquela que é tida e havida como a cidade mais antipetista do país vir a reeleger justamente um prefeito do PT, Fernando Haddad, quem, nos próximos meses, terminará por se mostrar a melhor alternativa para essa que é, também, a maior e mais rica cidade do país.

Quem quiser entender a razão precisa ler o divertido artigo de um colunista que não chega exatamente a oferecer condições de ser chamado de “petista”, eis que escreve na historicamente antipetista página A2 da Folha de São Paulo, onde colunistas e editorialistas usam o PT como saco de pancada desde bem antes de Lula chegar ao poder até os dias de hoje.

O Rio Doce azedou

Por Frei Betto, no site da Adital:

Há 377 mil nascentes na Bacia do Rio Doce, do tamanho de Portugal. O rio tem 850 km de extensão e dele dependem 3,5 milhões de pessoas. Agora, com o rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana, resta um imenso curso de lama que destrói quase toda forma de vida que encontra pela frente.

As 735 barragens de Minas Gerais são verdadeiras bombas-relógio prestes a detonar a qualquer momento.